José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


WirelessBrasil

Janeiro 2012               Índice Geral


21/01/12

• Interface celular para PABX empresarial

de J. R. Smolka smolka@terra.com.br por yahoogrupos.com.br
para Celld-group@yahoogrupos.com.br, "wirelessbr@yahoogrupos.com.br" <wirelessbr@yahoogrupos.com.br>
data 21 de janeiro de 2012 20:18
assunto [wireless.br] Re: [Celld-group] Ligações empresariais via interface celular

Jr perguntou:

(...) Caros colegas,
Gostaria de saber se há regulamentação para efetuar ligações num PBX empresarial via interface celular ou se isso é uma questão de contrato com as operadoras de celular.
Alguém tem a portaria ou documento caso seja uma regulamentação da Anatel?
Grato
Jr (...)


Smolka responde:

Jr
Sobre sua dúvida... Tem que haver o envolvimento de uma operadora SMP. O que você está propondo é algo que eu cansei de sugerir que a operadora SMP para a qual eu trabalhava lançasse como produto para o mercado empresas. Não é tecnicamente muito difícil, embora possam haver barreiras regulatórias. Não tenho certeza quanto a isto.

Para implantar basta que o PABX do cliente possa "falar" um protocolo de sinalização mais sofisticado que o R2. Pode ser SS7 ou Q.931 (ISDN), nativos ou encapsulados sobre IP (SIGTRAN ou QSIG), ou até mesmo SIP - se a operadora já estiver usando IMS. Dependendo da configuração do serviço a operadora pode optar por fornecer o PABX como parte do pacote. Neste caso eu sugeriria uma implementação do Asterisk sobre uma máquina Intel de mercado, mais as placas para conexão dos ramais analógicos (se for puro VoIP - o que recomendo fortemente - pode economizar nesta parte).

A conectividade entre a operadora e o cliente pode ser feita a partir da torre de rádio-base mais próxima. O ideal é inteconectar via fibra, mas para começar um enlace de rádio TDM já dá (um dos velhos minilink 4 x E1 serve perfeitamente para isso).

O funcionamento é assim:

a) Cada um dos aparelhos do grupo de assinantes incluídos no serviço possui dois números: o do DDR do PABX e o da operadora SMP;

b) Ligações destinadas ao número SMP dos aparelhos do grupo são completadas e tarifadas como chamadas normais terminadas na rede móvel;

c) Ligações destinadas ao número DDR dos aparelhos do grupo são encaminhadas pelo PABX para completamento pela rede móvel. Se o aparelho chamado estiver localizado dentro da área de cobertura do setor/célula que atende à localização do PABX, então a chamada é completada sem tarifação pela operadora. Se o aparelho chamado estiver fora da área de cobertura do setor/célula que atende à localização do PABX, então a operadora SMP retornará ao PABX sinalização de ramal ocupado;

d) ligações originadas pelos aparelhos do grupo serão encaminhadas pela operadora SMP para completamento pelo PABX se o originador estiver dentro da área de cobertura do setor/célula que atende à localização do PABX. Caso contrário a chamada será completada como uma chamada normal originada em aparelho celular.

Este serviço pode ser aplicado sobre um subconjunto dos aparelhos incluídos no contrato corporativo da empresa cliente. A gestão de quais aparelhos estão dentro ou fora do status de "ramal celular" pode ser feita pelo mesmo meio hoje usado para gerir os limites de utilização do contrato corporativo.

E se a operadora que você for negociar disser que não sabe como fazer, recomende a ela que me contrate, e eu ajudo eles a fazer, por uma quantia módica. :-)

[ ]'s
J. R. Smolka


WirelessBrasil                     BLOCO