José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

 Maio 2003               Índice Geral


02/05/03

•  CDMA e WLAN

Nota de josé Smolka:
Voltando ao tópico de segurança... As mensagens que não entraram nesta coletânea essencialmente tratavam de duas visões distintas: eu estava comentando sobre a segurança (ou falta dela) intrínseca nos sistemas de transmissão wireless, tanto celular como WLAN. A mensagem abaixo foi a (pen)última deste tema. Depois disso, teve uma mensagem da Maria Melo que explica muito bem as características de cada interface aérea, e o grau de vulnerabilidade a escuta inerente a cada uma.

----- Original Message -----

Sent: Friday, May 02, 2003 4:33 PM
Subject: [Celld-group] CDMA e WLAN

Requentando um tópico da semana passada...

Na discussão que rolou sobre segurança intrínseca nas transmissões celulares, ficou uma afirmação em aberto, colocando no mesmo patamar o CDMA e Wireless LANs (provavelmente WiFi - IEEE 802.11b), já que ambos usam a técnica de transmissão DSSS (direct sequence spread spectrum). O conceito implícito foi: já que a segurança das WLANs WiFi é uma piada, e o CDMA também usa a mesma técnica de transmissão, a segurança intrínseca do CDMA deve ser uma porcaria também.

Para os ouvintes não ficarem com uma impressão errada, resolvi estender um pouco a conversa. É verdade que o padrão IEEE 802.11b para WLANs e o sistema de telefonia celular CDMA usam a mesma técnica de transmissão. Só que as semelhanças param por aí. Para entender melhor, vamos olhar como ocorre o processo de spreading do sinal em seqüência direta.
O sinal digital a ser transmitido é "espalhado" por uma operação lógica XOR com um número binário com muito mais bits/segundo que o sinal original (o bit rate deste número é conhecido como chip rate). Este número (chamado spreading code) não é aleatório. Escolhem-se números que tenham uma característica de "ortogonalidade" uns com os outros, como, por exemplo,Walsh codes e PN (pseudo-noise) codes. Esta "ortogonalidade" dos códigos permite a recuperação do sinal original com mais uma operação de XOR entre
o sinal "espalhado" e o código usado no espalhamento (tem de haver sincronismo entre transmissor e receptor).

Aqui começam as diferenças. O CDMA, como o nome diz, é uma técnica de acesso múltiplo (muitos usuários transmitindo/recebendo simultaneamente). A individualização de cada canal de conversação é feita pela alocação de spreading codes diferentes para cada canal (direto e reverso). Para conseguir fazer a escuta, o atacante precisa acompanhar o processo de alocação dos códigos, manter o sincronismo para conseguir o "despread", e,
se ocorrerem handoffs entre setores de uma BTS ou entre BTSs diferentes, acompanhar a (muito provável) mudança nospreading code. Como já disse antes, complexo, mas não impossível.

O padrão IEEE 802.11b usa uma técnica de acesso denominada CSMA/CA, que, na prática, possibilita um usuário ativo de cada vez, via four-way handshake:
request to send (RTS), clear to send (CTS), send (SND) e acknowledge (ACK).

Não encontrei, ainda, uma especificação detalhada da camada física (a não ser pagando, no site do próprio IEEE), mas suspeito que eles especificaram o uso de apenas um par de spreading codes, um para transmissão e outro para recepção, sem variação no tempo, com o objetivo de simplificar as placas de comunicação. Como o esquema não varia no tempo, tudo que um atacante necessita para estar conectado na rede é uma placa padrão (disponível nas boas lojas do ramo), e algum software (disponível nos sites "underground") para analisar os pacotes que estão sendo transmitidos pelos outros componentes da rede (o Access Point - AP, e os demais hosts conectados).
Isso realmente é muito simples, e como o uso de criptografia na maioria das vezes é inexistente ou fraca, começou toda esta onda sobre wardriving, warchalking, antenas "turbinadas" com latinhas de batatas fritas Pringles, etc., etc.

Conclusão: o padrão CDMA de transmissão não é impenetrável, mas é várias ordens de grandeza mais complexo para ser "quebrado" que o esquema CSMA/CA das WLANs IEEE 802.11b.
J. R. Smolka


 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO