José Roberto de Souza Pinto

ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2009                   Índice dos assuntos     


01/04/09

• Msg de José Roberto de Souza Pinto: "Novo PGMU será bom para o consumidor?" + Definições de STFC, SCM e PGMU

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: josersp ; tele171@yahoo.com.br ; Flávia Lefèvre
Sent: Wednesday, April 01, 2009 4:06 PM
Subject: Msg de José Roberto de Souza Pinto: "Novo PGMU será bom para o consumidor?" + Definições de STFC, SCM e PGMU
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Repetimos alguns conceitos para melhor entendimento do assunto proposto mais abaixo pelo nosso José Roberto: "Novo PGMU será bom para o consumidor?":
 
O que é STFC?
A Anatel utiliza a denominação Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) para caracterizar a prestação de serviços de Telefonia Fixa no Brasil.
Considera modalidades do Serviço Telefônico Fixo Comutado o serviço local, o serviço de longa distância nacional e o serviço de longa distância internacional.
(Fonte: Teleco)
 
O que é SCM?
Do Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM):
Art. 3º O Serviço de Comunicação Multimídia é um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, utilizando quaisquer meios, a assinantes dentro de uma área de prestação de serviço.
Parágrafo único. Distinguem-se do Serviço de Comunicação Multimídia, o Serviço Telefônico Fixo Comutado destinado ao uso do público em geral (STFC) e os serviços de comunicação eletrônica de massa, tais como o Serviço de Radiodifusão, o Serviço de TV a Cabo, o Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal (MMDS) e o Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite (DTH).
 
O que é PGMU?
O Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público (PGMU) é o plano que estabelece as metas para a progressiva universalização do STFC.
Para efeito deste Plano, entende-se por universalização o direito de acesso de toda pessoa ou instituição, independentemente de sua localização e condição sócio-econômica, ao STFC. (Fonte:
BrT).
 
Sobre o "velho" PGMU transcrevemos lá no final um "post" de abril do ano passado: BACKHAUL E PGMU (04) - Novo resumo - novas informações
 
Obrigado por mais esta participação, "Zé" Roberto!  :-)
Ao debate!  :-)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
---------------------------------------
 
----- Original Message -----
From: Jose Roberto de Souza Pinto
Sent: Wednesday, April 01, 2009 3:22 PM
Subject: NOVO PGMU SERÁ BOM PARA O CONSUMIDOR?
 
Caro Hélio e Grupos
 
Para ampliar a discussão do tema veja esta proposta de PGMU para Concessão do STFC noticiada a seguir.
 
Uma boa discussão a ser travada que passa por analisar o que é objeto da Concessão de STFC.
 
Banda Larga não é STFC, até porque a licença para prestar este serviço é de SCM.
 
No caso do SMP este problema não existe, pois é uma licença que faz telefonia móvel celular e Dados, Banda Larga e etc.
 
O grande risco para a competição é de que esta transformação da Concessão do STFC em algo mais amplo venha como resultado de compromissos das Concessões que cubram os espaços de demanda de serviços sem pensar em alternativas de competição. Aparentemente muito bom ter serviço de banda larga em todas as localidades, como Concessão, portanto com garantia de continuidade do serviço.
 
Se você consumidor está satisfeito com os serviços preços e atendimento da Concessionária de Telefonia Fixa Local, vai em frente.
 
Se isso é o melhor para o consumidor então esqueçam da competição e voltamos ao monopólio agora privado.
 
O que eu recomendo nesta discussão é clareza nas regras do setor, pois esta falta de uma concepção e esta "engenharia gráfica" de produção de textos regulatórios gera pouco desenvolvimento e ações judiciais.
 
Na medida que surge uma proposta destas de PGMU, fica a crença que a ANATEL não acredita que a competição será a mola mestra de desenvolvimento e atendimento ao consumidor, indicando que a maior penetração do serviço e atendimento à demanda será através das Concessões.
 
Vejam a profundidade desta questão, pois é ela que deve ser discutida, senão fica como muitas outras leis aqui, que são para inglês ver.
 
Jose Roberto de Souza Pinto.
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil