Michael Stanton

WirelessBrasil

Ano 2000       Página Inicial (Índice)    


25/09/2000
Eleições na Internet - a fase final

Leitores desta coluna no final de julho teriam tomado conhecimento do processo eleitoral para a seleção de diretores representando os sócios individuais da ICANN - Internet Coporation dor Assigned Names and Numbers. Como explicado na coluna de 24 de julho, a ICANN na prática exerce "governança" sobre a Internet, através da administração das três áreas de protocolos, endereços de rede, e nomes de domínio. Sua autoridade máxima é a diretoria formada por um presidente executivo e 18 diretores, sendo que estes devem ser escolhidos de forma a possibilitar uma ampla representatividade da comunidade Internet. Dos 18 diretores, 9 já foram selecionados para representar interesses de organizações que atuam nas três áreas mencionadas acima. Os demais diretores deveriam ser eleitos por sócios individuais da ICANN, os chamados At Large Members.

Quando foi criada a ICANN, estas últimas 9 vagas de diretor foram preenchidas provisoriamente por nomeação. Para realizar a seleção "normal" destes diretores, seria primeiro necessário admitir sócios individuais, e foi realizada uma campanha de afiliação, que terminou em 8 de setembro. Como explicado na coluna de 24 de julho, qualquer interessado maior de 16 anos, que possuísse um endereço eletrônico, poderia se tornar sócio. Era necessário primeiro registrar-se via WWW no site da ICANN, e informar dados pessoais, inclusive o endereço postal. O esquema inventado pela ICANN usava este endereço postal para enviar uma senha que precisava ser usada para confirmar a inscrição por WWW, até 8 de setembro. Apenas quem confirmou sua afiliação desta forma se tornou sócio efetivo, com direito de voto.

A ICANN já anunciou que das 158.593 inscrições provisórias recebidas até 31 de julho, apenas 76.504 foram confirmadas (members.icann.org/pubstats.html). Por região geográfica, os números são muito díspares, conforme mostra a tabela abaixo.

Região 31 de julho (provisórias) 8 de setembro (confirmadas)
África 787 321 (40,8%)
América do Norte 21.596 10.694 (43,5%)
América Latina e Caribe 6.486 3.571 (55,1%)
Ásia e o Pacífico 93.782 38.397 (40,9%)
Europa 35.942 23.519 (65,4%)
Total 158.593 76.504 (48,2%)

São possíveis duas explicações para uma pessoa não confirmar sua inscrição: ou ela não quis, ou não pôde. No meu caso particular, não pude confirmar minha inscrição pois não recebi a senha por via postal. Sei de pelo menos mais um caso assim. Não duvido que haja falhas nos procedimentos adotados pela ICANN, mas não me parece ter sido sistemático o não envio desta correspondência, e, no caso da representação brasileira no contingente da América Latina e Caribe, este deve ser substancial, pois, das 6.486 afiliações provisórias, 80% eram do Brasil (members.icann.org/pubstats_unverified.html).

Para os afortunados que conseguiram confirmar sua inscrição até a data fatal, vem agora a fase final, que termina com o período de votação entre 1o e 10 de outubro. Para a vaga de diretor para a região América Latina e Caribe há cinco candidatos, tendo sido 3 indicados pela comissão de nomeação da ICANN, e dois nomeados por sócios. Para entrar na cédula, estes últimos precisavam ser apoiados por pelo menos 2% dos afiliados da região, que correspondiam a 72 pessoas. Ambos os candidatos nomeados por sócios da região que conseguiram superar esta barreira são brasileiros.

A lista completa dos candidatos da nossa região inclui três brasileiros, um chileno e um uruguaio Seus nomes e links para suas plataformas seguem abaixo.

· Ivan Moura Campos (Brasil) (members.icann.org/cand/207.html)
· Raul Echeberria (Uruguai) (members.icann.org/cand/206.html)
· Cláudio Silva Menezes (Brasil) (members.icann.org/cand/157.html)
· Aluísio S. Nunes (Brasil) (members.icann.org/cand/162.html)
· Patrício Poblete (Chile) (members.icann.org/cand/208.html)

Dos candidatos conterrâneos, Ivan Moura Campos, antigo professor de computação da UFMG, já foi secretário de política de informática e automação do MCT e secretário de ciência e tecnologia do estado de Minas Gerais. Atualmente ocupa pela segunda vez a presidência do Comitê Gestor Internet-BR (www.cg.org), que tem ao nível nacional uma atuação normativa semelhante à que a ICANN exerce em escala mundial. De acordo com sua plataforma, Cláudio Silva Menezes combina trabalho técnico no Banco do Brasil em Brasília com consultoria na montagem e administração de websites, entre estes o do Movimento Monárquico Brasileiro, (www.monarquia.com), organização que também preside. Aluísio S. Nunes é um consultor e administrador independente no Rio de Janeiro, que trabalha com administração estratégica, consultoria organizacional, e planejamento e pesquisa de mercado. Seu contato principal com a Internet é como usuário final.

Dos outros dois candidatos, Patrício Poblete é professor de computação da Universidade do Chile, onde ele vem administrando o registro nacional chileno para nomes de domínios desde 1987. Atualmente dirige também a Escola de Engenharia e Ciências dessa universidade. Raul Echeberria trabalha como assessor de computação e telecomunicações do instituto nacional de pesquisa agrícola do Uruguai, e tem longa experiência como consultor em assuntos Internet nesse país.

Que vença o melhor candidato, e que faça na diretoria da ICANN uma boa representação dos usuários desta país e da sua região. A escolha agora depende apenas daqueles que conseguiram transpor os obstáculos e se tornar sócios individuais da ICANN.

Michael Stanton (michael@ic.uff.br) é professor titular de redes do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense.