José Roberto de Souza Pinto

ComUnidade WirelessBrasil

Setembro 2009                   Índice dos assuntos     


17/09/09

• Telebrás e Eletronet: de novo... - José Roberto S. Pinto comenta mensagem de Bruno Cabral

de josersp@terra.com.br
para HELIO ROSA e COMUNIDADE
data 17 de setembro de 2009 22:55
assunto NOVA EMPRESA ESTATAL DE TELECOMUNICAÇÕES

Caro Hélio

Comentário sobre a mensagem do Bruno - nova empresa estatal de telecomunicações.

O grande número de licenças de SCM existente não indica que estas Empresas estejam prestando serviços de telecomunicações e em particular com acesso em banda larga. Grande parte delas já foram abandonadas e sairam do mercado.

O problema dos pequenos prestadores de SCM que são na realidade ISP com licença de telecomunicações, sem dúvida é importante e um novo backbone fora das Concessionárias pode ajudar, se este Operador Estatal tiver custos baixos, não adotar praticas de subsídios e ter preços menores.

Quando eu comento sobre soluções competitivas no mercado de banda larga estou pensando em Prestadores de Serviço que estariam atuando em competição direta com as Concessionárias Fixas, TV A CABO e Celulares. Estariam com rede própria e se utilizando da rede das Dominantes a preços segundo um modelo de custo e atuando em vários segmentos de mercado.

Nos países desenvolvidos, como por exemplo o Japão, a NTT tem uma parcela do mercado menor que a soma das demais Empresas e no momento realiza um movimento competitivo de recaptura dos clientes com o acesso FTTH (fibra direta na casa do assinante).

Na Inglaterra e França que tem modelos um pouco diferentes o mercado tem mais de 8 opções de Prestadores de Serviço de Banda Larga de médio porte e uns 50 de pequeno porte atuando no mercado e gerando queda nos preços e inovação nos serviços ao cliente final.

O resultado é um incremento na penetração do serviço. O Brasil em junho de 2009 atingiu uma penetração de cerca de 7% se considerarmos também as recentes soluções de 3G, enquanto que esses paises estavam na faixa de 25 a 27% em 2008, isto sem falar na velocidade média de transmissão no acesso onde as diferenças são de muitos Mbps.

sds
Jose Roberto

------------------------------

Bruno L F Cabral <bruno@openline.com.br>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br
data 17 de setembro de 2009 18:00
assunto Re: [Celld-group]Telebrás e Eletronet: de no vo... (68) - "Telebrás será gestora da rede pública de banda larga"

> Caro Hélio
> O debate deve continuar sobre esta reativação da TELEBRAS. Nas
> notícias veiculadas fica claro que a estrutura de rede que o governo
> vai se utilizar para desenvolver a banda larga no país (ELETRONET e
> etc) não chega ao consumidor final, porque falta o acesso, a ultima
> milha que é o problema crítico para viabilidade de qualquer
> projeto.


Justamente o ponto. Existem mais de mil e quatrocentas pequenas empresas de telecomunicações com licença SCM que detém última milha (atendendo mais de quatro mil municipios) e que não tem de quem comprar backbone, pois as teles negam o acesso ou cobram muito caro para evitar competição, ou por não querer fazer os investimentos necessários fora dos grandes centros onde o lucro é mais fácil

[]s,
!3runo Cabral


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil