José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

 Maio 2003               Índice Geral


15/05/03

The GSM Choice in USA

Nota de José Smolka:
Agora sim, a última sobre segurança (por enquanto). Admito que meu tom é irônico, mas isso é por causa de uma posição pessoal minha com relação às discussões do grupo: acho que todo mundo tem direito a ter suas "pet technologies" (eu certamente tenho as minhas), mas jogar o texto de uma reportagem cujo objetivo comercial é evidente, e tentar associar isso com
características intrínsecas de uma tecnologia particular, para mim passa um pouco da conta.
 

----- Original Message -----

Sent: Thursday, May 15, 2003 11:13 AM
Subject: Re: [Celld-group] FW: The GSM Choice in USA

Aos colegas do grupo,
Li o artigo anexo à mensagem do Marilson, que tem o bombástico título "USA chooses GSM, not CDMA for Army bases". BTW, o título da notícia foi dado pelo website (www.cellular-news.com), e não pelo Marílson. 
Depois de ler (e reler com calma) o artigo, e depois de umas "fuçadas" tanto no website da InterWAVE como em websites do DoD e de outros fornecedores de equipamentos de comunicação para o governo americano, cheguei à seguintes conclusões:
1 - A Cell-Tel Government Systems se deu bem. Conseguiu um contrato com o governo que provavelmente vai gerar uma boa receita por muito tempo. Se a Cell-Tel e/ou a InterWAVE tem ações negociadas em bolsa, este é o tipo da notícia que provoca uma disparada para cima do preço das ações. Se eu trabalhasse na SEC, daria  uma boa investigada em quem poderia ter comprado grandes lotes de ações da Cell-Tel ou da InterWAVE antes do "disclosure" do contrato se tornar público.

2 - O produto que a Cell-Tel criou não tem muito a ver com a realidade ou necessidades das operadoras e clientes de telefonia celular comercial, porque ele foi customizado (provavelmente muito) para atender às
especificações das forças armadas americanas sobre sistemas de comunicação: tem que ser compacto (o texto cita o limite de "two-men lift"), rústico (tem que funcionar mesmo em condições ambientais e operacionais extremas), e - especialmente interessante para o tema - tem que atender às necessidades de segurança da informação do DoD, que são várias ordens de grandeza mais paranóicas (não sem motivo) que as necessidades dos usuários comuns de comunicações móveis.

P.S. 1: O texto diz que o produto atendeu às exigências do DoD para o nível de segurança Type 1. Não consegui uma descrição das exigências deste nível, mas, indiretamente, cheguei à conclusão que equipamentos classificados neste nível podem ser usados para transmitir informação classificada até o nível TOP SECRET, o que já é muita coisa, mas não é o nível de classificação mais restrito que existe. O quanto desta certificação depende de features nativas do produto da CellWAVE, e o quanto depende das customizações feitas pela Cell-Tel o artigo não diz, mas eu suspeito que a garantia de segurança Type 1só é válida com o uso de handsets modificados para implementar os métodos de criptografia/key exchange fim a fim exigidos pela NSA, e que ela não vende, não empresta, não troca e não dá pra ninguém (nem países aliados).

P.S. 2: O artigo também não diz nada sobre que outras alternativas estavam concorrendo no "bid request" do DoD, se elas não conseguiram a certificação de segurança Type 1 (provavelmente item obrigatório no edital), ou se a solução da Cell-Tel foi a que ganhou por melhor preço entre um grupo de soluções que tenham passado no escrutínio dos itens técnicos obrigatórios.

3 - Portanto, pelo que foi dito, e especialmente, pelo que não foi dito no artigo, a influência desta informação nas minhas opiniões (que já foram objeto de uma longa troca de mensagens) é muito pouca. Queria mesmo era ter tido a "inside information" deste contrato, aí eu poderia ter dado uma tacada na Bolsa :)
Abraços,
J. R. Smolka


 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO