José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral


29/07/08

Como funciona a Internet (29) - Mapeando os "nossos" backbones (17) - Smolka responde à Luiz Sérgio

 ----- Original Message -----
From: José de Ribamar Smolka Ramos
Sent: Tuesday, July 29, 2008 11:20 AM
Subject: [Celld-group] Re: Apagão - TEM QUE SER LIDO!

--- Em Celld-group@yahoogrupos.com.br, "luiz sergio lindenberg nacinovic" <lsnvic@...> escreveu:

O problema é o de sempre. Muita frequência para um backbone congestionado.
A conexão tem dias que chega 11kbps, impossibilitando qualquer coisa. Uma bullshit.

Oi Luiz,

Além dos comentários que fiz no post de resposta à Jana (que podem valer para vc também), existem outras considerações adicionais para avaliar onde estão os reais "gargalos" de performance.

É notório que operadoras de telecom usam DPI para fazer bandwidth throttling de aplicações consideradas "indesejáveis", como P2P em geral (eMule, Gnutella, e mesmo VoIP com provedores que não estejam no "barco" da operadora).

Faça o seguinte: abra duas janelas distintas para cada aplicação (talvez duas "abas" diferentes do browser sejam suficientes) e observe se o desempenho de ambas é ruim, ou se uma é significativamente pior que a outra.

No primeiro caso o problema pode ser de congestionamento upstream (que pode ser no DSLAM, nos roteadores do backbone da operadora - que tem uma rede MPLS por baixo - ou nos links/roteadores de peering dela com outros AS da Internet).

No segundo caso possivelmente vc está sendo vítima das policies implementadas pela operadora no DPI. Digo possivelmente, porque ainda existem outros fatores que influenciam, como qual a rota seguida pelo seu tráfego na Internet até o destino final (podem haver congestionamentos fora do alcance administrativo da operadora), ou o "estado de saúde" da máquina com a qual vc está se conectando. Discos cheios, pouca memória, pouco processador, banda de acesso insuficiente para atender à demanda de conexões dos usuários, má configuração do SO ou do programa servidor, tudo isto pode fazer com que um site da Internet ofereça um serviço ruim, mesmo que a rede esteja boa.

[ ]'s
J. R. Smolka_

Nota da Coordenação:
Este "post" no BLOCO - Blog ComUnitário, pode conter material que complementa o assunto:
Como funciona a Internet (29) - Mapeando os "nossos" backbones (17) - Smolka responde à Luiz Sérgio


 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO