José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


WirelessBrasil

Fevereiro 2012               Índice Geral


08/02/12

• Artigo de José Smolka no Portal telecomHall BR: "Comutação de Pacotes IP em Telecom"

Mensagem de Leonardo Pedrini

Boa tarde amigos,
É com muita satisfação que comunico a vocês um enorme ganho para a Comunidade telecomHall: os excelentes artigos do J. R. Smolka.
O Smolka é o tipo de pessoa que dispensa qualquer comentário: basta ler algum de seus artigo no seu blog e agora também no telecomHall para entender o que estou falando.

E o seu primeiro artigo (série) já aborda um tema indiscutivelmente cada vez mais importante na área de Telecom: Comutação de Pacotes IP em Telecom
Em nome da Comunidade dou as boas vindas ao Smolka, já agradecendo pela enorme contribuição a todos.
Não esqueçam de deixar os seus comentários no final do artigo, participando desse assunto tão interessante.

Blog do Smolka: http://smolkaetcaterva.blogspot.com/
Leonardo Pedrini

---------------------------------------

Mensagem de José Smolka

Leonardo,
Muito obrigado pelas suas palavras. Espero manter o conteúdo à altura dos elogios. :-)
E uma curiosidade para os eventuais leitores. Como os artigos do TelecomHall são publicados de forma trilíngue (português, inglês e espanhol) me deu uma vontade de experimentar algo diferente. Então resolvi fazer o texto inicial em inglês, e depois fazer a tradução para o português e para o espanhol. Então, para os que assim quiserem, dá pra conferir o meu estilo de escrever em inglês. :-)
Mais artigos da série em breve... Insh'allah
[ ]'s
J. R. Smolka

----------------------------------------

Comutação de Pacotes IP em Telecom - Parte 1 - por José Smolka 

É melhor eu avisar desde já que vocês vão achar meu estilo de escrita diferente do Leonardo. Enquanto ele enfatiza a simplicidade eu gosto mais do rigor. Vou fazer um esforço sincero para ficar mais perto do estilo dele que do meu. Mas haverão alguns trechos difíceis ao longo do caminho, e eu espero que isto não desanime vocês.

Muito bem... Você provavelmente já ouviu dizer que as redes de telecom são baseadas no paradigma de comutação de circuitos. E isso era correto até cerca de 15 anos atrás. Desde então começou um movimento para mudar o paradigma das redes para comutação de pacotes. Este tem sido um caminho bem longo, que vai estar praticamente completo com a implantação das redes móveis 4G. Nosso primeiro passo é entender porque esta mudança de paradigma foi considerada como necessária.

Comutação de circuitos significa que os canais de comunicação entre pares de usuários são rigidamente alocados durante toda a sessão de comunicação. Embora existam fórmulas estatísticas para o planejamento de capacidade das redes de comutação de circuitos – veja este artigo da Wikipedia sobre a unidade de tráfego Erlang – existe um desperdício de capacidade sempre que uma das partes não está usando o seu canal de comunicação (que geralmente é full-duplex).  Ler mais no TelecomHall


WirelessBrasil                     BLOCO