Michael Stanton

WirelessBrasil

Ano 2001       Página Inicial (Índice)    


27/08/2001
Uma pausa para meditação

Esta é minha sexagésima quinta coluna semanal publicada neste espaço, desde junho de 2000.
Não é muita coisa comparada com jornalistas profissionais que têm a incumbência de escrever diariamente, e que têm uma produção realmente invejável.
Tenho entretanto a desculpa de praticar outra atividade profissional, como professor universitário, da qual tento passar para o jornalismo conhecimentos e visões das novas tecnologias de informação e comunicação que estão transformando as nossas vidas, e também exponho preocupações sobre a maneira do seu uso.
Estas preocupações são necessárias, pois a tecnologia em si é neutra, e pode ser usada para o bem ou para o mal.

O sítio Estadão.com.br mantém arquivadas todas as colunas já publicadas neste espaço, e um índice anotado se encontra em www.ic.uff.br/~michael/SocVirt.htm.
Uma classificação dos temas desenvolvidos mostra que 25% trataram diretamente das tecnologias usadas em redes, na Internet ou nas telecomunicações, enquanto outras 14% envolviam assuntos relacionados à sua administração, e especialmente à ICANN e ao Registro.br. 48% das matérias eram sobre segurança de informações, com a seguinte composição: 9% sobre assuntos de ameaças à segurança dos sistemas provocadas pelos hackers, vírus e outros agentes deliberados; 17% sobre a privacidade de informações e comunicação, sendo incluídas iniciativas governamentais a favor e contra esta privacidade; 11% sobre a infra-estrutura de suporte necessária para dar suporte ao uso amplo de documentos digitais, especialmente no comércio eletrônico; e 11% em discussões sobre formas seguras de realizar eleições usando tecnologia moderna. 6% das matérias trataram de acordos e tratados internacionais em suporte à globalização do comércio, e 6% não puderam ser classificadas entre as categorias anteriores.

É mais do que claro que nenhum indivíduo tem a capacidade de procurar informações diretamente das fontes originais, e o colunista que precisa se manter informado sobre uma área que se renova com a velocidade das tecnologias de informação e comunicação fica obrigado a consultar fontes secundárias, que resumam as novidades, apenas para ver onde será necessário pesquisar mais profundamente.
A relação entre tecnologia e a sociedade tem cobertura desigual pela imprensa nacional.
É necessário peneirar suas notícias e prestar atenção a algumas das atividades do governo que não são sempre bem noticiadas.
Evidentemente é uma grande ajuda ter amigos e colegas para chamar à atenção novidades.
Tem também as colunas de outros professores de computação que também divulgam seus pontos de vista para o público: Sílvio Meira, da Universidade Federal de Pernambuco, que levou sua coluna semanal publicada neste espaço para o endereço silviomeira.no.com.br, e Pedro Rezende, da Universidade de Brasília, publicado em diversos órgãos da imprensa, e que reúne seus textos em www.cic.unb.br/docentes/pedro/segdadtop.htm.

Como compartilhamos nossa tecnologia e nossos problemas com outros países, é claro que o bom observador precisa ler fontes externas também.
Aqui, o número de fontes é fabuloso, e simplesmente não dá tempo para ler tudo que deveria.
Felizmente, para escrever uma coluna semanal, podemos nos dar o luxo de restringir a leitura.
Para mim leitura obrigatória é uma lista de discussão coordenada pelo professor Dave Farber, da Universidade de Pennsylvania, cujo arquivo se encontra em www.interesting-people.org.
Dave Farber tem ganho o título de Avô da Internet, pois vários dos seus antigos alunos são chamados os "pais" dela.
Na sua lista de discussão se encontra informação e opiniões de muitos, usualmente com ponteiros para as fontes originais.

Numa veia mais leve, mas muito provocativa, deve-se ler o que escreve Annalee Newitz, que há quase dois anos mantém uma coluna semanal, chamada Techsploitation, com subtítulo "tecnologia - cultura popular - sexo", republicada no seu sítio www.techsploitation.com.
Annalee, que mora na cidade de São Francisco, fez doutorado em literatura em Berkeley, mas entende profundamente de tecnologia.
Além de tudo mais, suas colunas são muito divertidas.

Se estas fontes são usadas para captar idéias ou informações novas, ainda é necessário ir atrás de maiores informações, e para isto os sítios de pesquisa são indispensáveis.
Meu favorito atual é o Google (www.google.com), e a escolha inteligente do objeto de pesquisa (coleção de palavras) é importante.
Nota-se que o Google funciona bem para fontes em português - só é necessário incluir palavras em português no objeto sendo pesquisado.
Ele também inclui uma capacidade rudimentar de tradução para o português de textos em outras línguas. O resultado não é muito literário, mas pode permitir descobrir se a página consultada é relevante para nosso interesse.

Bem, é isto. Seu colunista vem lendo o que os outros escrevem sobre determinado assunto, e tentando apresentá-lo no devido contexto, para facilitar a compreensão das suas conseqüências.
Como agora ele vai tirar férias, e esta será a última coluna a ser publicada neste espaço durante algum tempo, tentou revelar aqui os "segredos" deste ofício, para que os leitores possam continuar a acompanhar o desenrolar da nossa história socio-tecnológica.
Queria também agradecer a atenção dos leitores (entre 1000 e 2000 por coluna), e todas as contribuições daqueles que tenham escrito para ele.
Imitando a saudação de despedida da Terra dos golfinhos na obra prima, "Guia da Galáxia para o Caroneiro", do saudoso Douglas Adams, morto aos 49 anos em maio deste ano e infelizmente ainda inédito em português:
"So long, and thanks for all the fish" (Até mais, e obrigado por todos os peixes) (www.douglasadams.com/creations/hhgg.html).