José Roberto de Souza Pinto

ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2009                   Índice dos assuntos     


31/05/09

• Comentários de José Roberto S. Pinto: "De LAST MILE para LAST WALL"

----- Original Message -----
From: josersp@terra.com.br
To: Helio Rosa
Cc: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, May 31, 2009 4:23 PM
Subject: Re: [Celld-group]Fw: [wireless.br] Msg de José Roberto S. Pinto: "De LAST MILE para LAST WALL"

Concordo com vocês que a conta da relação computadores com o acesso em banda larga é mais complexa.
A questão é que se compararmos com outros paises nossa penetração de serviço em banda larga está muito baixa. Ver quadro a seguir. Dados mais recentes indicam que atingimos cerca de 5% de penetração deste serviço no inicio de 2009, o que não muda o quadro apresentado.
 

Comparativo - Banda Larga

País

Penetração 2002* (jun)

Penetração 2008* (jun)

Velocidade média de download (Kbps)

EUA

5,49

25,02

8.860

Japão

3,93

22,97

93.693

França

1,57

26,43

44.157

Coréia do Sul

20,26

31,18

43.301

México

0,16

4,71

1.663

Turquia

0,02

6,79

1.395

Brasil

0,40

4,60

1.153

 

Se a perspectiva de 100 milhões de computadores, conforme estudo citado for atingida e nada for feito para disseminar a banda larga teremos uma situação ainda pior.
O ponto importante é que o acesso ao computador me parece uma questão bem equacionada pela redução de impostos e pela competição nas ofertas que faz cair o preço e aumenta a penetração no mercado, enquanto que a banda larga precisa de algumas medidas de grande impacto para aumentar a penetração do serviço.
sds Jose Roberto

-----------------------------------

----- Original Message -----
From: Wilton
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, May 28, 2009 10:53 PM
Subject: RES: [wireless.br] Msg de José Roberto S. Pinto: "De LAST MILE para LAST WALL"

Acredito que esta dedução não é direta, pois um acesso a banda larga permite a conexão de mais de um computador (meu caso, tenho 2 PC e um lap top com apenas um acesso a ADSL). Além disso, questionaria, como ficam as Lan House de “fundo de quintal”, onde diversas máquinas estão conectadas a apenas um acesso ADSL. E essas máquinas certamente não foram adquiridas como pessoa jurídica.

Wilton Ribeiro Júnior

----------------------------

----- Original Message -----
From: Patricia Francezi
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, May 29, 2009 5:06 PM
Subject: Re: [Celld-group] Msg de José Roberto S. Pinto: "De LAST MILE para LAST WALL"

Os computadores estão entre residencial e corporativo.

No corporativo existem tipos de acesso diferentes da banda larga, principalmente onde temos maior numero de usuários, por características da tecnologia que não tem banda suficiente...

Há que considerar também que temos muitas residências, que tem mais de um computador (isso acontece muito certo?) e existem muitos outros que não tem qualquer computador em casa. O que dá essa conta de 1 maquina para cada 3 habitantes, é justamente as empresas que dependem da informática atualmente.

10 milhões de acessos banda larga (se a conta se refere apenas as tecnologias xDSL, FTTX, wifi, 3g, a cabo, e satélite, ou rádio), não está contabilizado as famosas LPs... E essas são as utilizadas pelas empresas na sua grande maioria.

----------------------------------

----- Original Message -----
From: Jana
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Helio Rosa
Sent: Thursday, May 28, 2009 10:54 PM
Subject: Re: [Celld-group] Msg de José Roberto S. Pinto: "De LAST MILE para LAST WALL"

Só como informação: o e-Thesis tb publicou esta informAção (com tabelas).
abs
Jana

Em 2010 haverá 100 milhões de micros no Brasil - por FGV-EAESP
28-May-2009

Pesquisa - Existem 60 milhões de computadores no Brasil em uso corporativo e doméstico (dados de maio de 2009) . Em 2008 foram vendidas 12,2 milhões de unidades, ou mais de 30 mil por dia, um crescimento de 16% sobre 2007, quando pela primeira vez os PCs superaram as vendas de televisores. O resultado é que, hoje, há um computador para cada três habitantes e, para 2012, a previsão é de 100 milhões: um computador para cada dois habitantes. Estes dados são da pesquisa divulgada hoje pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV-EAESP. O relatório, chamado GVcia, divulga anualmente um do mercado de Tecnologia de Informação (TI), com resultados de pesquisas do uso nas empresas e do comércio eletrônico no Brasil.

Os valores e estudos divulgados comprovam um crescente processo de informatização das empresas e da sociedade. Um resumo da apresentação em formato pdf está disponível aqui.

O professor Fernando S. Meirelles, titular da FGV-EAESP e coordenador da pesquisa do GVcia, disse que continua chamando atenção a maturidade do processo de informatização e a estabilidade dos principais indicadores. "Em suma, a pesquisa mostra um crescimento, positivo e consistente".

O levantamento atual é uma ampliação da amostra do estudo para sua 20ª edição. A pesquisa foi realizada em 5 mil empresas com dus mil respostas válidas de grandes e médias empresas. Veja outros resultados:

* Empresas gastam e investem 6,0% da sua receita líquida em TI, valor dobrou em 12 anos;
* O Custo Anual por Teclado (Gastos e Investimentos totais no ano dividido pelo número de teclados) ficou estável em US$ 10.200, mas em reais diminuiu 7% para R$ 18.800, valor próximo ao Custo Anual por Usuário.
* A Microsoft continua dominando a estação de trabalho das empresas com o Windows, Explorer e o Office (92% ou mais). Nos servidores corporativos o Linux tem 19% do uso no ambiente operacional e a Oracle 35% de participação em Banco de Dados. Os Sistemas Integrados de Gestão (ERPs) da TOTVS, SAP e Oracle, nesta ordem, têm juntos 80% do mercado. Ver gráficos


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil