José Roberto de Souza Pinto

ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2009                   Índice dos assuntos     


27/05/09

• Duas notícias sobre a Telefonica: Deputados pedem intervenção + Comentário de Jose Roberto S. Pinto

----- Original Message -----
From: josersp@terra.com.br
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, May 27, 2009 3:12 PM
Subject: Re: [Celld-group]Duas notícias sobre a Telefonica: Deputados pedem intervenção + Telefonica pede desculpas por panes no Speed

Caro Helio
Um breve comentário sobre a iniciativa do Deputado Carlos Sampaio:
A questão me parece de total responsabilidade da ANATEL que não tem capacidade para gerir a Concessionária.
Esta não é uma questão particular do Brasil, pois o poderio destas Empresas é muito grande com capacidade de convencimento dos reguladores. A solução que os paises desenvolvidos adotam, é a busca incessante e intransigente da competição como instrumento para que estas grandes Empresas procurem tratar adequadamente o cliente, pois caso contrário eles tem a opção de trocar de prestadora. A LGT já considerou adequadamente esta questão e determinou este caminho.
Repetindo o que tenho dito, não há maior incentivo para que uma Empresa atenda um cliente, do que o risco de perda.
Esta receita é muito melhor do que fazer inúmeros controles e até aplicar multas, o que eu não sou contra, mas a efetividade da medida está na perda do cliente.
Não me pergunte o que fazer para gerar competição, pois esta dúvida não existe, o que falta é fazer e acompanhar o processo passo a passo e tomando as decisões.
O que me parece estranho é que as pessoas do mercado (em particular da ANATEL) não acreditam que seja natural uma Empresa que tenha o monopólio, com mais de 90% do mercado, possa ir perdendo esta participação até atingir menos de 50%, como vem acontecendo em alguns serviços como os de banda larga em alguns paises, afinal este é o modelo que escolhemos.
sds
Jose Roberto de Souza Pinto
Engenheiro e consultor na área de telecomunicações

------------------------------

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, May 27, 2009 9:18 AM
Subject: Duas notícias sobre a Telefonica: Deputados pedem intervenção + Telefonica pede desculpas por panes no Speed

 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Na semana passada, a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), aprovou um requerimento assinado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB/SP) para que seja feita uma audiência pública com a intenção de debater a possibilidade de intervenção na Telefônica.
 
Ao debate!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
----------------------------------------

Fonte: Teletime
[25/05/09]  
Deputados querem discutir intervenção na Telefônica
 
Uma das maiores penalidades por conta da inoperância de uma concessionária de serviços públicos é a intervenção do Estado na empresa, assumindo provisoriamente a oferta até que se encontre uma nova companhia capaz de dar sequência à prestação. Coisa do gênero jamais foi feita na telefonia desde a privatização, mas no que depender dos deputados da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), a Telefônica mereceria tal medida. Na semana passada, a comissão aprovou um requerimento assinado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB/SP) para que seja feita uma audiência pública com a intenção de debater a possibilidade de intervenção na Telefônica.
 
O encontro ainda não tem data para acontecer. O deputado quer que sejam chamados o presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg; o diretor-executivo do Procon/SP, Roberto Pffeifer,; o ouvidor da agência reguladora, Nilberto Miranda; e um representante da Telefônica. Segundo Sampaio, a iniciativa não deverá ficar restrita à CDC. O parlamentar disse que o deputado Júlio Semeghini (PSDB/SP) deverá entrar com requerimento semelhante na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). Por enquanto, nenhum pedido com essa natureza foi formalizado na CCTCI.
 
Carlos Sampaio culpou a Anatel pelos problemas no serviço da concessionária que opera em São Paulo, pois, na opinião do deputado, a agência não toma medidas administrativas para sanar as sucessivas falhas na operação da empresa. "Já ouvi argumentos do tipo: a Telefônica tem 20 milhões de clientes e apenas 25 mil reclamações no Procon. Todas as operadoras somadas no estado de São Paulo tem menos ações judiciais que a Telefônica sozinha; todos os bancos somados do estado de São Paulo tem menos que a metade do que a Telefônica; somados os bancos e as operadoras, há menos ações judiciais do que a Telefônica. É a indiferença por completo à população de São Paulo", declarou.
 
A iniciativa de Sampaio contou com apoio de diversos deputados na CDC, que também criticaram a qualidade do serviço da concessionária e a atuação da Anatel na fiscalização do setor. "Essa Anatel não fiscaliza nada e serve aos grandes monopólios que estão aí. É papel da Comissão de Defesa do Consumidor expor isso", protestou Ivan Valente (PSOL/SP). Para o deputado Vinícius de Carvalho (PTdoB) há "conivência" da agência reguladora com as empresas.
 
Auditoria nas agências
Outro requerimento aprovado na semana passada promete ampliar o controle externo sobre as agências reguladoras. A proposta do deputado Sílvio Torres (PSDB/SP), validada pelos demais parlamentares da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFF), solicita que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça auditorias nas agências, analisando detalhadamente o desempenho das autarquias de regulação da infraestrutura do país em diversos itens relacionados à governança.
 
Os tópicos que o TCU deverá avaliar, além da análise tradicional realizada pelo órgão de fiscalização do Legislativo, são: independência; prestação de contas e transparência; capacidade regulatória; coerência; e gestão de risco. A ideia do deputado é passar um "pente-fino" nas agências, analisando inclusive a efetividade das medidas regulatórias, o uso de mecanismos de participação da sociedade (como as consultas e audiências) e a autonomia financeira real dessas autarquias.
Mariana Mazza
 
---------------------------------------
 
Fonte: Yahoo Noticias - Origem: Estadão
[25/05/09]  
Telefônica pede desculpas por pane do Speedy
 
O presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, pediu desculpas na sexta-feira pelas panes do Speedy, serviço de banda larga da empresa. "A gente reconhece que tem problemas, e publicamente pede desculpas", afirmou Valente. O serviço ficou fora do ar para muitos assinantes do Estado de São Paulo na tarde e na noite da última segunda-feira. "É algo que não gostaríamos que tivesse acontecido, e que causa transtornos", disse o presidente da Telefônica, que participou ontem, em São Paulo, do evento de tecnologia "O futuro agora", organizado pela Telequest.
 
De acordo como executivo, a pane foi causada por um descompasso entre a velocidade dos investimentos em capacidade e o ritmo de crescimento da demanda pelo serviço de banda larga da companhia. "É uma situação que decorre do crescimento do serviço, que é muito acelerado, e exige tolerância por parte de todos." Ele destacou que a Telefônica tem a segunda maior rede de banda larga do País, depois daquela formada pela compra da Brasil Telecom pela Oi, com 2,7 milhões de clientes.
 
Este ano, a Telefônica planeja investir R$ 750 milhões em sua rede de banda larga. Em 2008, foram R$ 500 milhões. "A rede está sendo ampliada, com novas técnicas de proteção e redundância", explicou Valente. "A demanda é muito grande e as vendas continuam fortes, apesar de terem caído um pouco desde dezembro, por causa da redução nas vendas de computadores."
 
No começo de abril, o Speedy havia sofrido outra pane, ficando instável por vários dias. Naquela ocasião, a Telefônica apontou a ação de criminosos virtuais como a causa do problema. Dessa vez, Valente não falou de hackers: "Até agora, não temos nenhuma evidência de ataque externo". Ele acrescentou que está para sair um laudo sobre os motivos do problema do mês passado, feito pelo CPqD (ex-centro de pesquisa da Telebrás). A empresa vai divulgar essas explicações detalhadamente quando o laudo estiver pronto.
 
Apesar de a empresa não ter culpado ataques externos dessa vez, os problemas do começo da semana foram muito parecidos com os do mês passado. Ela enfrentou instabilidade em seus servidores de nome de domínio (DNS, na sigla em inglês). Essas máquinas transformam os nomes de sites digitados pelos usuários em endereços numéricos usados pelo protocolo de internet, responsável pelo funcionamento da rede mundial.
 
A pane afetou a navegação na internet, mas não outros serviços. "O usuário que estava falando no Skype, por exemplo, não teve problema", afirmou o presidente da Telefônica, referindo-se ao serviço de telefonia via internet, que não depende da conversão de nomes de sites em endereços de rede.
 
Como no mês passado, a Telefônica se comprometeu a reembolsar os clientes pelas horas fora do ar. A empresa identificou três períodos de instabilidade na segunda-feira: das 12h30 às 14h55, das 16h15 às 18h e das 20h30 às 23h40, com retorno parcial às 21h05. Alguns clientes, no entanto, reclamam de problemas em períodos maiores que esses. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prometeu investigar a pane e o Procon-SP notificou a empresa para explicar as falhas.
 
Em julho de 2008, o Speedy sofreu um grande apagão, que deixou os clientes sem serviço por 36 horas. Naquela ocasião, o problema foi diferente: no lugar dos servidores de nome de domínio, a empresa teve interrompida sua rede MPLS ( Multiprotocol Label Switching), tecnologia que melhora a confiabilidade das comunicações via internet, principalmente para serviços que exigem transmissão de mensagens em tempo real, como voz e vídeo.
 
Valente afirmou que o tráfego de internet dobra a cada dois anos. "Talvez a gente não esteja tendo tempo para fazer as ampliações na velocidade desejada", disse o executivo. "E não falo só da Telefônica, mas também de outras empresas."
As informações são da edição de sábado do jornal O Estado de S.Paulo.
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil