ROGÉRIO GONÇALVES
Telecomunicações - Artigos e Mensagens
 

ComUnidade WirelessBrasil

 Janeiro 2008               Índice Geral


08/01/08

Estadão: A recriação da Telebrás

----- Original Message -----
From: Rogerio Gonçalves
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, January 08, 2008 12:59 AM
Subject: [wireless.br] Re: Estadão: A recriação da Telebrás
Oi Hélio,
 
Que decadência... Quem poderia imaginar que o todo-poderoso Estadão iria publicar um editorial contando mentiras para os seus leitores?
 
> O artigo 21, inciso XI, da Constituição Federal, com a redação dada pela emenda de agosto de 1995, faz a ressalva de que o Estado pode voltar à condição anterior de operador e empresário. Mas esse retorno só pode ocorrer em três circunstâncias: a) quando as operadoras privadas não são capazes de cumprir suas obrigações contratuais; b) para corrigir graves desequilíbrios econômicos ou sociais; e c) em casos de emergência, guerra ou de ameaça à segurança nacional.
>
 
Por acaso, eu tenho aqui a íntegra da emenda 8, que diz:
 
"Emenda Constitucional Nº 8, de 1995 Altera o inciso XI e alínea "a" do inciso XII do art. 21 da Constituição Federal.
 
As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulga a seguinte emenda constitucional:
 
Art. 1º O inciso XI e a alínea a do inciso XII do art. 21 da Constituição Federal passam a vigorar com a seguinte redação:
 
"Art. 21. Compete à União:
 
XI - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços de telecomunicações, nos termos da lei, que disporá sobre a organização dos serviços, a criação de um órgão regulador e outros aspectos institucionais;
 
XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:
 
a) os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
 
Art. 2º É vedada a adoção de Medida Provisória para regulamentar o disposto no inciso XI do art. 21 com a redação dada por esta emenda constitucional.
 
Brasília, 15 de agosto de 1995."
 
Pô? De onde o autor tirou essa "ressalva" de que o Estado só pode voltar à condição anterior de operador e empresário em três circunstâncias?
 
Quem quiser conferir o texto da emenda ao vivo e a cores, o link é:
(http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=102461)
 
E cá prá nós, aquele negócio do Ethevaldo chamar as raposas de 98 para falarem mal da reativação da Telebrás pareceu piada. Os leitores do Estadão mereciam coisa melhor do que os palpites do Mendonça de Barros (grampos do BNDES), Juarez Quadros (ministro tapa-buracos) e Renato Guerreiro (sem comentários). Só faltaram o Fernando Xavier, o Dilio Penedo e o fantasma do Serjão para a troupe ficar completa.
 
A coisa continua feia no Estadão.
Um abraço
Rogério

 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO