José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2011               Índice Geral



16/12/11

• Comentário de José Smolka sobre a notícia "Sky lança (4G) TD-LTE em Brasília"

de J. R. Smolka smolka@terra.com.br por yahoogrupos.com.br
para wirelessbr@yahoogrupos.com.br, Celld-group@yahoogrupos.com.br
data 16 de dezembro de 2011 11:10
assunto Re: [wireless.br]  Sky lança (4G) TD-LTE em Brasília - Notícia do Teletime e comentário de Mariana Mazza

Oi pessoal,

No geral excelente notícia. Pena que eles não queiram abrir (porque não engulo essa de não ter isso definido ainda) o cronograma de roll-out do serviço para outras localidades além de Brasília. Cabem alguns pequenos comentários:

Sobre a questão do pricing versus banda garantida, IMHO o CEO da Sky está apenas protegendo o seu próprio marketing. Um serviço baseado em tecnologia 4G tem muito valor na percepção do usuário, e eles estão capitalizando em cima disso. Nada de errado, só que fica feio dizer isso em público. As alfinetadas sobre a concorrência garantir apenas 10% da banda contratada são apenas cortina de fumaça. As torcidas do Corinthians, do Flamengo e o meu dentista sabem que qualquer rede (e isso significa, literalmente, qualquer uma) onde haja compartilhamento de recursos pode sofrer congestionamento e não entregar toda a banda contratada aos usuários. E as redes de acesso wireless (caso da rede LTE em questão) são especialmente vulneráveis a isso.

Finalmente tenho um ponto de concordância com a Mariana Mazza: é ilógico dar às teles o direito de entrarem no mercado de TV paga (via cabo, DTH ou rádio) e proibir que outras empresas (no caso uma operadora de TV paga) ofereçam serviços móveis. Até porque, reparem, o serviço oferecido pela Sky é apenas de acesso à Internet, e não telefonia móvel. Acho que impor a restrição de mobilidade é burrice. As operadoras que se apressem em também lançar seus serviços LTE

LTE-TDD... Ainda não sei bem se é a melhor pedida (mesmo com a China por trás). Pode acabar como o CDMA-2000, que virou uma tecnologia de nicho. Ainda acho que o LTE-FDD com MIMO deve ser melhor (em desempenho e preço) a médio/longo prazo.

[ ]'s

J. R. Smolka

http://www.wirelessbrasil.org/jose_smolka/js01.html


ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO