ROGÉRIO GONÇALVES
Telecomunicações - Artigos e Mensagens
 

ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2008               Índice Geral


08/12/08

• PL dos Crimes Digitais - complemento

----- Original Message -----
From: Rogerio Gonçalves
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, December 08, 2008 4:00 PM
Subject: [wireless.br] PL dos Crimes Digitais - complemento
Oi Hélio, Povo e Pova do wireless BR,

Complementando as msgs anteriores sobre o PL dos crimes digitais, seguem algumas considerações que já haviam sido abordadas por mim em uma msg postada por aqui em julho de 2008:
Crimes Digitais (20) - Comentário de Rogério Gonçalves

No contexto do art. 22 do PL, a participação dos provedores será menor do que 5%, haja vista que o mercado encontra-se oligopolizado pelas operadoras de tv a cabo, com cerca de 25% de participação e pelas concessionárias do STFC, com cerca de 70% de participação.
Dessa forma, na quase totalidade dos casos, os logs de acesso que realmente serão utilizados para rastrear as conexões dos usuários estarão em bases de dados de sistemas Docsys (tv a cabo) ou de "softswitches" das redes NGN das concessionárias do STFC.

Vocês repararam que as concessionárias do STFC mantiveram-se prudentemente afastadas de qualquer tipo de discussão sobre o art. 22 do PL?

O motivo é óbvio. Se elas aparecessem, não teriam como fugir da seguinte questão: quem é o verdadeiro responsável pelas conexões físicas dos computadores à rede internet quando da utilização da tecnologia aDSL?

Como as empresas não poderiam negar que as informações sobre conexões ficariam armazenadas nos logs de acesso dos equipamentos pertencentes à elas, isto seria o mesmo que confessar publicamente que a participação dos provedores nas conexões IP, via aDSL, sempre foi completamente desnecessária, o que representaria um sólido argumento para milhares de novas ações judiciais questionando as vendas casadas que rolam neste tipo de conexão.

Certamente, isto colocaria em risco a existência de megas-provedores, como a Globopontocom, UOL, IG, Terra, Oi e outros.
Daí o motivo da intensa participação da Abranet em todas as rodadas de discussão do PL, já que uma das suas principais prioridades era justamente fazer com que a ausência das concessionárias do STFC no debate não fosse notada.

Valeu?
Um abraço
Rogério

 


ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO