Preenchimento Perceptual em Tricromatas e Dicromatas
 

Márcia Furukawa Couto

 [Página 07]

[Esta página contém uma figura grande: aguarde a carga se a conexão estiver lenta]


Materiais e Métodos:


A primeira fase do trabalho consistiu na montagem do programa de computador utilizado nos experimentos. A programação foi feita pelos estudantes do Departamento de Engenharia da UnB, Roberto Vieira de Paula e Sauro Salomoni.
Utilizou-se o software Matlab R12 para a elaboração do programa, que possibilita ao experimentador: (i) a montagem de cada experimento em página interativa onde pode-se escolher os parâmetros de cada tela a ser apresentada (figura 4) e decidir o número de telas para cada teste; (ii) a realização do experimento, com a apresentação de telas na sequência escolhida; (iii) a computação automática da latência de preenchimento para cada tela; e (iv) a elaboração de planilhas Excel com todos os parâmetros visuais utilizados e os resultados.
Com o intuito de estabilizar a fixação, em todas telas aparece uma cruz de cor preta no seu centro e os voluntários foram instruídos para fixar somente nesta cruz embora prestando atenção ao que acontece com o disco na visão periférica (figuras 4 e 5).

 


Figura 4:
Página interativa do software, que permitiu escolha dos parâmetros para os experimentos 1 e 3
 (fonte: autor).

[Ver Figura 5 na próxima página]

 

Anterior                    Próxima