José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


WirelessBrasil

Outubro 2013               Índice Geral


11/10/13

• Comentários sobre as notícias: "Estudo prevê que 74% dos assinantes de telefonia móvel terão planos de dados até 2017" e "Telefónica e NEC testam tecnologia para virtualização de rede"

Pessoal, sei que ando meio "sumidão", mas estou por aqui, sempre lendo o que sai nos grupos. Hoje quero comentar com vocês duas notícias.
 
A primeira é esta aqui: Estudo prevê que 74% dos assinantes de telefonia móvel terão planos de dados até 2017.
 
Como os mais antigos nos grupos podem atestar, sempre fui um ardoroso defensor da via all-IP para a prestação de serviços de telecom, e que quanto mais demorasse a migração, tanto pior seria para a adaptação à nova realidade. Como diz o título daquela coluna que eu (bissextamente] publico no site e-Thesis  da Jana de Paula: eu detesto dizer "eu avisei".
 
Então, pelo menos para mim, notícias como esta não são surpresa. Muito pelo contrário. Há algum tempo que eu anuncio que esta época chegaria. E, como previ também, as operadoras continuam pessimamente preparadas para enfrentar o desafio dos provedores de serviço off-the-shelf, ou over-the-counter, ou qualquer outro nome "fashionable" que vocês queiram usar.
 
Atenção operadoras: se quiserem me contratar para tratar dos seus "brilhantes" planos estratégicos para migrar para uma rede e serviços all-IP, presto consultoria e o preço da hora nem é tão caro assim, considerando todos estes bocós que vocês contratam a peso de ouro pra lhes dar conselhos que, no final, não funcionam.
 
A segunda notícia é esta: Telefónica e NEC testam tecnologia para virtualização de rede.
 
Tinha visto esta mesma notícia anteontem em outra fonte, e fiquei ruminando a respeito. Ultimamente um dos assuntos que tem me interessado muito é um par de iniciativas, bastante interligadas logicamente: SDN (Software-Defined Networking) e NFV (Network Funcitions Virtualization).
 
Embora este piloto Vivo/NEC (faz sentido ainda falar Telefonica Vivo? a não ser para os paulistas que estão intoxicados com a marca?) pareça interessante à primeira vista, eu não vejo nele, como anunciado, ligação com a estratégia NFV. Aliás, eu ainda estou querendo entender a necessidade de um vCPE (virtual Customer Premises Equipment). Em tese existiriam várias maneiras de harmonizar e centralizar a gerência FCAPS remota do CPE. A mais homogênea delas, que eu saiba, é o TR-069 do Broadband Forum. De quebra ele ainda é compatível e complementar com com a iniciativa DPoE da Cable Labs. O que me parece é que o pessoal da I+D, para variar </sarcasm>, resolveu reinventar a roda. E a NEC apenas complementou o processo. Dizer que este experimento tem a ver com NFV é, IMHO, mais um caso de "buzzword-compliance".
 
No entanto recomendo muita atenção para os tópicos SDN e NFV. eles virão, inexoravelmente. E vão, sim, causar uma grande disrupção na maneira como as operadoras estruturam e gerenciam suas redes e serviços. a questão, como sempre, é: a estrutura gerencial das operadoras estará à altura do desafio? Receio que seja, novamente, um caso de ensinar truque novo a cachorro velho.
 
[ ]'s
J. R. Smolka
 

WirelessBrasil                     BLOCO