José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2007               Índice Geral


27/11/06

 3G HSPA - Dúvida (01)

----- Original Message -----
From: J. R. Smolka
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, November 27, 2007 11:50 AM
Subject: Re: [wireless.br] 3G HSPA - Dúvida
Luciano,

Por partes...

A Telemig e a Claro lançaram comercialmente o 3G no Brasil e ambas colocam como diferencial, além da alta taxa de transmissão de dados, alguns serviços como TV e vídeo chamada. Só que nas duas operadoras estes serviços são cobrados e bem cobrados. Eu imaginava que a vídeo chamada por exemplo fosse uma aplicação P2P sobre o link de dados, como de fosse um telefone VoIP, mas como as operadoras tarifam a chamada com certeza tem um servidor controlando tudo. E aí vieram minhas dúvidas:

Em geral as operadoras de telecom (fixas ou móveis) usam esta abordagem de ofertar serviços do tipo "closed garden", onde os componentes client e server da aplicação são fornecidos por elas, e a experiência do usuário fica restrita ao grupo fechado de usuários assinantes do serviço. Isto tem vantagens e desvantagens. No lado positivo, desta forma dá para garantir melhor a qualidade do serviço prestado, mas do lado negativo esta forma de operar restringe a liberdade do usuário escolher a aplicação que atenda melhor às suas necessidades.

Talvez isto mude no futuro, mas não tenho muitas esperanças a médio prazo (próximos 5 anos).

Alguém saberia me dizer que protocolo é usado (HS.323)?

Não sei detalhes, mas muito provavelmente não. O H.323 foi proposto dentro do contexto B-ISDN, e foi muito usado até uns 5 anos atrás, principalmente em aplicações de videoconferência. De lá para cá que tem ganhado terreno é o SIP, que tenho 99% de certeza que é o que deve estar sendo usado. Mas, porquê não 100%? Porque existe a possibilidade (burra, se realmente estiver ocorrendo) de ser usado um protocolo de sinalização proprietário.

A operadora só controla a sinalização ou os pacotes saem de uma plataforma?

Não sei se entendi direito a sua dúvida. Mas aplicações do tipo que vc descreveu, em ambiente padrão 3GPP, a sinalização (SIP/RTP/IP) é trocada entre a parte cliente da aplicação e a plataforma IMS, que media a autenticação do usuário e a abertura da sessão de transferência de dados entre o cliente e o servidor. O stream de dados é transferido diretamente entre a parte cliente e a parte servidor da aplicação (payload/RTP/IP).

Existe algo que evite um usuário utilizar um skype ou voip para falar, pagando o tráfego de dados mas não o serviço?

Em princípio não. Já vi isto funcionando (especificamente, usando Skype) em redes 1X e EV-DO. E redes UMTS? Também pode, desde que exista, pelo menos, suporte a HSDPA. Porém a experiência de uso que o usuário vai ter depende de vários fatores. A aplicação usada convive bem com a alta latência imposta pela interface aérea UMTS? Existe banda suficiente para a aplicação nos dois sentidos (Considerando que no HSDPA/HSUPA/HSPA existe assimetria entre o downlink e o uplink)? A operadora dá suporte, é neutra ou interfere negativamente no tratamento de QoS dos pacotes em trânsito de aplicações que não sejam homologadas por ela?

O que, além de é claro a camera, o telefone tem que ter para suportar esse serviço?

Um sistema operacional que suporte a aplicação que vc deseja usar, e dê acesso para a aplicação usar o microfone o alto-falante e a câmera do handset como dispositivos de entrada/saída. Se vc estiver usando um laptop isto é simples. Para handsets celulares, depende do fabricante e do modelo.

Perguntador eu...
Respondedor, eu :-)

J. R. Smolka


 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO