ROGÉRIO GONÇALVES
Telecomunicações - Artigos e Mensagens
 

ComUnidade WirelessBrasil

 Julho 2008               Índice Geral


14/06/08

Como funciona a Internet (18) - Mapeando os "nossos" backbones (07) - Mensagem de Rogério Gonçalves (link para o BLOCO)

----- Original Message -----
From: Rogerio Gonçalves
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, July 14, 2008 12:17 AM
Subject: [wireless.br] Re: Mapeando os "nossos" backbones (2)

Alô Bruno, Smolka, Julião (é bom te ver por aqui Chefia) e demais participantes que estão tocando tão bem esse tópico, que é uma verdadeira aula sobre backbones tupiniquins.

Para não poluir o tópico com minhas sandices político-legislativas, vou ser breve, fazendo apenas algumas perguntinhas pro pessoal pensar na cama:

1) Cadê aquele backbone IP público, operado pela Embratel, que foi financiado com recursos do extinto FNT e boa parte da grana dos milhões de planos de expansão comercializados no período 95-97? Por acaso teria ele virado fumaça quando a estatal se tornou concessionária de telefonia fixa em junho de 98?

2) Não parece óbvio que o objetivo dessa pajelança promovida pelo governo (criação da Broi, alteração no PGO e novo PGMU) é impedir que a Telefonica e a Embratel duopolizem o mercado de backbones?

3) Quem quer apostar uma bananada que, assim que o governo emplacar a pajelança, a Broi vai comprar a rede da Eletronet usando a grana do FUST?

4) Como as concessionárias do STFC poderiam estar comercializando "links IP", se esse tipo de atividade, inerente aos serviços de comunicação de dados, não envolve os tais "processos de telefonia"?

5) Por que não existe uma classe de interconexão específica para as redes de comunicação de dados, se a existência dessa modalidade de serviço é prevista expressamente pela LGT?

Ao Prof. Smolka, eu sugiro que dê uma conferida no projeto Navega Pará (http://www.navegapara.pa.gov.br/), que pretende utilizar a rede SDH da Eletronorte (Eletronet) para ligar o backhaul metro ethernet do projeto ao cabo submarino que sai de Fortaleza, em velocidade de 2.5 gigas (STM-16).

Sugiro também que o pessoal dê uma conferida na inusitada união Telemar/Embratel para tentar melar o projeto da governadora Ana Júlia que por acaso, é do PT. (http://www.jesocarneiro.com/governo-ana-julia/telemar-contra-o-navega-para.html).

Enquanto a gente discute, os caras vão lá e... créééuuuuu.

Um abraço
Rogério
P.S. Caso alguém queira discutir o assunto, por favor o faça em outro tópico. Valeu?


 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO