Preenchimento Perceptual em Tricromatas e Dicromatas
 

Márcia Furukawa Couto

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Figura 5:
Página interativa do software, após modificações que permitiram a escolha
de dois objetos (discos) para a construção dos anaglifos do experimento 2
(fonte: autor).


Em testes preliminares verificou-se que:
(i) a latência de preenchimento perceptual tende a aumentar ao final de protocolos muito extensos, então optou-se por testes de curta duração que foram repetidos com intervalos de descanso até atingirmos o número de telas desejado;
(ii) embora o preenchimento ocorra tanto em condições monoculares quanto binoculares, testes monoculares são extremamente incômodos devido à sensação de apagamento intermitente de todo o campo visual, portanto todos os testes foram realizados em condição binocular;
(iii) objetos foveais ou parafoveais dificilmente preenchem sob fixação voluntária, então foram adotadas excentricidades maiores ou iguais a 4,5 graus, ou seja, a partir da área perifoveal (Moses, 1981).

Foram definidos também alguns parâmetros dos estímulos que foram utilizados em todos os experimentos:
(i) o objeto a ser preenchido foi um disco circular com borda lisa bem definida;
(ii) o fundo da tela ou área circundante foram de cor e brilho homogêneos.

O software Matlab adota o sistema HSB (“hue”, “saturation” e “brightness”) na definição de cores, ou seja, pode-se escolher o matiz, a saturação e o brilho para cada cor utilizada na tela. Embora o HSB seja um sistema de cores universalmente aceito, foi feito ainda um controle de cores através de medidas espectrais utilizando espectrômetro da Ocean Optics, modelo USB2000 e software OOIRRAD-B. Com esse equipamento foram obtidos valores CIE (Commission International de l’Eclairage) e curvas espectrais para cada cor.
 

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