José Roberto de Souza Pinto

ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2009                   Índice dos assuntos     


19/12/09

• 1ª Confecom - Texto de José Roberto de Souza Pinto no site de Ethevaldo Siqueira

Fonte: Website de Ethevaldo Siqueira
[18/12/09]  Discurso precisa virar realidade - por José Roberto de Souza Pinto

Retornando da Confecom, tive a oportunidade de ler o seu documento de debate sobre esta questão das telecomunicações brasileiras. Você já tem uma vaga idéia de como penso em função de manifestações anteriores que tiver a oportunidade de fazer. De toda forma, é importante reafirmar que seu diagnostico está simplesmente claro e, portanto, excelente para a situação do País.

Acrescentaria somente que algumas comparações do passado com o presente devem ter algumas ressalvas em função das necessidades da sociedade terem passado por profundas transformações, inclusive no tocante ao seu grau de exigência em relação aos serviços de comunicações. Apreciaria se você puder publicar uma pequena contribuição colhida da minha experiência de ter assistido ao presidente Lula na abertura da Confecom, que reproduzo a seguir:

O presidente Lula, na abertura dos trabalhos da Confecom em Brasília, no dia 14 de dezembro de 2009, fez um brilhante, claro, objetivo discurso analisando o setor e vislumbrando as suas reais necessidades. Faltam-me neste momento mais adjetivos para elogiar a citada apresentação. Durante e após a fala do presidente, profissionais do setor de telecomunicações procuravam o ponto de ouvido ou uma tela na qual ele estaria lendo o seu discurso. Ao final, alguns afirmavam que estava lendo numa tela que não era vista pela platéia.

Nada disso é importante. O fundamental é que o presidente Lula leia e ouça algumas vezes o seu discurso proferido na Confecom, pois, se ele o fizer, poderá atingir a consciência necessária para desenvolver um projeto de grande repercussão para a sociedade brasileira. Arrisco dizer que um projeto com os pressupostos apresentados significa a identificação de uma nova liderança consciente da importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento econômico e social de um país.

Resta, então, o passo seguinte do presidente Lula: obrigar que toda a sua equipe leia atentamente o discurso e procure transformá-lo em ações e projetos – e mais, procure profissionais que sejam do ramo, ou melhor, que entendam das comunicações, para pôr em prática aquelas que agora passam a ser as idéias e convicções do presidente da República.

José Roberto de Souza Pinto


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil