José Roberto de Souza Pinto

ComUnidade WirelessBrasil

Setembro 2011                   Índice dos assuntos     


25/09/11

• Uma breve contribuição sobre o processo de privatização das telecomunicações no Brasil

de josersp@terra.com.br
para wirelessbr@yahoogrupos.com.br, Celld-group@yahoogrupos.com.br
data 25 de setembro de 2011 20:57
assunto Re: [Celld-group] Re: Meus comentários sobre o artigo de Flávia Lefèvre: "Decreto 7.175/2010 (que instituiu o PNBL) - Herança Bendita?"

Referência:
Debate sobre o artigo de Flávia Lefèvre: "Decreto 7.175/2010 (que instituiu o PNBL) - Herança Bendita?" registrado neste website


Caros amigos
Aí vai uma breve contribuição sobre este processo de privatização das telecomunicações no Brasil:

1- As Empresas ou grupos econômicos que participaram do leilão receberam todas as informações sobre o que eles estariam comprando num data-room, que foi montado com as informações das Empresas Operadoras da época e sob supervisão da TELEBRÁS (a antiga). O processo foi coordenado por uma consultoria externa que tinha a função de administrar este data-room e atender as demandas das Empresas interessados em participar do leilão.

2- Neste data-room constavam os contratos de concessão e os de autorização que as Empresas estariam assumindo no momento que comprassem cada um dos blocos que foram leiloados. Tinham muitas regras, que não cabe agora detalhar, mas certamente nos arquivos do MINICOM elas estão disponíveis até hoje.

3- Outro banco de dados importante para ser consultado, é o do BNDES, que tem todas as informações sobre o que estava sendo vendido e as avaliações realizadas pelas 3 consultorias externas que apontaram os valores mínimos de venda de cada bloco.
Em hipótese alguma considero que o processo foi perfeito, mas comparado com outros realizados no Brasil, posso dizer que foi um dos mais elaborados.
Espero que ajude na continuidade deste interessante e muito válido debate.

sds
Jose Roberto de Souza Pinto


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil