ROGÉRIO GONÇALVES
Telecomunicações - Artigos e Mensagens
 

ComUnidade WirelessBrasil

Março  2010               Índice Geral


29/03/10

• Telebrás, Eletronet e PNBL - Msg de Rogério Gonçalves

de Rogerio Gonçalves <tele171@yahoo.com.br>
para wirelessbr@yahoogrupos.com.br
data 27 de março de 2010 16:44
assunto [wireless.br] Re: Telebrás, Eletronet e PNBL (233) - "O verdadeiro papel do Estado" - por Ethevaldo Siqueira

Prezado Hélio, Povo e Pova do wirelessbr.

Desculpem o desabafo...

O Ethevaldo parece uma vitrola velha tocando um disco de vinil arranhado. O cara não cansa de ficar repetindo aquela falsa cantilena, que mistura telefones fixos e móveis para induzir os leitores dele a acreditarem na existência de uma suposta teledensidade de 114 telefones por 100 habitantes, só para desmerecer o trabalho da Telebrás...

O sofisma da teledensidade inventado pelo jornalista é tão frágil, que é facilmente desmentido até pelos artigos publicados no site dele, como nesse caso do engenheiro Aldemar Parola:

>
""A população total desses municípios, segundo estimativa do IBGE, é de 367.392 habitantes (julho de 2009) e a quantidade de telefones fixos instalados é de 33.343 (dezembro de 2009), o que significa uma densidade de 9,08 telefones para cada 100 habitantes. Como o IBGE estima que cada domicílio no Estado do Rio de Janeiro tem em média 3 habitantes (PNAD 2006), isto significa que somente 27,23% desses domicílios dispõem de telefone fixo.""
>

Apesar de não ser a minha praia, até eu já me dei ao trabalho de parar o que estava fazendo para debater com o Ethevaldo, procurando mostrar a ele, de forma clara, que os grandes e únicos responsáveis pela acentuada expansão do número de terminais do STFC (é esse o que importa e não o número de celulares), foram a introdução da tecnologia SDH nas redes de troncos e os quase 20 bilhões de reais que a Telebrás enterrou na "preparação da empresa para a privatização" no período 95/98.

Como você e todos os que acompanharam o meu papo com o Ethevaldo puderam constatar, ao vivo e em cores, o prezado jornalista limitou-se a escorregar pela tangente e em momento algum conseguiu derrubar as minhas duas afirmações. Assim, enquanto esse cidadão continuar a espinafrar a Telebrás sem apresentar quaisquer argumentos convincentes, não vejo motivos levar a opinião dele a sério.

Valeu?
Um abraço
Rogério Gonçalves


ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO