ROGÉRIO GONÇALVES
Telecomunicações - Artigos e Mensagens
 

ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2007               Índice Geral


19/05/07

• Intranets Comunitárias

----- Original Message -----
From: Rogerio Gonçalves
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, May 19, 2007 1:06 AM
Subject: [wireless.br] Intranets Comunitárias
 
Prezado Hélio e demais participantes do grupo Wireless.br,
 
Ao ler a entrevista reproduzida pela Thienne no Wireless Brasil, com o título "Banda larga pela rede elétrica: o Brasil quer fazer parte", na qual o presidente da Aptel, fala sobre o projeto das "vilas digitais", que vai levar a tecnologia PLC a localidades com até 50 mil habitantes, de forma gratuita, me ocorreu que, com a recente
aprovação do padrão IEEE 802.11.n, de repente poderia ser uma boa oportunidade aproveitar os testes de campo do novo padrão para tentar fazer decolar o meu projeto das "Intranets Comunitárias", que pretende criar redes locais, com serviços e conteúdo direcionados para comunidades onde a internet ainda não chegou e nem deve chegar tão cedo, de forma a agregar valor aos computadores dos moradores destas comunidades, enquanto a internet não vem.
 
A idéia é criar pequenas redes híbridas, utilizando basicamente o HPNA 3 ou PLC para conectar as residências à dispositivos wireless 802.11.n que, interligados entre si, formarão backhauls cobrindo toda a cidade, permitindo que os moradores utilizem serviços como streamings de áudio e vídeo, telefonia IP, programas P2P, blogs,
lojas virtuais, sites institucionais das prefeituras e outros serviços de rede IP, em velocidades muito superiores à da rede internet. No dia em que a rede internet chegar nestas localidades, bastará ligar o link IP a um gateway da intranet e correr pro abraço, já que todo mundo por lá estará conectado.
 
Ao contrário dos telecentros oficiais, que dão apenas algumas noções básicas de informática e depois mandam os cidadãos irem à luta, os Núcleos de Inclusão Digital e Social (NIDS) das Intranets Comunitárias, OSCIPS criadas especificamente para esta finalidade, treinarão moradores das comunidades para que eles mesmos operem as
Intranets, tanto na implementação e manutenção da parte física, quanto na criação e gestão do conteúdo, gerando trabalho e renda para a população local.
 
É perfeitamente possível a utilização de recursos do Fust neste projeto. Porém, por enquanto eu não vou contar prá ninguém como fazer isso, senão perde a graça.
 
Portanto, fica aqui o convite aos fabricantes de equipamentos, prefeitos e demais interessados em tornar realidade as Intranets Comunitárias, para que entrem em contato comigo em pvt. e vermos no que vai dar.
 
Um abraço
 
Rogério Gonçalves
Associação Brasileira de Usuários de Acesso Rápido - ABUSAR
 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO