José Roberto de Souza Pinto

ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2009                   Índice dos assuntos     


11/02/09

• "Problemas com cadastros inibem a portabilidade e preocupam a Anatel" + Mensagens de José Roberto de Souza Pinto

----- Original Message -----
From: josersp
To: rosahelio
Cc: Celld-group ; wirelessbr
Sent: Tuesday, February 10, 2009 5:35 PM
Subject: Re:Portabilidade Numérica (26) - Tema para debate: Por que está dando tão certo?

Caro Helio
Estou em falta com vocês sobre a Portabilidade.
Vou encontrar um tempo para detalhar os aspectos positivos de todo este processo, mas adianto que o sucesso se concentra na gestão que a ANATEL está realizando passo a passo de cada etapa. Certamente não posso esquecer da competências dos inúmeros profissionais no nível técnico das Empresas que estão fazendo um trabalho excelente e também da Entidade Administradora, função exercida pela ABR TELECOM.
Todo o projeto de implementação tem sido objeto de calorosas discussões, mas o grande destaque deve ser dado a efetiva participação da ANATEL.
Minha esperança é que esta semente se espalhe para outros projetos e atividades da Agência Reguladora.
sds
Jose Roberto

-----------------------------

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: josersp ; Alice Ramos
Sent: Wednesday, February 11, 2009 7:27 PM
Subject: Portabilidade Numérica (27) - "Problemas com cadastros inibem a portabilidade e preocupam a Anatel" + Mensagens de José Roberto de Souza Pinto, Rubens Kuhl  e Bruno Cabral


Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
Agradeço a todos as repercussões já postadas e as futuras...  :-)
As mensagens estão transcritas mais abaixo, para nivelamento.

Na mensagem anterior citei:
(...) E seria um estrondoso sucesso, se não fosse certa discrição da mídia... 
Temos aqui, creio, um excelente tema para debate: por que está dando tão certo? (...)

Vai uma "sensação" e uso esta palavra pois não sou jornalista, não tenho "fontes" e nem estou na "ativa" onde o volume de informações entre colegas de trabalho é enorme...  :-)
Assim, como sempre, é uma "sensação"... simplista e simplória.  :-)

Na realidade, creio que não me expressei bem.
O "sucesso" a que me referi foi em relação ao "planejamento e execução".
Soubemos da forte ação da Anatel junto às empresas que ensaiaram uma chiação para postergação. :-)
Visto de longe e do alto eu diria que foi um trabalho de "Estado-Maior" e só funcionou pois aparentemente o "gabinete de guerra" não foi aparelhado pela cumpanherada. :-)
O cronograma está sendo cumprido!!!
Era este o "sucesso" que eu gostaria de ver comentado pelos que concordarem com esta visão... ou não!  :-)

02.
Na matéria transcrita abaixo vemos que existem, sim, muitos problemas, mas cadastrais, nos bancos de dados das empresas.
E está aí uma possível explicação para uma ausência de badalação da mídia passiva e pautada, não investigativa: não há interesse das empresas em divulgar a portabilidade devido aos problemas internos.
Vamos cobrar, D. Mídia!  :-)
Mais Força, Anatel!  :-)

Fonte: Telecom Online
[02/02/09]   Problemas com cadastros inibem a portabilidade e preocupam a Anatel por Marineide Marques
Recorte:
(...) Problemas com os cadastros dos assinantes, especialmente os usuários de celulares pré-pagos, têm contribuído fortemente para reduzir a efetividade da portabilidade numérica. Os números da entidade administradora – a ABR Telecom – indicam que apenas 65% das solicitações de mudança de operadora são de fato concluídas. As outras 35% deixam de ser efetivadas por dois motivos basicamente: problemas de cadastro e ações de retenção das operadoras. (...)
 
03.
A nossa Alice Ramos também volta ao tema em Editorial mas bate forte mesmo é no serviço "normal" das Operadoras: :-)
Fonte: AliceRamos.com
Portabilidade chega ao Rio de Janeiro (não transcrito nesta mensagem)
Recortes:
(...) Essa coluna deveria ser iniciada dizendo: Alvíssaras! Finalmente estamos livres, chegou a tão sonhada portabilidade numérica e nossos problemas terminaram. (...)
(...) E não é que antes mesmo de receber o que parecia ser nossa carta de alforria, o castelo de sonhos já está desfeito? Pois ainda que com a portabilidade chegando ao Rio, o que temos no dia a dia é um serviço de péssima qualidade técnica, preços absurdamente altos e um atendimento que ultrapassa todas as formas de desrespeito com quem tem como única culpa, pagar sua fatura todos os meses. (...)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
--------------------------------------------
 
Fonte: Telecom Online
[02/02/09]   Problemas com cadastros inibem a portabilidade e preocupam a Anatel por Marineide Marques
 
Cerca de 70% dos pedidos que não são efetivados enfrentam inconsistências na base de dados
 
Problemas com os cadastros dos assinantes, especialmente os usuários de celulares pré-pagos, têm contribuído fortemente para reduzir a efetividade da portabilidade numérica. Os números da entidade administradora – a ABR Telecom – indicam que apenas 65% das solicitações de mudança de operadora são de fato concluídas. As outras 35% deixam de ser efetivadas por dois motivos basicamente: problemas de cadastro e ações de retenção das operadoras.
 
A estimativa da própria Anatel é de que cerca de 70% dos pedidos de portabilidade que deixam de ser atendidos enfrentam algum problema de cadastro. Ou seja, o cliente passa os seus dados para a operadora para a qual deseja migrar, mas eles não batem com os dados armazenados na base da sua atual prestadora de serviço. Como há inconformidade nas informações, a solicitação acaba não sendo efetivada.
 
Na tentativa de minimizar isso, a Anatel começa a estudar ações. O coordenador do Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP), Luis Antonio Moura, reconhece que a taxa de erros cadastrais preocupa. “Estamos verificando o que pode ser feito”, diz ele. O próximo passo é se reunir com as operadoras para definir uma estratégia de ação.
 
Um executivo envolvido no processo reconhece que o problema recai sobretudo sobre o pré-pago. Como o serviço não envolve o pagamento de conta mensal, muitas operadoras simplesmente não se preocupam em obter todos os dados do cliente. Na avaliação desse executivo, o problema pode por em risco a efetividade da portabilidade, considerando que a base pré-paga responde por mais de 80% dos assinantes móveis do país. “Se você tiver que envolver o cliente para que ele providencie a correção do cadastro, a portabilidade perde a força”, defende.
 
O cronograma de implementação da portabilidade deve ser encerrado no dia 2 de março, com a oferta do serviço no DDD 11, de São Paulo. O volume alcançado até agora – 197 mil números portados - está muito abaixo da estimativa inicial com a qual trabalhava o mercado. A expectativa é de que a publicidade maciça do serviço desperte o interesse dos usuários. Por força do regulamento da Anatel, as empresas devem divulgar a portabilidade passados 60 dias do encerramento do cronograma de implementação, ou seja, a partir do início de maio.
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil