José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

Março 2008               Índice Geral


05/03/08

Debate sobre WAP

----- Original Message -----
From: Rodrigo Garcia Corbera
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, March 05, 2008 10:57 AM
Subject: [wireless.br] RE: O presente e o futuro do WAP (era: Material sobre WAP)

Olá Smolka,

Não faremos uma Guerra Santa.
Eu entendo que temos visões diferentes, porém convergentes.
Eu olho para o chão, o curto prazo, o pragmático, aquilo que pode construir negócios aqui e agora.
Você olha para o horizonte, o futuro mais distante, aquilo que pode ser, e talvez venha a existir.
Em 5 anos poderemos todos ver o que foi feito do WAP 2.0.
Talvez nada disso exista mais... quem sabe o mercado acabe com SMS, WAP, J2ME, BREW, WCDMA etc.
Quem sabe no futuro longo (15 anos) os celulares sejam todos baseados em LINUX com WiFi e VoIP criando uma revolução nos negócios de telecomunicações e destruindo a atual cadeia produtiva...
Mas como não temos bola de cristal, temos que trabalhar com os padrões de hoje que estão disponíveis no mercado aqui e agora.
Nesse sentido, entendo que vale a pena que as pessoas entendam o que é o WAP 2.0 e criem suas oportunidades de serviços e negócios dentro desse contexto.
Como disse em outra mensagem, eu sou mais pragmático e busco as soluções práticas e viáveis para agora.
Você gosta mais do teórico, didático e das especulações sobre as tendências futuras.
Ambos podemos contribuir, como o estamos fazendo, colocando nossas visões de curto, médio e mais longo prazo.
Cada leitor poderá tirar proveito que considerar melhor para suas estratégias.

“Porém no longuíssimo prazo, estaremos todos mortos...”

Sds,
Rodrigo Garcia Corbera.

---------------------------------

----- Original Message -----
From: J. R. Smolka
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, March 04, 2008 6:33 PM
Subject: [wireless.br] O presente e o futuro do WAP (era: Material sobre WAP)

Será que eu arranjei para mim outra "guerra religiosa" :-) Vamos ver se consigo deixar claros os meus pontos de vista. A partir de um certo ponto, as coisas tornam-se questão de opinião, mas vejamos...

Gostaria de chamar a atenção de todos neste grupo para o fato relevante da existência de um padrão chamado WAP 2.0.

De fato. O padrão existe desde 2002.

A mensagem do Smolka, erroneamente, leva as pessoas a pensarem, novamente, que WAP é morto e que o WAP 2.0 é um passo intermediário entre hoje e os padrões da Internet.

Não exatamente isso, mas quase. Acredito firmemente que as redes e os serviços de telecomunicações (inclusive o WAP) estão em um caminho de convergência com o que hoje chamamos de Internet. E, no caso em questão, esta tendência de convergência progressiva pode ser vista no memorando de entendimento (MoU - Memorandum of Understanding) firmado em 2004 entre a OMA (Open Mobile Alliance, órgão no qual o WAP forum foi incorporado) e o W3C (World Wide Web Consortium). A notícia está publicada no site da OMA em http://www.openmobilealliance.org/document/W3C_OMA_announcement_Final.pdf , e o texto do MoU está no site do W3C em http://www.w3.org/2004/05/W3C-OMA-Agreement-FINAL.html.

ERRADO! Não há unificação ampla e irrestrita de WAP 2.0 com Internet... apenas o uso de algumas pilhas de protocolos em comum, mas somente isso. Um exemplo clássico é que o serviço de MMS é especificado no WAP 2.0 e não no “WAP antigo”. Portanto há sim um WAP de fato no mundo que não pode ser ignorado ou colocado como um passo rumo à “Internetalização” das comunicações móveis de dados.

A especificação WAP 2.0 com certeza não é a mesma coisa que o acesso Web na Internet. Mas já está bem mais próximo disto que a versão 1.0, e, se e quando vier a ser publicada uma versão 3.0, não tenho dúvidas que o gap entre as duas formas de browsing de conteúdo será ainda menor.

As pessoas que estejam trabalhando nesta área certamente não precisam ficar preocupadas imediatamente com isso, mas eu recomendaria uma cautelosa análise do cenário estratégico para os próximos 5 anos.

Lembremos que, por exemplo, VIVO Play, lançado junto com as redes 1xRTT (2.5G) é baseado em WAP 2.0. E que agora com EVDO e EDGE esse serviço continua igual, graças às padronizações do WAP Fórum.

Novamente: eu não estou aqui gritando "arrependei-vos dos vossos pecados porque o fim está próximo" :-) Ninguém precisa sair jogando fora o que já tem, nem deixar de investir em uma tecnologia que ainda tem lenha para queimar. O que estou dizendo é: acredito em uma progressiva aproximação, até a eventual fusão, das tecnologias de browsing.

Devemos colocar na cabeça que o WAP tal como o conhecemos agora é o WAP 2.0, o qual não é o mesmo que Internet pois há arquiteturas de redes, protocolos e serviços específcos. Usando a analogia e trocadilho do Smolka, eu diria que a Internet é o Tigre e o WAP é o Gato, ambos andam igual, tem bigodes, orelhas pontudas, pelagem similar, são Felinos, mas bem diferentes nos detalhes...

Interessante esta analogia. Concordo que hoje as duas coisas sejam espécies (e gêneros) diferentes dentro da mesma família. Mas defendo que, ao contrário do processo de diferenciação das espécies, o que veremos é a progressiva mescla das duas coisas em uma espécie só.

Eu me preocupo pois sempre que o assunto WAP aparece aqui no grupo, somente se fala de WML, como fazer páginas etc, limitando-se ao que define o WAP 1.0.

Até concordo com você, mas esta é uma situação que os desenvolvedores de aplicações para ambiente WAP 2.0 podem mudar.

Esse dia, a que se refere, quando tudo se fundirá será o mesmo quando todos os aparelhos wireless forem SmartPhone, WiFi seja carne de vaca e VoIP tão comum como mandar um email. Ou seja muito, muito distante... Pelos próximos 15-20 anos, o que é bastante, aquele que quer fazer parte desse mercado deve entender o WAP 2.0 e desenvolver serviços e aplicações baseadas em seus conceitos, protocolos, arquiteturas e especificações. Portanto não podemos desprezar e decretar a morte do WAP.

Não sei se colocaria o horizonte de tempo tão distante assim. Acredito que muitas novidades (e possibilidades) virão dentro dos próximos 5 anos, com o HSPA, início de operação de redes LTE e all-IP, novos terminais com novas capacidades e funcionalidades, etc. etc.

Agora, se vc está se referindo ao tempo para desaparecer todo o legacy de terminais e redes que só podem usufruir de serviços nos moldes do WAP 2.0 atual, então acho que 15 a 20 anos é uma estimativa razoável.

O WAP Forum padronizou a evolução a partir do WAP 1.0, junto à comunidade, para o qual dá o nome de WAP 2.0.

Não é só o nome WAP, mas um conjunto de especificações técnicas dos protocolos, como por exemplo:
O próprio WAE (WAP Environment)
Modo de uso do CSS, XHTML, XHTMLMP, WMLScript,
Suporte a VCards e VCalendar,
XSLT (para converter WML1 para WML2),
Interfaces de usuário,
WAP Push,
MMS
WTA (Wap permite iniciar chamadas telefônicas e interagir com SMS),
EFI (plugins para Wap browsers),
Armazenamento Permanente de Dados entre sessões,
Sincronização de Dados (SynchML),
Provisionamento
UAProf para identificar as capacidades do aparelho e facilitar o desenvolvimento de aplicações de valor agregado. Com isso é possível criar serviços WAP que atendem a qualquer gama de aparelhos.
Pilhas e mecanismos de compatibilidade com os padrões anteriores do WAP 1.0
Todos os handsets atualmente comercializados seguem as normas do WAP Fórum. Sem essa normatização, que a diferencia da Internet, os provedores de conteúdos morreriam loucos pois cada fabricante teria o seu padrão “a la Internet”.


E quem disse que o pessoal que desenvolve aplicações para a Web vive em uma "zona" sem definições? Para isto existem, entre outros, o W3C e o IETF.

O fato das aplicações na área de telecom (e, particularmente, para redes celulares) terem suas particularidades leva à necessidade de órgãos como a OMA. Se todos estes órgãos de especificação e padronização não acreditassem que existem interesses comuns a todos, eles nem se dariam ao trabalho de cooperar.

O CSS do WAP 2.0 não é o mesmo da Internet, o XHTML não é o mesmo que HTML e nem que WML (embora englobe este último).

Pois é... Mas o simples fato de ser possível o uso de um subset das especificações W3C para CCS (Cascading Style Sheets) e XHTML (eXtensible Hypertext Markup Language) é prova do que venho falando. E sustento: esta é uma tendência que veio para ficar, e deve acelerar-se em um futuro não muito distante.

Não podemos dizer que o WAP 2.0 é Internet. Quem deseja desenvolver para WAP 2.0 deve estudar esse padrão e normas.

Claro que não! E claro que sim. Isto é o presente. Mas meu ponto é: esta não é uma situação estática, e tende a mudar na direção de uma integração cada vez maior das características das tecnologias de browsing.

Talvez não cheguemos ao ponto de ter um Internet Explorer ou um FireFox instalado nos nossos celulares, mas vai ficar muito próximo disto.

Quem deseja criar aplicações para o mundo móvel tem que entender o que é o WAP 2.0 e 1.0 para poder ganhar volume de mercado. Por favor não vamos menosprezar o WAP Fórum e dizer que o WAP 2.0 não é WAP. Há serviços/especificações muito úteis como WAP Push, entre outros, que somente existe e faz sentido no mundo Wireless.

Ninguém quer menosprezar nada. Só estou dando uma opinião sobre como acho que a tecnologia evoluirá nos próximos 5 anos. Além disso, a própria fronteira sobre o que são aplicações típicas de redes fixas ou móveis está ficando difusa.

Portanto usemos a terminologia correta dizendo que o WAP 1.0 está com seus dias contados, porém em 2002 (há 5-6 anos) foi criada a especificação WAP 2.0, que contou com o tempo e esforço de muitas pessoas do mundo acadêmico e do mercado e que hoje ele é uma realidade usada em quase todos os aparelhos celulares atuais e por provedores de conteúdo e aplicações.

Correto. Hoje é assim. Mas, assim como já mudou, continuo defendendo que o processo de mudança continuará a ocorrer, em um sentido de progressiva integração, e não diferenciação, das tecnologia de browsing.

Estudem mais sobre o WAP 2.0 pois esse é o futuro, mais vivo e presente nas vidas das pessoas do que nunca.

Se vc está interessado em um time-to-market das suas aplicações em um horizonte de mais 5 anos, concordo. Quem estiver interessado em um horizonte maior deve alargar os horizontes e acompanhar o que os órgãos de padronização/especificação (especialmente OMA e W3C) andam discutindo sobre o futuro.

Your honor, I rest my case...

[ ]'s
J. R. Smolka

-------------------------------------------------------------

----- Original Message -----
From: Rodrigo Garcia Corbera
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, March 04, 2008 12:45 PM
Subject: [Celld-group] RE: [wireless.br] RE: Material sobre WAP

Olá Smolka e ComUnidade,

Gostaria de chamar a atenção de todos neste grupo para o fato relevante da existência de um padrão chamado WAP 2.0.

A mensagem do Smolka, erroneamente, leva as pessoas a pensarem, novamente, que WAP é morto e que o WAP 2.0 é um passo intermediário entre hoje e os padrões da Internet.

ERRADO! Não há unificação ampla e irrestrita de WAP 2.0 com Internet... apenas o uso de algumas pilhas de protocolos em comum, mas somente isso. Um exemplo clássico é que o serviço de MMS é especificado no WAP 2.0 e não no “WAP antigo”. Portanto há sim um WAP de fato no mundo que não pode ser ignorado ou colocado como um passo rumo à “Internetalização” das comunicações móveis de dados.

Lembremos que, por exemplo, VIVO Play, lançado junto com as redes 1xRTT (2.5G) é baseado em WAP 2.0. E que agora com EVDO e EDGE esse serviço continua igual, graças às padronizações do WAP Fórum.

Devemos colocar na cabeça que o WAP tal como o conhecemos agora é o WAP 2.0, o qual não é o mesmo que Internet pois há arquiteturas de redes, protocolos e serviços específcos. Usando a analogia e trocadilho do Smolka, eu diria que a Internet é o Tigre e o WAP é o Gato, ambos andam igual, tem bigodes, orelhas pontudas, pelagem similar, são Felinos, mas bem diferentes nos detalhes...

Eu me preocupo pois sempre que o assunto WAP aparece aqui no grupo, somente se fala de WML, como fazer páginas etc, limitando-se ao que define o WAP 1.0.

Esse dia, a que se refere, quando tudo se fundirá será o mesmo quando todos os aparelhos wireless forem SmartPhone, WiFi seja carne de vaca e VoIP tão comum como mandar um email. Ou seja muito, muito distante... Pelos próximos 15-20 anos, o que é bastante, aquele que quer fazer parte desse mercado deve entender o WAP 2.0 e desenvolver serviços e aplicações baseadas em seus conceitos, protocolos, arquiteturas e especificações. Portanto não podemos desprezar e decretar a morte do WAP.

O WAP Forum padronizou a evolução a partir do WAP 1.0, junto à comunidade, para o qual dá o nome de WAP 2.0.

Não é só o nome WAP, mas um conjunto de especificações técnicas dos protocolos, como por exemplo:

O próprio WAE (WAP Environment)
Modo de uso do CSS, XHTML, XHTMLMP, WMLScript,
Suporte a VCards e VCalendar,
XSLT (para converter WML1 para WML2),
Interfaces de usuário,
WAP Push,
MMS
WTA (Wap permite iniciar chamadas telefônicas e interagir com SMS),
EFI (plugins para Wap browsers),
Armazenamento Permanente de Dados entre sessões,
Sincronização de Dados (SynchML),
Provisionamento
UAProf para identificar as capacidades do aparelho e facilitar o desenvolvimento de aplicações de valor agregado. Com isso é possível criar serviços WAP que atendem a qualquer gama de aparelhos.
Pilhas e mecanismos de compatibilidade com os padrões anteriores do WAP 1.0

Todos os handsets atualmente comercializados seguem as normas do WAP Fórum. Sem essa normatização, que a diferencia da Internet, os provedores de conteúdos morreriam loucos pois cada fabricante teria o seu padrão “a la Internet”.

O CSS do WAP 2.0 não é o mesmo da Internet, o XHTML não é o mesmo que HTML e nem que WML (embora englobe este último).

Não podemos dizer que o WAP 2.0 é Internet. Quem deseja desenvolver para WAP 2.0 deve estudar esse padrão e normas.

Quem deseja criar aplicações para o mundo móvel tem que entender o que é o WAP 2.0 e 1.0 para poder ganhar volume de mercado. Por favor não vamos menosprezar o WAP Fórum e dizer que o WAP 2.0 não é WAP. Há serviços/especificações muito úteis como WAP Push, entre outros, que somente existe e faz sentido no mundo Wireless.

Portanto usemos a terminologia correta dizendo que o WAP 1.0 está com seus dias contados, porém em 2002 (há 5-6 anos) foi criada a especificação WAP 2.0, que contou com o tempo e esforço de muitas pessoas do mundo acadêmico e do mercado e que hoje ele é uma realidade usada em quase todos os aparelhos celulares atuais e por provedores de conteúdo e aplicações.

Estudem mais sobre o WAP 2.0 pois esse é o futuro, mais vivo e presente nas vidas das pessoas do que nunca.

Sds,
Rodrigo Garcia Corbera.

-----------------------------------------------------------

----- Original Message -----
From: J. R. Smolka
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, March 04, 2008 10:29 AM
Subject: Re: [wireless.br] RE: Material sobre WAP

At 23:48 3/3/2008, you wrote:
Eu creio que a visão do nosso amigo Smolka ainda está atrelada ao mundo velho do WAP 1.0, o que explica muitos de seus comentários mais recentes.

Rodrigo,

Tudo o que vc falou é verdade, porém vou relembrar o último parágrafo do meu post sobre o assunto:
Então creio que o browser no aparelho do usuário terá capacidades cada vez mais parecidas com o browser que ele usa em um computador (desk- lap- ou palmtop), e quando o legado de aparelhos incapazes de suportar este novo cenário se tornar desprezível, o WAP, tal como o conhecemos, morrerá.
Eu concordo com a sua opinião sobre as profundas modificações que ocorreram, ocorrem e ocorrerão no WAP, por causa das novas possibilidades da tecnologia das redes celulares e dos aparelhos. O grifo em negrito serve apenas para ressaltar minha opinião: o WAP, que nasceu altamente diferenciado da web tradicional, está gradualmente tornando-se igual a ela.

Então, quando este processo de "conurbação tecnológica" se completar (e parece que não estamos muito longe disto), ainda fará sentido ter uma denominação específica para esta aplicação? Minha resposta para esta pergunta tem muito a ver com uma frase muito citada de Shakespeare (Romeo and Juliet, segundo ato, cena
2):
"What's in a name? That which we call a rose by any other name would smell as sweet."
Para mim, se alguma coisa anda como um gato, mia como um gato e tem pelagem de gato, então é um gato (com a possível exceção de ser uma gata :-)). Em um futuro não muito distante, o browser será o mesmo da web, os formatos de conteúdo serão os mesmos da web, e os protocolos usados serão os mesmos da web, então o WAP "morrerá", porque foi absorvido dentro do contexto geral da web, e não mais se diferenciará dela.

[ ]'s
J. R. Smolka

------------------------------------------------------------
----- Original Message -----
From: Rodrigo Garcia Corbera
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, March 03, 2008 11:48 PM
Subject: [Celld-group] RE: Material sobre WAP

Olá,
Eu creio que a visão do nosso amigo Smolka ainda está atrelada ao mundo velho do WAP 1.0, o que explica muitos de seus comentários mais recentes.

Porém eu tenho uma visão completamente diferente sobre o WAP. Ele não vai morrer e pelo contrário, vai continuar vivo por muito, muito tempo.

Explico os motivos:

1) Com o WAP 2.0, essa arquitetura não é mais “dedicada” ao uso de Micro Browsers de dispositivos móveis. Não podemos mais achar que o motivo da existência do WAP é a presença de Navegadores WAP antigos e limitados ou para mostrar páginas em WML a baixa velocidade.

2) WAP 2.0 é uma arquitetura que usa o protocolo HTTP 1.1, portanto pode ser usada por uma série de serviços adicionais, tais como aplicações BREW, J2ME, incluindos os famosos WEB Services utilizados em arquiteturas SOA, sem necessidade de WAP Gateways, entre outros.

3) Com a penetração de terminais com capacidade de comunicação em 3G, as aplicações de Browsers Internet se sofisticaram. O velho browser deu lugar a um mais capaz, que usá HTTP 1.1, não só para puxar as “velhas páginas WAP”, mas também para puxar um stream de áudio e vídeo, por exemplo, entre outras coisas como uso de CSS, JavaScript e XHTML. Tudo isso é 100% compatível com o que define o WAP Fórum, portanto são serviços 3G executados dentro da arquitetura WAP.

4) WAP 2.0 não exige o uso de WAP Proxies (comumente chamados de WAP Gateways), permitindo a comunicação direta entre as aplicações dos terminais e os servidores da Internet. Isso faz muita diferença para aplicações 3G que poderão, dependendo da operadora, atuar exatamente como aplicações de um computador que acessa a Internet... tudo previsto no WAP 2.0.

5) WAP 2.0 é 100% compatível com a pilha WAP antiga, a qual era necessária para redes que não tinham suporte a IP e com limitações na banda de transmissão de dados (coisa muito antiga hoje em dia).

Portanto com WAP 2.0, o velho WAP original evoluiu e é a arquitetura mais madura para serviços de dados baseados em HTTP para o mundo móvel 3G, 4G etc

Ainda assim a arquitetura WAP 2.0 suporta os protocolos da antiga arquitetura WAP como o WSP (Wireless Session Protocol), WTP (Wireless Transaction Protocol), WTLS (Wireless Transport Layer Security) e WDP (Wireless Datagram Protocol). A diferença é que o WAP 2.0 passou a adotar os protocolos do mundo Internet diretamente, o que fez o WAP Gateway desnecessário.

Para maiores informações olhem este paper do WAP Fórum http://www.wapforum.org/what/WAPWhite_Paper1.pdf

Ou Leiam diretamente as especificações em http://www.wapforum.org/

Sds,
Rodrigo Garcia Corbera.

------------------------------------------

---- Original Message -----
From: J. R. Smolka
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, March 03, 2008 5:36 PM
Subject: Re: RES: [wireless.br] Material sobre WAP

At 14:21 3/3/2008, you wrote:
E o protocolo de comunicação da tecnologia 3G envolve o que????


Esly,
Dê uma lida em http://en.wikipedia.org/wiki/Wireless_Application_Protocol. Deve ajudar a tirar suas dúvidas.

[ ]'s
J. R. Smolka

------------------------------------------------------------

----- Original Message -----
From: J. R. Smolka
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, March 03, 2008 11:33 AM
Subject: Re: [wireless.br] Material sobre WAP

At 23:46 28/2/2008, you wrote:
Alguém ai teria algum material sobre WAP. Estou fazendo uma monografia a esse respeito mas não tenho encontrado muito material. Ajuda ae pessoal...


Esly,
Além desta mensagem postada publicamente, vc me enviou a mesma pergunta em pvt. Como acho que o que vou dizer pode ser do interesse - pelo menos de uma parte - da comunidade, vou responder em público, ok?

Quanto a material sobre WAP não tenho muito a acrescentar além do que o Hélio já mensionou na resposta dele ao seu post. Mas quanto à sua dúvida básica: qual o efeito da migração das redes celulars para 3G sobre o WAP, posso dar algumas opiniões.

A versão curta (IMHO) é que o WAP deve morrer de "morte morrida", como já aconteceu antes com várias outras tecnologias. O tempo para esta "morte" depende do prazo para que as redes 3G (ou 4G ou o que ainda venha por aí) substituam completamente os serviços prestados por redes 2G ou 2,5G hoje existentes, mais ou menos da mesma forma que elas estão permitindo, hoje, falar da "morte" do AMPS (ou telefonia celular 1G).

Entender o porquê desta opinião exige mais palavras :-)

Quando o WAP foi proposto ele era uma alternativa leve para proporcionar uma experiência web-like aos usuários das redes celulares 2G então existentes. A banda disponível para os acessos de dados eram muito baixas, e os celulares não tinham nem muita memória nem capacidade de processamento nem visores adequados para suportar aplicações de dados sofisticadas. E, neste contexto, o WAP funcionou muito bem.

Só que, hoje em dia - e cada vez mais daqui para a frente, os fatores que tornaram o WAP interessante não são mais determinantes, porque:

a) A banda disponível para o acesso de dados é cada vez maior (já estamos falando em 4G na ordem de 100 Mbps - em pico - por usuário);

b) Os terminais dos usuários estão ficando cada vez mais sofisticados, tanto na capaciade de execução de aplicações quanto na capacidade de exibição do visor.

Então creio que o browser no aparelho do usuário terá capacidades cada vez mais parecidas com o browser que ele usa em um computador (desk- lap- ou palmtop), e quando o legado de aparelhos incapazes de suportar este novo cenário se tornar desprezível, o WAP, tal como o conhecemos, morrerá.

[ ]'s
J. R. Smolka


 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO