José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2011               Índice Geral



19
/01/11

• Transição IPv4 / IPv6 (1) - Artigo de José Smolka no e-Thesis: "Demorou..."

Olá, WirelessBR e Celld-group!

01.
Transcrevo mais abaixo este artigo recente do nosso José Smolka no e-Thesis da nossa Jana de Paula:  :-)

Fonte: e-Thesis
[13/01/11]   Demorou... - por José Smolka
Recorte:
(...) O essencial é que os endereços IPv4 estão acabando, provavelmente no próximo mês.
E depois disso, o que acontece? Não haverá mais possibilidade alguma de obter endereços IPv4 e a Internet, que ainda não conseguiu organizar uma migração consistente dos seus serviços para IPv6, será forçada a dar um "freio de arrumação"? Mais ou menos. (...)

Comentários?
Mais informações?
Sugestões de novas leituras sobre o tema?

02.
Aqui estão os demais artigos do Smolka na "série" Eu detesto dizer 'eu avisei' no e-Thesis

[22/09/10]   O que realmente significa net neutrality?
[12/07/10]   Meditações...
[14/04/10]   Bitpipe Wars
[21/06/08]   NGN, IMS e SDP. Será suficiente?

03
Conheça:
Website de José Smolka no domínio WirelessBRASIL

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

------------------

Fonte: e-Thesis
Demorou...
Eu detesto dizer 'eu avisei' - Artigos
por Jose Smolka  
13-Jan-2011

Aprove ImagemDepois de muitos avisos e alertas, desta vez parece que finalmente chegou a proverbial situação da "água fria batendo no bumbum" da Internet IPv4. De acordo com este relatório (e contador regressivo para o "armagedom IPv4") feito por Geoff Houston o address space IPv4 deve exaurir-se no dia 19 de fevereiro de 2011. Se vocês quiserem também podem baixar, a partir desta página da Hurricane Electric, aplicações para exibir o contador de exaustão do address space IPv4 no seu iPhone, smartphone Android, webpage, Windows Vista ou 7 e MacOS X. Segundo este contador, sugestivamente batizado bye bye IPv4,  ainda temos 31 dias (a partir de 13 de janeiro) para conseguir endereços IPv4, o que coloca o dia fatídico no próximo dia 13 de fevereiro de 2011. Uma semana para lá ou para cá, não importa. O essencial é que os endereços IPv4 estão acabando, provavelmente no próximo mês.

E depois disso, o que acontece? Não haverá mais possibilidade alguma de obter endereços IPv4 e a Internet, que ainda não conseguiu organizar uma migração consistente dos seus serviços para IPv6, será forçada a dar um "freio de arrumação"? Mais ou menos.

Uma possível válvula de escape é promover um refarming intensivo do address space IPv4. A única dúvida que eu tenho é se isso ocorreria por iniciativa e pressão dos RIRs (Regional Internet Registrars) ou pela boa e velha iniciativa privada. A diferença entre os dois casos é que no primeiro provavelmente não haverá custo associado a este processo, enquanto no segundo caso...

A saída definitiva, como sempre, é acelerar a migração para IPv6. Algumas iniciativas interessantes estão finalmente acontecendo nesta área.

Em 8 de junho de 2011 a ISOC (Internet Society) estará promovendo o World IPv6 Day, com participação assegurada (finalmente) dos pesos-pesados da Internet: Google, Facebook, Yahoo!, Akamai e Limelight Networks. Neste dia (e, possivelmente, em definitivo a partir daí?) todos os sites participantes disponibilizarão todo o seu conteúdo através de IPv6. Não está dito, mas eu não creio que eles suspendam o acesso IPv4 neste dia, portanto acho que todos deverão estar oferecendo acesso dual stack.

E para os usuários, o que isto significa? Bom... quem não possuir uma configuração dual stack não poderá acessar o conteúdo que venha a ser oferecido apenas sobre IPv6. E como conseguir esta configuração? Para quem está usando as versões mais atuais dos sistemas operacionais da Microsoft e da Apple isto depende basicamente do estado de preparação do seu provedor de acesso à Internet, porque eles já vem de fábrica com o protocolo IPv6 habilitado, e os aplicativos mais atuais já estão preparados para fazer consultas de tradução de nomes para endereços na versão IPv6 do DNS (Domain Naming System).

O que está a cargo do ISP? Atualizar o serviço de configuração automática (DHCP) para designar endereçamento IPv6 aos hosts; atualizar os servidores DNS para reconhecer e responder consultas aos registros AAAA (tradução de nomes para endereços IPv6); ativar o protocolo IPv6 em todos os seus roteadores; e estabelecer conectividade (peering) IPv6 com o resto da Internet.

Um dos recursos interessantes indicados na página do evento da ISOC é este IPv6 readiness test para o seu host conectado à Internet. No meu caso (PC rodando Windows 7 e com conexão Oi Velox à Internet) o resultado do teste foi o seguinte:

No geral parece bem. Posso acessar conteúdo IPv6, desde que eu saiba o endereço. Ainda tenho que esperar a atualização dos servidores DNS, mas creio que isso ocorra em breve (embora eu não tenha nenhuma idéia de quais são os planos da Oi a este respeito). Minha única preocupação é com a escalabilidade dos servidores Teredo relay à medida que o tráfego IPv6 comece a crescer de verdade.

Recomendo a todos que façam este teste e verifiquem o seu status de preparação para funcionar com IPv6. Acredito que, neste momento, todas as operadoras de telefonia fixa devem estar em um grau semelhante de preparação ao que listei aqui (feedback de usuários da Telefónica e da GVT é bem-vindo). Quanto às operadoras de telefonia móvel a situação ainda é incerta, porque para suportar IPv6 elas tem que habilitar mais um contexto PDP (Packet Data Protocol) para cada assinante conectado ao serviço de dados, e isto tem grande impacto (performance e custo) sobre os gateways do serviço de dados (SGSN e GGSN). Meu palpite é que inicialmente isto só será habilitado para usuários 3G, e, possivelmente, somente para uma parcela dos usuários (modems para notebooks, por exemplo). Já a situação de preparação dos pequenos provedores de acesso são uma incógnita para mim. Mas todos eles tem que fazer seus próprios planos para adequar-se às exigências acima.

O tempo está correndo, e seria bom se a Anatel exigisse dos detendores de licença do SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) a publicação dos seus roadmaps para adequação ao IPv6. Mais uma vez o aviso está dado. E eu detesto dizer "eu avisei".


ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO