ROGÉRIO GONÇALVES
Telecomunicações - Artigos e Mensagens
 

ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2008               Índice Geral


04/12/08

• Crimes Digitais (31) - Perguntas ao provedores de acesso - "Canal" ComUnidade <--> Gabinete do Senador Azeredo (4)

De: Rogerio Gonçalves <tele171@yahoo.com.br>
Data: Qui, 4 de Dez de 2008 1:36 am
Assunto: Re: • Crimes Digitais (31) - Perguntas ao provedores de acesso - "Canal" ComUnidade <--> Gabinete do Senador Azeredo (4)

Oi Hélio, Povo e Pova do Wireless BR.

Eu só tenho uma perguntinha: Por que a insistência do Senador em tentar empurrar esse PL pela goela do cidadão.

Esse projeto, além de altamente impopular, também tem cheiro de Febraban, Abes, RIA, Microsoft e outras entidades que querem mesmo é "botar corda no bloco da internet".

Além do mais, a lei que resultar do PL (caso ele seja aprovado) já nascerá inócua, pois qualquer aprendiz de hacker que quiser invadir um sistema alheio ou baixar terabytes de conteúdo pirata, certamente o fará através de qualquer uma das milhares de redes wireless abertas que encontram-se por aí.

Se eu fosse um hacker, pegaria meu notebook, uma cadeira de praia e umas cervejas geladas e iria exercer o meu ofício na praia de Copacabana. Sabem quando os tentáculos da lei Azeredo iriam me alcançar através do rastreamento dos meus logs de acesso? Certamente bem depois de eu ter "perdido" o meu notebook para algum assaltante especializado em cyber-roubos físicos que atue na região.

É claro que, antes de "perder" o equipamento, eu faria uma cópia de segurança das informações recém-hackeadas. Assim vão-se os notebooks e ficam os pen-drives...

Qual seria então a solução? Incluir no PL um dispositivo proibindo que os usuários domésticos deixem as suas redes wireless abertas? E se não funcionar? Vão querer censurar as informações que rolam no backbone, como é feito na China?

Por favor senhores... Caiam na real. Afinal, pretensão e canja de galinha não fazem mal pra ninguém

Valeu?
Um abraço
Rogério
 


ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO