ROGÉRIO GONÇALVES
Telecomunicações - Artigos e Mensagens
 

ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro  2010               Índice Geral


30/01/10

•  Telebrás, Eletronet e "Plano de Banda Larga" - Rogério Gonçalves comenta "alguns pontos interessantes na reativação da Telebrás"

Obs: Rogério Gonçalves é diretor de Pesquisa Regulatória da ABUSAR - Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido.

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Rogerio <tele171@yahoo.com.br>
Data: 30 de janeiro de 2010 02:41
Assunto: [wireless.br] Re: Plano de recriação da Telebrás prevê injeção de R$ 20 bilhões
Para: wirelessbr@yahoogrupos.com.br

Povo e Pova do WirelessBR

Sem querer me intrometer e já me intrometendo...

Existem alguns pontos interessantes na reativação da Telebrás:

1) A nova subsidiária da estatal não precisará de concessão para fornecer serviços de "banda larga" ao público em geral (a Telebrás ainda é a concessionária geral dos serviços de telecom da União). Porém, como "banda larga" é apenas um nome fantasia que serve para esconder a existência da modalidade de serviço de telecom expressamente definida pelo art. 69 da LGT como "comunicação de dados", será necessário então que o Executivo regulamente o livro III da LGT, instituindo o Regulamento Geral dos Serviços de Telecomunicações e, a partir dele, crie um regulamento específico para definir as regras de exploração dos serviços de comunicação de dados, tanto em regime público quanto em regime privado, pois pegaria mal pra caramba o governo criar uma nova subsidiária Telebrás para explorar um serviço de telecom não-regulamentado (equivalente a um serviço pirata) e pra piorar, em regime público.

2) Por ser a Telebrás uma empresa de economia mista, com ações em bolsa de valores, obviamente ela terá de dar lucro e gerar dividendos para os seus acionistas. Certo? Assim, com base nesse princípio elementar de economia, podemos então afirmar que as alegações do governo, dizendo que as atividades da estatal ficarão restritas ao atendimento de localidades que não despertam o interesse das meninas da Abrafix nem da NET, não passam de pura conversa pra boi dormir. Quem quer apostar uma cocada que a nova subsidiária Telebrás de comunicação de dados vai atuar em todos os municípios do país?

3) Também por causa do princípio elementar de economia do ítem 2, a subsidiária Telebrás de comunicação de dados terá de prestar os seus serviços diretamente aos usuários finais, ao invés de se limitar a fornecer links para que os autorizatários do SCM explorem essa atividade em substituição à estatal.

4) Nos termos da LGT e da lei 4.117/62, a responsabilidade pelo fornecimento de rede de transporte de telecomunicações para empresas de telecom, de forma isonômica, neutra em relação à concorrência e em regime de exploração industrial, é da Embratel. Assim, bastará que a empresa cumpra aquilo que é determinado expressamente pelo art. 207 da LGT e se torne a concessionária do serviço de troncos para que o mundo fique mais feliz. Imaginem a Embratel sendo obrigada a fornecer interconexões IP para pequenos prestadores do "serviço" de comunicação multimídia exatamente nas mesmas condições que serão oferecidas a subsidiária Telebrás de comunicação de dados?

5) Como as meninas da Abrafix poderiam chiar da reativação da Telebrás para democratizar o acesso aos serviços de comunicação de dados se, de acordo com o art. 86 da LGT, as meninas só podem explorar o STFC, objeto de suas concessões?

Valeu?

Um abraço

Rogério Gonçalves


ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO