José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2006               Índice Geral


03/07/06

Vivo indo pra GSM? Será verdade? Mas em que espectro???

----- Original Message -----
From: José de Ribamar Smolka Ramos
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, July 03, 2006 12:00 AM
Subject: Re: [wireless.br] Vivo indo pra GSM? Será verdade? Mas em que espectro???

Pergunta:
Sabemos que no EVDO, a VOZ trafega em CDMA1x. E no WCDMA, que é uma evolução do GSM? A VOZ no WCDMA trafega em code division (CDMA) ou time division (GSM)?

Pendente de revisão pelos especialistas em interface aérea, até onde sei no EVDO existem portadoras separadas para o serviço de voz e para o serviço de dados.

Quanto a chamar o WCDMA de evoluçào do GSM é discutível. O WCDMA, que veio no contexto da proposta UMTS da ITU-T, é um padrão de interface aérea. Se vc quer dizer que os padrões do GSM para sinalização e controle dos handsets e BTS serão mantidos (e , eventualmente expandidos) sobre esta nova interface aérea, então acho que tudo bem. Teoricamente estes protocolos poderiam ser transportados sobre outros tipos de interface aérea, mas acho que ninguém vai se dar a este trabalho.

Não sei ao certo qual a solução para o serviço de dados na interface aérea WCDMA, mas suspeito que seja algo parecido com o CDMA 1X. Neste caso, sempre que o tráfego de voz aumentar na BTS, os usuários de dados irão sofrer. Para obter taxa máxima só se não houver praticamente nenhuma concorrência de tráfego de voz no mesmo setor/portadora.

Também não sei detalhes, mas uma vez que já está na rua um upgrade da interface aérea WCDMA para possibilitar serviço de dados de maior capacidade (HSDPA e, quem sabe, em breve o HSUPA), suspeito que tenham tentado algo parecido com o que foi feito no EVDO - portadoras separadas para voz e dados. O problema com isso é que cada portadora do WCDMA ocupa 3 vezes a banda de uma portadora CDMA 1X (por isso é que um se chama 1X e o outro W - de wideband).

Se alguém por aí quiser me dar uma "aula" destas interfaces aéreas, sou todo ouvidos.

[ ]'s
J. R. Smolka


 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO