José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2010               Índice Geral


04/01/10

• O que é Unicast?

de J. R. Smolka <smolka@terra.com.br>
para wirelessbr@yahoogrupos.com.br,
Celld-group <Celld-group@yahoogrupos.com.br>
data 4 de janeiro de 2010 20:13
assunto [Celld-group] Re: [wireless.br] O que é Unicast?

JP escreveu:

> Olá grupo,
> Estou com uma dúvida sobre transmissão unicast
>No site UnderLinux encontrei a seguinte explicação:
"Unicast
O unicast, apesar de ser o termo menos conhecido, é o mais comum.
A transmissão unicast é quando A envia a informação apenas para B. Simples assim, não tem muito o que explicar. É uma comunicação entre duas pontas, nada mais. Apenas B recebe a informação.
Quando Maria fala com João (e só João escuta), isso a unicast.
Assim quando você transfere um arquivo, baixa um e-mail ou acessa uma página web, são pacotes do tipo unicast que fluem entre seu PC e o servidor."
>Mas não entendo como se pode montar um pacote de serviços em unicast para se mandar vários pacotes Maria com João. Como funciona uma rede unicast? Como ela faz para permitir >esta troca de mensagens que fluem apenas entre um Pc e um servidor, já que idéia é ter vários usuários acessando os serviços?

Oi JP

A sua pergunta coloca "minhocas" na cabeça de muita gente. Realmente, a imensa maioria dos pacotes IP transportados na Internet (e nas redes TCP/IP privadas também) são pacotes unicast, siginificando que o endereço de origem e destino utilizados no cabeçalho dos pacotes IP identificam univocamente hosts (mais precisamente, uma das interfaces destes hosts) conectada à rede. E isto é assim porque os protocolos de aplicação e transporte (ex.: HTTP, SMTP ou FTP sobre TCP ou UDP) normalmente invocam o serviço unicast da camada IP para encaminhar os pacotes de uma sessão (veja o artigo de 2006: TCP/IP for not-so dummies).

>Mas não entendo como se pode montar um pacote de serviços em unicast para se mandar vários pacotes Maria com João. Como funciona uma rede unicast? Como ela faz para permitir >esta troca de mensagens que fluem apenas entre um Pc e um servidor, já que idéia é ter vários usuários acessando os serviços?
> Alguém pode me explicar?

Veja os mecanismos de well known sockets e three way handshaking descritos na página 2 do artigo citado acima. Deve resolver sua dúvida. Se não, basta gritar :-) . Pena que não continuei com aqueles artigos, porque um dos assuntos que pretendia abordar era o uso de multicast sobre IP. Aos interessados no assunto, uma boa introdução está no artigo sobre IP multicast na Wikipedia.

> Feliz 2010 a todos!

Pra vc também!

> P.S. Ah! Estava querendo dizer isto há algum tempo ao Smolka: antes dos poetas romanos haviam os gregos. Sou muito mais os gregos; são mais flexíveis, de 'fonte aberta'. Aliás a própria Eneida de Virgílio bebeu da inesquecível epopéia de Príamo, Heitor, Aquiles e aquela galera toda da Ilíada. Seria mais ou menos assim: Homero é WiMAX e Virgílio é LTE hahahaha! e a Iliada é o OFDMA da qual brotou outros grandes como Camões, Cervantes e até o grande Shakespeare que promoveu um upgrade nesta rede até hoje inigualável...
> No wikipedia encontra-se "A Ilíada influenciou fortemente a cultura clássica, sendo estudada e discutida na Grécia (onde era parte da educação básica) e, posteriormente, no Império Romano. Sua influência pode ser sentida nos autores clássicos, como na Eneida, de Virgílio. É considerada como a "obra fundadora" da literatura ocidental e uma das mais importantes da literatura mundial".
> Assim, parodiando o Todo Poderoso no decreto "Antes que Abraão fosse EU SOU", Homero bem podia dizer, "antes que Virgílio fosse eu fui..."

Concordo com vc em gênero, número e grau. :-) .

[ ]'s

J. R. Smolka


ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO