José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


WirelessBrasil

Maio 2012               Índice Geral


29/05/12

• Debate sobre "bloqueadores de celulares"

Olá, Grupos!

Um participante, que prefere não se identificar, me envia este comentário e repasso aos Grupos para eventual debate, confirmação e "comentários técnicos didáticos", para que todos possam entender e acompanhar.

(...) Recebi uma denúncia feita via facebook de um repórter fotográfico que cobre esportes, de que a Rede Globo está usando bloqueadores de frequência para celulares quando transmite externas em HD.

Segundo ele, essa prática não é de hoje e ele ouviu o gossip lá no Serra Dourada.

E em BH na reinauguração do Estádio Independência um cinegrafista da Globo local confirmou a história.

Esses bloqueadores não são ilegais?
Como é que o pessoal está fazendo a coisa sem dar na pinta?
O repórter assinalou que o bloqueador tem potência bastante para neutralizar todas as torres de célula num raio de quase 1km.
Essa história é ou não é muito maluca? (...)


Um abraço cordial

Helio Rosa

-----------------------------------------------------------------

Olá, 
 
Já trabalhei com desenvolvimento de bloqueadores de celular e isso é no mínimo muito estranho. Primeiro, se for um bloqueador "burro" (frequency jamming) ele terá que identificar a ARFCN do link dele e "sujar" somente as demais frequencias, neste caso, o problema maior são os espúrios, que acabarão incomodando também a faixa que eles não querem bloquear.
Caso eles estejam utilizando bloqueadores inteligentes, terão que utilizar uma potência "gigante" para poder "competir" com as ARFCNs das operadoras e desviar somente os telefones que eles querem bloquear.
 
Eu acredito que seria muito mais "fácil" eles conseguirem um link "seguro" com a operadora do que fazer essa maluquice, mas, vindo da Globo eu não duvido de nada.
 
Abraços 

--------------------------------------------------------

de: J. R. Smolka smolka@terra.com.br por yahoogrupos.com.br
para: wirelessbr@yahoogrupos.com.br,
"Celld-group@yahoogrupos.com.br" <Celld-group@yahoogrupos.com.br>
data: 28 de maio de 2012 12:13
assunto: Re: [wireless.br] Bloqueadores de celulares

Oh céus... Mais uma daquelas lendas urbanas...

Vejamos. Em transmissões externas de TV (canais abertos ou fechados) o sinal das várias câmaras e microfones localizados no local do evento (jogo de futebol, parada de 7 de setembro, ou qualquer coisa parecida) são encaminhados - tipicamente por linha física - ao caminhão de externa, que funciona como um estúdio móvel onde tem uma mesa de corte para a pré-seleção das imagens que serão transmitidas aos espectadores.

Do caminhão de externa o sinal segue para o head-end da emissora, onde ele vai ser condicionado para o broadcast (TV aberta) ou para ser multiplexado (FDM) no sinal da rede HFC (TV a cabo) ou no uplink do transponder do satélite (DTH).

O sinal local, das câmaras/microfones até o caminhão de externa não é - tipicamente - nem passível de interferência, e muito menos de eavesdropping, por parte de aparelhos celulares, de nenhuma geração. Então interferir no sinal de telefonia celular, por este motivo, não faz sentido.

O sinal que é transmitido do caminhão de externa até o head-end normalmente usa um link privativo - microondas ou linha física - que também não é passível de interferêcia ou eavesdropping por aparelhos celulares. O que também torna inútil fazer qualquer bloqueio do sinal de telefonia celular com a finalidade de "proteger" este sinal.

Sendo assim, então porque surgem estas estórias do tipo "eu conheço um cara, que conhece um cara..."? IMHO trata-se apenas do velho hábito de demonização das grandes empresas. Acha-se muito natural que a Globo possa fazer qualquer forma de perversidade. Só que isto não faz sentido, nem técnico, nem comercial e nem político. Acho melhor as pessoas terem mais senso crítico antes de ficar espalhando boatos sem sentido!

[ ]'s

J. R. Smolka

---------------------------------------------------

J. R. Smolka smolka@terra.com.br por  yahoogrupos.com.br 
28 mai
para wirelessbr, Celld-group
 
 
Em 28/05/2012 12:47, Luiz Fernando Marrey Moncau escreveu:
 
Não faria sentido do ponto de vista econômico e comercial perturbar transmissões amadoras feitas por celular e câmeras de forma amadora em eventos esportivos, evitando assim a violação de direitos exclusivos de transmissão da Globo?

Não Luiz. Eu não creio que isto faria, faz ou fará qualquer sentido nem econômico, nem comercial, e muito menos de marketing. É o tipo de coisa que, se feita, traz vantagens mínimas, contra um potencial dano de imagem imenso. Não vale o risco.

Além do mais, seguindo o seu próprio raciocínio: você trocaria assistir a programação normal, digamos, da abertura da copa do mundo 2014 em HD (e, possivelmente também em 3D) por alguns vídeos amadores no YouTube? É mais provável que hajam mais usuários interessados em receber sinal de IPTV - ou mesmo o sinal de TV digital aberta - via celular dentro do estádio, para aproveitar a narração e os ângulos extras (que nem o telão do estádio consegue mostrar) do que gente querendo fazer upload de vídeos gerados lá dentro.

Não... Quanto mais eu penso no assunto, mais eu me convenço que não compensa.

Não acho sinceramente que seja o caso (e pelo que entendi o suposto bloqueio seria somente nas tomadas externas). Acho que seria uma atitude estúpida por parte da empresa, mas não subestimo a falta de bom senso dos outros.
É verdade que as antas são uma espécie longe de estar em risco de extinção. Mas até isso tem limites.

[ ]'s
J. R. Smolka

-----------------------------------------

Smolka,

Eu já tive um caso de interferência entre o link do caminhão de externa até o head-end e equipamentos operando nas proximidades em 2.4 GHz(mas neste caso é esperável pois as frequências são muito próximas), e fico pensando se um transmissor "estourado" no caminhão de externa conseguiria interferir nas portadoras de 1.8 GHz e 2.1 GHz utilizadas por algumas operadoras móveis (exceto as de bandas A e B).
Mesmo assim não seria algo a ponta de bloquear o serviço, e não seria abrangente para todas as 5 operadoras móveis.

Rubens

----------------------------------------

Possibilidade interessante, Rubens

Especialmente no caso das transmissões analógicas (modulação FM, creio) se o caminhão de externa estiver "bombando" os KW de potência de saída, talvez isso gerasse um espalhamento espectral do sinal FM que fosse longe o suficiente, e com potência suficiente, para interferir no funcionamento de alguns celulares na vizinhança. E isso poderia ser a origem da lenda do "bloqueador de celulares" da Globo.

Só que, normalmente, o pessoal de engenharia da Globo (das afiliadas, inclusive) é bom o suficiente para não deixar isto acontecer. Pode ter sido um caso isolado, ou até mesmo com outra emissora, mas a estória fica melhor se envolver a "vênus platinada". Enfim... a origem da lenda pode estar em algum evento deste tipo.

Obrigado pela lembrança. Tinha esquecido desta possibilidade.

[ ]'s

J. R. Smolka


WirelessBrasil                     BLOCO