José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2008               Índice Geral


03/05/08

Serviços de telecomunicações x Infra-estrutura de redes de telecomunicações

----- Original Message -----
From: Rogerio Gonçalves
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, May 03, 2008 2:29 AM
Subject: [wireless.br] Re: Serviços de telecomunicações x Infra-estrutura de redes de telecomunicações
Oi Smolka,

Muito boas as suas observações, principalmente por servirem para aprofundar e enriquecer os nossos papos.

Você tem razão. O amigo aqui deu uma derrapada feia ao manter o pé no passado quando utilizou o termo "rede ATM" para referenciar os
circuitos que fazem a interligação entre as centrais telefônicas.

Pior, é que se o estudo tivesse utilizado como exemplo as redes SDH, de repente as coisas poderiam ficar mais claras pois, como a facilidade de extrair e inserir enlaces do SDH o tornou o padrão ideal para as redes de transporte integrado (RTT), bastaria demonstrar que, embora o tráfego IP possa circular junto com o tráfego do STFC nas redes SDH, isso não significa de forma alguma que as concessionárias de telefonia possam se tornar fornecedoras de outros enlaces senão aqueles destinados às comutações fim a fim do STFC (com as limitações da plataforma SSC-7) já que, por força dos arts. 85, 86 e 207 da LGT, o fornecimento de infra-estrutura, inerente
à exploração industrial do serviço de rede de transporte de telecomunicações (serviço de troncos), deve ser objeto de concessão específica.

Pena que a Flávia já mandou o estudo para a juíza. De qualquer forma, assim que for necessário, nós vamos utilizar essa tua dica.
Valeu mesmo o teu post.
Um abraço
Rogério

-------------------------

---- Original Message -----
From: J. R. Smolka
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, May 02, 2008 4:30 PM
Subject: [wireless.br] Serviços de telecomunicações x Infra-estrutura de redes de telecomunicações
Caros colegas,

Não sei se mais ninguém reparou, mas a definição sobre a não-superposição da infra-estrutura de suporte aos serviços de telefonia fixa (STFC) e acesso de banda larga à Internet (na falta de uma sigla vou chamar de BIA - broadband Internet access), que o Rogério publicou em um post aqui na lista, não está totalmente correta.

No que diz respeito à rede de acesso xDSL está tudo bem. Os sinais do STFC e do BIA compartilham a last mile até o DSLAM, onde são separados. O sinal STFC é encaminhado para a central telefônica (que usa o protocolo SS7 para negociar com as outras centrais o estabelecimento do circuito telefônico fim a fim) e o sinal BIA é encaminhado a um roteador IP.

Mas, a partir daí, as coisas não são bem como ele disse. A interligação entre as centrais telefônicas (que o Rogério generalizou como "redes ATM" - embora o ATM seja apenas uma das formas de fazer isto) e os roteadores IP também usam meios compartilhados. Estes meios já foram enlaces PDH (os tradicionais canais E1 ou E3), hoje já foram praticamente todos migrados para MUXes SDH, e estão em processo de substituição (pelo menos no nível metropolitano) por enlaces "carrier-class" Ethernet.

A presença de switches ATM entre as centrais telefônicas é opcional. Até onde sei, as operadoras de telefonia fixa colocaram isto nas suas redes no tempo em que se achava que a NGN seria nos moldes B-ISDN. Mas, mesmo que as switches ATM existam, elas são interconectadas pela malha SDH. E elas podem, sim (embora eu não veja vantagem nisso), acomodar circuitos virtuais separados para a interconexão das centrais STFC e para a interconexão dos DSLAMs e roteadores IP do BIA.

Então, a verdadeira estrutura de backhaul (e também backbone) neste caso é a malha de transmissão SDH (ou o que venha a substituí-la), e ela é compartilhada pelo STFC, pelo BIA e por outros serviços (ex.: serviços de circuitos de dados ponto a ponto, redes públicas de pacotes - X.25 ou Frame-Relay, etc.).

[ ]'s
J. R. Smolka


 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO