José Roberto de Souza Pinto

WirelessBrasil

Abril 2012               Índice dos assuntos  deste website    


18/04/13

• Comentário de José Roberto S. Pinto: "Custo de serviços de telefonia subiu 30% menos que inflação"

Caro Hélio e Grupos

Quem vê esta notícia transcrita mais abaixo (Sinditelebrasil: custo de serviços de telefonia subiu 30% menos que inflação nos últimos dez anos), pensa que o setor de Telecomunicações, está fazendo algo fantástico, quando o crescimento dos preços é inferior à inflação no período.

Sem dúvida a iniciativa do estudo é algo a ser elogiado, entretanto o citado estudo deveria considerar que as tecnologias utilizadas no setor produzem ganhos significativos na redução dos preços. Adicionam-se a este fato dois aspectos: o aumento da escala dos serviços de telecomunicações que conforme citado mais que triplicou e o nível de automação e concentração das soluções tecnológicas adotadas, o que produz a redução dos custos de prestação dos serviços.

Cabe também observar, como se comportaram os insumos necessários para a prestação dos serviços. O custo da mão de obra certamente não acompanhou este crescimento do serviço e custo de equipamentos e sistemas de telecomunicações também vem caindo em todo mundo.

A questão que mereceria uma análise mais profunda seria a de buscar uma correlação entre os nossos preços praticados aqui no Brasil com os praticados em outros países, comparando escalas e cobertura geográfica e partindo do principio que as mesmas tecnologias estão sendo adotadas na prestação de serviços.

Esta seria uma "prova dos 9" que poderia responder à questão: Por que os serviços de telecomunicações são muito mais caros no Brasil?

sds
Jose Roberto de Souza Pinto

----------------------------------

Leia na Fonte: Tele.Síntese
[17/04/12]  Sinditelebrasil: custo de serviços de telefonia subiu 30% menos que inflação nos últimos dez anos

Estudo da entidade que representa as operadoras utilizou dados do Banco Central dos últimos 13 anos

Um estudo da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), com base em dados do Banco Central dos últimos 13 anos, mostrou que os preços dos serviços de telefonia celular subiram cerca de 30% menos que a inflação do período, de medida pelo IPCA. De acordo com o estudo, a inflação acumulada no período de janeiro de 2000 a fevereiro de 2013, registrada pelo IPCA total, foi de 83,7%, enquanto o índice da telefonia fixa ficou em 74,8% e da telefonia celular em 59,1%. Levando-se em conta os preços administrados por contratos e monitorados pelo governo a diferença é ainda maior, especialmente na telefonia celular, cujos preços subiram 37% menos.

Nesse período de 13 anos, os acessos à telefonia celular cresceram 17 vezes, alcançando 264 milhões em março de 2013. E os da telefonia fixa passaram de 25 milhões para 44 milhões de linhas.

Em seu relatório trimestral sobre inflação, divulgado em março, o Banco Central projetou para este ano uma queda de 2% para a telefonia fixa, enquanto a estimativa é de que a inflação deverá fechar o ano acima de 5%. O último reajuste das tarifas da telefonia fixa, anunciado em janeiro, foi de 0,55%. Na telefonia celular, o preço médio do minuto caiu 18% em 2012, de R$ 0,21 para R$ 0,17. (Da redação, com assessoria de imprensa)


 [Procure também "posts" antigos e novos sobre este tema no            WirelessBrasil