José Roberto de Souza Pinto

ComUnidade WirelessBrasil

Dezembo 2009                   Índice dos assuntos     


02/12/09

• Telebrás, Eletronet e "Plano de Banda Larga" - Comentário de José Roberto de Souza Pinto 

de    josersp@terra.com.br
para   Helio Rosa e ComUnidade
data    2 de dezembro de 2009
assunto    COMENTÁRIO SOBRE O PLANO DE BANDA LARGA   

Caro Hélio e ComUnidade

Quando em novembro de 2005 (4 anos atrás) escrevi um artigo sobre as necessidades de comunicação do homem, publicado na seção debates do site da TELECO, me senti um pouco solitário, pois o interesse era pequeno sobre o tema e até ouvi críticas que era um exagero banda larga, porque a banda estreita (menos de 64 Kbps) atendia.

Passados estes tantos anos, vejo apesar das críticas dos amigos aos Planos de Banda Larga da TELEBRASIL e este mais recente do Ministério das Comunicações, que o tema começa a atingir a sua verdadeira grandeza em termos de importância para o país, diria até um pouco tarde, se compararmos com o resto do mundo.

Independente do caminho que está sendo direcionado nestes estudos/propostas, temos que reconhecer que temos dados e informações para um melhor diagnóstico da situação crítica em que se encontra o país nesta questão da banda larga.

Para passarmos a ser um país desenvolvido, e portanto encontrarmos uma solução para as questões de preço, competição, penetração e capacidade de transporte da banda larga, falta somente seriedade, profissionalismo nas analises e nas propostas e finalmente que os decisores considerem que este tema apesar de ser objeto de política pública, requer fortes componentes técnicos de pessoal com competência para tal.

Reproduzi a seguir o resumo final do artigo de novembro de 2005.

sds
Jose Roberto de Souza Pinto. 

--------------------------

Fonte: Teleco
[28/11/05]   As Necessidades Naturais de Comunicação do Homem e a Convergência Tecnológica - por Jose Roberto de Souza Pinto

(...)
"Em resumo temos um novo desafio que sem dúvida, vai diferenciar os povos, que é a busca de uma viabilidade deste conjunto de soluções de Banda Larga em escala que atendam não só mercado o Empresarial, mais também o Residencial em suas classes, até as menos favorecidas.

Levantada à questão, resta indicar alguns caminhos para a solução. Em primeiro lugar, não podemos subordinar a viabilidade da solução ao crescimento econômico do país e a uma mudança no perfil de distribuição da renda, o que certamente vai acontecer lentamente, mas o Brasil não pode esperar para ser um dia competitivo.

Grandes e Médias Empresas e o mercado residencial classe A e B, em curto prazo estarão totalmente inseridas neste contexto de convergência de serviços e serão beneficiadas por esta inovação e queda de preços dos Serviços de Comunicações.

A questão então se resume à inclusão das pequenas e micro Empresas e o mercado residencial de classe C, D e E, neste contexto, que como é sabido, se viabilizado o seu atendimento, podem mudar a economia do país e a distribuição de renda.

Se recuperarmos um pouco da história do desenvolvimento das Telecomunicações no Brasil, verificamos grandes feitos, como a integração do país, a interiorização e mais recentemente a Universalização e a expansão da telefonia celular, ambas como produto da reestruturação das Telecomunicações Brasileiras, tudo isso realizado por um grupo dedicado de profissionais do setor, mas suportado por Políticas claras do Setor das Comunicações.

Portanto aí está o foco das soluções de convergência e integração de serviços de Comunicação, onde devem ser investigados e investidos os maiores esforços de todo o conjunto profissionais das Empresas, da Agencia Reguladora e do Governo, cada um com o seu papel, visando viabilizar estes mercados.

Finalmente fica a crença que esta necessidade de comunicação integrada existe, pois ela é da natureza do homem.

Jose Roberto de Souza Pinto é  Engenheiro e Consultor em Telecomunicações (novembro 2005)


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil