José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

Agosto 2007               Índice Geral


16/08/07

CDMA, WCDMA, ... "to infinity, and beyond!!" (Buzz Lightyear)

----- Original Message -----
From: José de Ribamar Smolka Ramos
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, August 16, 2007 10:36 AM
Subject: [Celld-group] CDMA, WCDMA, ... "to infinity, and beyond!!" (Buzz Lightyear)

Marcelo e Latino,
Vi os posts que vcs colocaram no grupo, e gostaria de dar uma opinião, dentro do espírito de fomentar a discussão técnica (que anda meio devagar ultimamente).

Ponto 1: CDMA x GSM é assunto encerrado. O GSM conseguiu firmar-se como tecnologia de acesso dominante para redes de comunicação celulares, e fim de papo.

Ponto 2: CDMA 2000 x WCDMA também é assunto encerrado. A forma dominante do UMTS que está implementada na Europa, EUA e Ásia é baseada em WCDMA, com os "esteróides" HSDPA + HSUPA = HSPA para as conexões do packet switching domain (3GPP releases 6 e 7). Isto é o que todas as operadoras brasileiras implantarão nos próximos 12 meses.

Ponto 3: Onde existe enorme espaço aberto para discussão é na transição 3G/4G e na convergência de serviços fixos e móveis (fixed-mobile convergence - FMC).

Se concordamos sobre estes pontos, então as questões que eu gostaria de colocar em aberto para o grupo são:

1) Considerando que as principais tecnologias de acesso 4G que estão competindo são baseadas em OFDM (WiMAX móvel versus LTE com HSOPA - High-Speed OFDM Packet Access), e que a transição para qualquer uma delas representa considerável investimento para as operadoras, qual delas provavelmente oferecerá maiores vantagens para o negócio?

2) Já que as transições 2,5G/3G (atual) e 3G/4G (futura) não serão instantâneas, teremos durante algum tempo a necessidade de compartilhar várias tecnologias de acesso no mesmo site (BTSs GSM e/ou CDMA, node-Bs WCDMA e seja-lá-que-sigla-inventem WiMAX e/ou HSOPA). Qual a melhor opção para um backhaul eficiente? MPLS puro mais pseudo-wires PWE3? Transmissão SDH? Ethernet? Ou outra coisa qualquer?

3) Um ambiente 4G pressupõe que o principal foco de desenvolvimento de serviços será no packet switching domain (All-IP Network - AIPN + SIP signaling + IMS + SDP + ...). Neste contexto, como deveria ser a distribuição das funcionalidades lógicas do IMS entre os elementos físicos do core? Para conseguirmos FMC será necessário evoluir o modelo atual de mobilidade baseado em SGSN/GGSN para um modelo Mobile IP de verdade? E, se isso for verdade, que características o user device deve possuir?

Eu certamente tenho respostas tentativas para cada uma destas questões, mas gostaria de ouvir o que o restante do grupo tem a dizer a respeito.

[ ]'s
J. R. Smolka


 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO