José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral


11/07/08

Como funciona a Internet (11) - Mapeando os "nossos" backbones (01) - Mensagem de José Smolka

----- Original Message -----
From: J.R.Smolka
Sent: Friday, July 11, 2008 2:31 AM
Subject: [wireless.br] Mapeando os "nossos" backbones

Oi Julião e demais colegas do grupo.

Vou usar a sua principal pergunta como "gancho" para este post.

Não entendi bem a intenção em "mapear", mas talvez os links abaixo podem lhe exibir o fato de que há muita informação disponível. Pessoalmente diria que a infra-estrutura da Internet está no protocolo BGP e não propriamente nos ASNs (embora seja o pré-requisito para o BGP).

Realmente (como vc mesmo disse mais adiante no seu post) vc "pegou o bonde andando" e, por isso, talvez não tenha entendido bem o objetivo. Em linhas gerais é o seguinte: o Hélio vem publicando uma série de posts com artigos e comentários sob o título geral Como funciona a Internet. Entre outras coisas, ele levantou a lebre do desconforto da comunidade de usuários de Internet no Brasil (especialmente depois do meltdown da rede MPLS da Telefónica em SP) em não entender quem realmente é responsável pelos problemas de conectividade que podem acontecer (e acontecem, pelos mais variados motivos). Ou seja, quando a "vaca vai pro brejo", os usuários ficam perguntando: who´s in charge over here? Who´s accountable? E a resposta, como o próprio Hélio costuma dizer, é um "estrondoso silêncio".

Daí que, no 5° post da série ele fez a seguinte proposição:

"De repente", com este incidente, descobrimos que não sabemos muito sobre esta infra-estrutura no Brasil, tanto em relação à "hierarquia de hardware" como em relação à "hierarquia de responsabilidade" pela segurança e governança da rede. [...] Quem administra, coordena, articula, enfim, "toma continha" desta infra-estrutura, não no papel, mas pra valer? Ou é tudo "ad hoc" e se auto-organiza?


Meu post, ao qual vc respondeu, era uma primeira tentativa de explorar possibilidades nesta área. E os links que vc deu são certamente úteis, mas gostei especialmente a ferramenta BGPlay (http://www.ris.ripe.net/bgplay) no site da RIPE NCC (Réseaux IP Européens Network Coordination Centre), que é um dos cinco RIRs (Regional Internet Registry) autorizados pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority) para redistribuição de recursos (blocos CIDR de endereçamento IPv4 e IPv6, números de AS, nomes de domínio DNS, etc.). O CGI.br, que executa este papel no Brasil, é autorizado por outro RIR, o LACNIC (Latin America and Caribbean Network Information Center).

A ferramenta produz um mapa gráfico da "árvore" de conexões a partir de um AS. O único inconveniente é que vc precisa informar um prefixo CIDR que pertença àquele AS. Mas, se vc já souber o ASN, uma consulta no whois do registro.br informa todos os blocos CIDR associados àquele AS. BTW, quem tiver curiosidade em ver um "mapa" de toda a Internet, tem um (ilegível nesta escala) aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Internet_map_1024.jpg.

Mas permita-me discordar um pouco da sua colocação. Os AS são, efetivamente, os blocos básicos para a garantia de conectividade da Internet. Eles tem que cooperar, de um modo federativo, para que as rotas de acesso para cada prefixo CIDR sejam divulgadas para toda a Internet da forma mais eficiente possível.

A interconexão entre AS é feita através de links entre seus roteadores de borda (ASBR - autonomous system border router). O roteamento dinâmico entre os ASBR é mediado por um EGP (exterior gateway protocol), em oposição ao roteamento dinâmico dentro de cada AS, que é mediado por um ou mais IGP (interior gateway protocol). Enquanto a escolha do IGP é uma decisão local de cada AS, o EGP tem de ser comum a todos os AS. No momento (e sem perspectiva de mudança a curto prazo) o EGP padrão para a Internet é o BGP-4 (border gateway protocol version 4) conforme a RFC 4271 do IETF (Internet Engineering Task Force).

Então, os AS interconectam-se livremente, conforme as suas conveniências, e, pelo uso judicioso dos parâmetros de configuração do BGP-4 nos seus ASBR, os administradores de cada AS implementam estes acordos de roteamento na prática.
[ ]'s
J. R. Smolka

Nota da Coordenação:
Este "post" no BLOCO - Blog ComUnitário, pode conter material que complementa o assunto:
Como funciona a Internet (11) - Mapeando os "nossos" backbones (01) - Mensagem de José Smolka


 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO