José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2007               Índice Geral


28/11/06

3G HSPA - Dúvida (02)

----- Original Message -----
From: J. R. Smolka
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, November 28, 2007 2:37 PM
Subject: Re: [wireless.br] 3G HSDPA - Dúvida
Luciano,

Ainda por partes...

Obrigado pelas respostas, a maioria eu tinha uma idéia mas queria confirmação (pelo menos 2 com a mesma idéia deve ser mais próximo da verdade).

De nada, mas sempre é bom lembrar de Nélson Rodrigues: "toda unanimidade é burra" :-)

Quanto aos protocolos fiquei na dúvida pois li um white paper da Huawei que diz que utiliza H.323 ( http://www.huawei.com/publications/view.do?id=228&cid=90&pid=61 ). Pesquisando hoje achei um protocolo específico pra vídeo no 3g, o 3G-324M. Dois links interessantes sobre ele são a boa e velha wikipwdia (é nova mas ficou tão íntima que já chamo de velha) http://en.wikipedia.org/wiki/3G-324M e um tutorial muito interessante em http://www.commsdesign.com/design_corner/OEG20030121S0009 .

Este comentário tem de ser um pouco mais extenso. Segundo o artigo da Huawey que vc citou, a solução deles foi lançada em 2003. Até esta época o H.323 era a "bola de segurança" (pra quem nunca jogou vôlei, esta é a bola que o levantador puxa quando as coisas não saem de acordo com os planos - supondo que vc tem no time um atacente que resolva a parada nestas horas). E isto está de acordo com o que falei antes. De lá pra cá, o SIP ganhou força e o H.323 perdeu importância como principal opção para a sinalização no estabelecimento de sessões de serviços multimedia.

O que está ocorrendo no Brasil agora é a implantação de redes UMTS 3GPP release 6. Neste release o packet switching (PS) domain ainda não é preponderante sobre o circuit-switching (CS) domain. E soluções baseadas na especificação 3G-324M do 3GPP são voltadas para o CS domain.

Embora o IMS já faça parte do release 6 do 3GPP, a verdade é que provavelmente não veremos (ainda) serviços primariamente voltados para o PS domain. Mas, quando eles acontecerem, não tenho dúvidas que a melhor opção de sinalização será o SIP.

O tutorial que vc citou é muito bom, mas é da mesma época, e ainda traz um ranço a mais. A visão de que redes IPv4 não seriam capazes de oferecer a QoS necessária para aplicações multimedia "carrier-class". Meu comentário para esta postura (que persiste, embora diminuída, até hoje) é: carrier-class my ass. :-)

Já publiquei alguns artigos (que estão disponíveis no site www.wirelessbr.org) que mostram as ferramentas para o suporte de QoS por uma rede IPv4. E, pelo menos por enquanto, ainda não é mandatória a migração para IPv6 para conseguir uma rede all-IP que funcione. O problema real é outro: o desejo que uma rede PS se comporte como se fosse CS. Enquanto os fornecedores continuarem nesta visão de "circuitização de pacotes" (que por tabela afeta também os órgãos de padronização, afinal são os mesmos caras que comandam as áreas de R&D dos fornecedores que vão representá-los nos comitês que escrevem as normas) as coisas não vão mudar de verdade.

É interessante observar o grau de commitment de cada fornecedor com as mudanças de paradigmas na transição CS-PS. O grau de reticência que cada fornecedor mostra em público com relação a esta ou aquela tecnologia é diretamente proporcional à provável perda de receita que ele pode ter se o paradigma mudar. Quer um exemplo? Observe as diferenças de discurso entre os principais fornecedores de equipamentos/serviços de telecom com relação ao WiMAX. Só isso já dá para mais um novo post.

Tem alguém da Claro aqui na lista que pode simplesmente dizer se é esse protocolo que é usado aqui no Brasil pras vídeo chamadas?

Como eu não trabalho nem na Claro nem na Telemig Celular, não posso ajudar nisso. Mas também estou curioso. Se alguém aparecer para explicar melhor as soluções que foram adotadas em cada caso, também estou interessado em ouvir.

[ ]'s
J. R. Smolka


 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO