José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

 Abril 2003               Índice Geral


29/04/03

•  Interoperação de plataformas SMS para envio de mensagens dos assinantes de uma operadora para assinantes de outra operadora.

Nota de José Smolka:
Abaixo tem uma mensagem que apareceu numa conversa paralela sobre interoperação de SMS. Coisa simples, e não rendeu discussão adicional, mas como as duas mensagens anteriores geraram algum debate (que o Hélio piedosamente não incluiu na coletânea), resolvi começar com um "disclaimer" :)

 

----- Original Message -----

Sent: Tuesday, April 29, 2003 9:31 AM
Subject: Re: [Celld-group] Convenio SMS entre Brasil x Inglaterra

Atenção aos "xiitas" de plantão: NÃO ESTOU FALANDO MAL DE NENHUMA TECNOLOGIA EM PARTICULAR!!! :-)

Feito o "disclaimer", vamos ao problema em si: interoperação de plataformas SMS para envio de mensagens dos assinantes de uma operadora para assinantes de outra operadora.

Todas as plataformas SMS que ouvi falar até hoje (por "plataforma" entenda: um computador, com algumas placas especializadas de comunicação para interagir com a sinalização da rede telefônica, e executando uma aplicação de manuseio das mensagens - nada de muito especial, realmente, mas o preço que cobram por isso!!!) suportam conexão TCP/IP com outras plataformas, usando um protocolo de aplicação chamado SMPP (short message peer-to-peer protocol).

Desde que haja um acordo comercial entre as operadoras, nada impede que as mensagens SMS sejam repassadas de uma plataforma para outra através de uma conexão TCP/IP - leia-se: via Internet, ou link dedicado, ou qualquer outra forma que as operadoras concordem em utilizar para criar um canal de comunicação entre as suas redes IP (lógico, segurança será sempre uma preocupação, mas é um problema perfeitamente tratável). 

Algumas operadoras (p/ ex.: a TIM, pelo que já disseram em outra mensagem aqui no grupo) provavelmente já fizeram os acordos necessários. As outras provavelmente também farão algo semelhante, porque o lado técnico é
realmente muito simples.
J. R. Smolka
 
 

 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO