ROGÉRIO GONÇALVES
Telecomunicações - Artigos e Mensagens
 

ComUnidade WirelessBrasil

 Fevereiro 2008               Índice Geral


03/02/08

Compra da BrT pela Oi + "unbundling" + Rede nacional de provedores

----- Original Message -----
From: Rogerio Gonçalves
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, February 03, 2008 9:58 PM
Subject: [wireless.br] Re: Compra da BrT pela Oi + "unbundling" + Rede nacional de provedores
Oi Hélio,
 
O "unbundling" (ou "desmontagem") se resume em uma empresa de telecom fornecer elementos DISPONÍVEIS de sua rede para que outra empresa de telecom possa explorar serviços.
 
Por exemplo: Em um país fictício, no qual a legislação de telecom é obedecida pela agência reguladora e a última milha não é monopolizada, a empresa Heliotel tem uma central telefônica em Ipanema, cujo ponto de interconexão com a rede pública também está em Ipanema. Porém, a empresa gostaria de atender alguns clientes em Vila Isabel mas, por não querer gastar din-din instalando uma nova central telefônica em Vila Isabel, ela prefere que estes clientes sejam atendidos por ramais disponíveis na central de Ipanema.
 
Por acaso, o Dr. Hélio, presidente da Heliotel, fica sabendo que a Rogeriotel, uma outra empresa de telecom, que não necessariamente explora serviços de telefonia fixa, possui um cabo de fibras ópticas que passa tanto por Ipanema quanto pela Tijuca (um bairro próximo a Vila Isabel) e que nesse cabo algumas fibras estão apagadas. Daí o Dr. Hélio faz um acordo com o Dr. Rogério para que, mediante um pagamento mensal, ele "acenda" uma dessas fibras para estabelecer um
circuito ligando Ipanema à Tijuca. Pronto! Rolou um "unbundling" em grande estilo, que permitirá ao Dr. Hélio resolver o seu problema através da instalação de um simples cabo ligando o ponto de conexão da Tijuca, fornecido pela Rogeriotel, ao seu concentrador de ramais existente em Vila Isabel, formando um circuito híbrido.
 
Se, ao invés de desagregar parte dos circuitos, a Rogeriotel preferisse estabelecer um circuito dedicado ligando Ipanema à Vila Isabel, aí não seria "unbundling" e sim um serviço de exploração industrial de linhas dedicadas. Vale destacar que o "unbundling" se aplica a qualquer elemento da infraestrutura de telecom, tais como
torres, frequências, cabos analógicos, barbantes esticados etc.
 
Quanto a atual "impossibilidade" de "desagregar" os fios de cobre da última milha, isso tem tudo a ver com a inexistência da concessionária específica de infraestrutura prevista no art. 207 da LGT, a qual caberia a operação dessas malhas, por serem elas destinadas ao transporte de informações de quaisquer modalidades de serviços de telecom e não apenas ao STFC.
 
Aquele "unbundling nas coxas" inventado pela Anatel em 2004 (na "saideira" do Antônio Valente), não passou de pura picaretagem para garantir que as concessionárias de telefonia continuem monopolizando os fios de cobre da última milha.
 
Comunico ao amigo que os posts com as minhas sandices sobre telecom ficarão um pouco mais raros, porque preciso voltar as atenções para a minha atividade-fim, que são os bits & bytes da informática. Apesar de fascinante, esse mundo das regulamentações de telecom é um "hobby" que está se tornando cada vez mais inacessível para mim.
 
Valeu?
Um abraço
Rogério
 

 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO