José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


WirelessBrasil

Fevereiro 2012               Índice Geral


16/02/12

• "Percepção e realidade" (2) - "Se você usa conexão Wi-Fi, então não confie completamente nas medidas de desempenho feitas através do enlace de rádio"

de J. R. Smolka smolka@terra.com.br por yahoogrupos.com.br
para "wirelessbr@yahoogrupos.com.br" <wirelessbr@yahoogrupos.com.br>,
"Celld-group@yahoogrupos.com.br" <Celld-group@yahoogrupos.com.br>
data 16 de fevereiro de 2012 19:12
assunto [Celld-group] Percepção e realidade 2

Hoje eu recebi aqui em casa um instalador da GVT, que veio trocar meu modem DSL simples por um modem DSL + roteador WiFi (a banda contratada também subiu, de 10 para 15 Mbps).

Comecei a conversar com o instalador sobre as percepções dos clientes que ele já atendeu com respeito ao desempenho do enlace instalado, e não deu outra. Ele começou a contar como as pessoas tem expectativas irreais sobre o desempenho que irão experimentar no dia a dia. Simplesmente não cabe na cabeça das pessoas que o provedor de acesso não tem como responder pela qualidade da rede além das suas fronteiras, e que não existe na Internet nenhuma garantia de desempenho fim a fim.

Outro detalhe: testando o desempenho do meu enlace conectado na interface Ethernet (IEEE 802.3 com cabo UTP RJ45, usando o site de teste da GVT e o SIMET do CGI.br com o servidor do PTTmetro SSA) obtive desempenho bem próximo dos 15 Mbps contratados. BTW, já era assim no enlace de 10 Mbps. Já na interface WiFi (IEEE 802.11g) o desempenho caiu entre 10% e 15%. O que é normal.

Existem "trocentos" geradores de sinais de rádio na faixa de 2,5 GHz nas redondezas. Outros roteadores WiFi com computadores, games e televisões conectadas, telefones sem fio, o escambau. E está ficando pior. Logicamente vão começar os problemas de interferência, que causam perda de pacotes, aumento de latência e jitter no enlace via rádio.

Portanto é melhor que a gente consiga uma maneira de disseminar esta informação para o público em geral: se você usa conexão WiFi, então não confie completamente nas medidas de desempenho feitas através do enlace de rádio. Conecte-se na interface Ethernet (com fio) para medir com mais certeza o desempenho do enlace DSL (ainda assim existem fontes de incerteza, mas vamos esquecer isso por enquanto).

Ainda tem algumas coisas que eu quero testar com mais calma, mas fiquei com a impressão que o resultado dos testes com o SIMET podem apresentar variabilidade em função do browser utilizado (O SIMET é uma aplicação Java, e pode ser que cada browser acabe tendo relacionamentos diferentes com a máquina virtual Java. No meu caso, fiz uns testes rápidos com o Chrome e com o Firefox. Ainda tenho que repetir os testes, e incluir o Internet Explorer na lista. Quanto tiver mais resultados para comprovar ou refutar esta hipótese aviso a vocês. Se alguém puder me ajudar e também estender os testes para múltiplos sistemas operacionais (MacOs, Linux, Solaris, etc.) agradeço.

E, se alguém tiver dados mais detalhados da implementação do SIMET também queria saber.

[ ]'s
J. R. Smolka


WirelessBrasil                     BLOCO