WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Blog
Acidentes com Celulares

  [O site WirelessBR está descontinuado. Esta é uma página de arquivo]

O Site WirelessBR é parte integrante da ComUnidade WirelessBrasil
  Página mantida pelo Coordenador do WirelessBR - Atualizada em 28/06/06   Sobre "Direitos" ("Rights")

Coordenação: Helio Magnotti

Helio Magnotti (h_magnotti@yahoo.com.br) é formado em Engenharia Eletrônica pela Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP) e possui MBA em Comércio Internacional pela FIA/USP com extensão em Relações Internacionais pela Université Pierre Mendès, Grenoble, França.
É Executivo consultor, com experiência de 20 anos no setor de telecomunicações atuando em pesquisa e desenvolvimento de sistemas de telecomunicações, engenharia e gestão de projetos, com amplo relacionamento com as operadoras de telefonia, fixa e móvel.  Atuou no CPqD Telebrás pela Promon Eletrônica, National Semicondutores, JV SID/AT&T (Lucent) , Motorola do Brasil, Tecnosistemi, Accenture, OWI e British Telecom, entre outras.
É "owner" do Grupo TIT - Vagas em TI e Telecom para divulgação gratuita de vagas e oportunidades e possui uma home page pessoal.

 

 
ComUnidade WirelessBrasil

Site WirelessBR

Complemente sua pesquisa: Google
(com opção de páginas em português)

 


Mensagens

(clique para rolar a página)

Fonte: Grupos WirelessBR e Celld-group


Artigos e Notícias

Fonte : Clube do Hardware
[18/05/06]   Telefones Celulares Que Explodem - de Alessandra Carneiro

Fonte: Mundo sem Fio
Celulares que explodem: verdade ou especulação!? de  Jorge Augusto - Editor e RP do Mundo sem Fio

Fonte: Caderno Link do Estadão
[08/05/06]   Por que o celular explode?

Fonte: Caderno Link do Estadão
[08/05/06]   Cuidados com a bateria

Fonte: Yahoo Notícias
[03;04/06]   Celular explode em SP; bateria é arremessada a 2 m
 

Algumas transcrições


Fonte : Clube do Hardware
Telefones Celulares Que Explodem

Autora: Alessandra Carneiro
Última Atualização: 18 de maio de 2006


Nos últimos dois anos, foram registradas dez explosões de baterias de celular no Brasil. A maioria de aparelhos Motorola equipados com baterias piratas ou contrabandeadas. Nos Estados Unidos o número é ainda mais alarmante. Em dois anos foram registrados 83 casos de explosões de celulares. A maior parte deles, segundo o órgão de proteção ao consumidor do país, provocada por uso inadequado das baterias e recarregadores.

Para evitar problemas, a Kyocera lançou recentemente um sistema de segurança que impede o uso de baterias falsificadas ou não-certificadas em todos os aparelhos de sua fabricação. A novidade chega primeiro ao exterior, mas a empresa promete que o próximo lançamento no Brasil já terá o recurso, baseado em um tipo de codificação.

A própria Anatel reconhece o perigo. Devido ao grande o número de baterias importadas no mercado, além de equipamentos recondicionados e sem garantias técnicas, a agência edita até o fim de agosto uma regulamentação que torna obrigatória a certificação de baterias de celular.

Mas por que esses acidentes começaram a ser mais freqüentes nos últimos anos? Além de cada vez mais pessoas terem um aparelho de celular (só no Brasil são quase 89 milhões, dados da Anatel para março), hoje a bateria mais usada é a de Li-ion (íons de lítio). Tudo bem que elas oferecem muitas vantagens: chegam a durar o dobro de uma bateria de NiMH e três vezes mais que uma NiCd (níquel-cádmio), pesam 35% a menos que esses modelos, não sofrem o chamado efeito memória e são mais ecológicas, já que não contêm materiais tóxicos ao meio ambiente, como o cádmio.

Por outro lado, elas exigem mais cuidados. São esses modelos que, sob altas temperaturas, explodem mais facilmente. Os fabricantes lembram que a temperatura ideal para o armazenamento dessas baterias é abaixo de 25ºC. Sabemos que isso não é possível sempre, mas alguns cuidados podem (e devem!) ser tomados. Deve-se evitar, por exemplo, que a bateria seja exposta a temperaturas acima de 50ºC ou à luz direta do sol. Vale lembrar que aquelas capas de plástico esquentam demais o aparelho, além de bloquear a ventilação. Levar o celular no bolso também não é o mais indicado, principalmente em dias quentes.

No entanto, não é só o calor que pode danificar as baterias de Li-ion. Como elas são mais frágeis, tome cuidado com choques e quedas. Rachaduras podem danificar o circuito interno. Então, não custa nada cada vez que seu celular levar um tombo, verificar se está tudo em ordem com sua bateria. O contato com líquidos, umidade, maresia e vapor d’água causa oxidação. Ou seja: tudo isso pode, sim, levar a bateria ao superaquecimento ou a um curto-circuito e, conseqüentemente, a uma explosão.

A seguir, listamos alguns cuidados que devem ser tomados com as baterias de Li-ion, tanto para evitar acidentes, como também para prolongar sua vida útil:

Não há problemas em carregar uma bateria de Li-ion com freqüência, mas carregá-la por mais tempo do que o necessário pode diminuir seu tempo de vida. Sabe aquele hábito de colocar o celular para carregar e ir dormir? Tente mudá-lo.
Se o aparelho for ficar muito tempo sem uso, o ideal é que seja guardado com apenas 40% da capacidade da bateria. Mesmo quando não estiver sendo usada, a bateria perde carga e, conseqüentemente, tempo de vida. De acordo com um estudo desenvolvido pelo site BatteryUniversity.com, uma bateria de Li-ion armazenada com 40% de sua carga numa temperatura média de 25ºC perde 4% de sua capacidade em um ano. Já com ela totalmente carregada, a perda no mesmo tempo é de 20%.
Na praia, tome muito cuidado. Deixe o celular à sombra para não superaquecê-lo. Água, umidade, maresia e areia podem oxidar o circuito interno, causando um curto-circuito, principalmente se a bateria tiver qualquer dano (uma rachadura mínima pode deixar seu frágil circuito completamente desprotegido).
Molhou o celular? Remova a bateria e deixe-o secar completamente antes de recolocá-la.
Alguns fabricantes também alertam para locais muito frios. Quando o aparelho aquecer, atingindo a temperatura normal de operação, poderá haver formação de umidade interna, causando danos ao circuito interno.
Não deixe o celular dentro de um carro quente e tome cuidado ao manuseá-lo na cozinha (evite deixá-lo perto do fogão e do microondas).
Não leve o celular no bolso.
Não use capas de plástico.
Nunca abra uma bateria de Li-ion.
Use apenas carregadores originais. Aqueles genéricos vendidos em sinais de trânsito ou em camelôs podem ter uma voltagem diferente da especificada pelo fabricante. Além disso, muitas empresas invalidam a garantia quando baterias e acessórios não-originais são usados.
Mantenha a bateria distante de objetos metálicos. Se uma moeda, por exemplo, causar contato direto entre os pólos positivo e negativo da bateria, pode ocorrer um curto-circuito.
As baterias de Li-ion são usadas não só em celulares, mas em muitos eletrônicos, como MP3 players, câmeras digitais e laptops. Os cuidados devem ser os mesmos.
Se mesmo com todos esses cuidados o equipamento estiver esquentando demais, leve-o a uma assistência técnica.


08/05/2006
Por que o celular explode?

 
As notícias recentes sobre explosão de celulares são preocupantes. Na semana passada, ocorreu o quinto acidente desse tipo no Brasil em um período de dois meses. Todos envolveram celulares da marca Motorola.
 
A estudante Leiva Evangelista da Silva, moradora de Planaltina (DF), sofreu graves ferimentos por causa do celular que explodiu enquanto ela dirigia.
 
Ainda não há laudos conclusivos sobre esses acidentes. Especialistas não podem dizer a causa das explosões sem fazer uma análise no material. Mas podem afirmar categoricamente que, quando uma bateria não passa por testes de qualidade ou sofre com situações de má conservação, os riscos de explosão do celular aumentam.
 
Rachaduras nas baterias de íon de lítio – as mais comuns nos celulares – aumentam a probabilidade de uma explosão, afirma Germano Tremiliosi Filho, professor de físico-química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).
 
Essas rachaduras, mesmo que milimétricas, permitem a entrada de água na bateria. Em reação com o lítio, a água gera gases, que expandem o volume da bateria e causam a explosão em contato com o oxigênio. Segundo o professor, o aquecimento pode desencadear a explosão se houver entrado umidade pelas rachaduras. “Com choques e quedas, o celular fica com pequenas fissuras, por onde entra umidade que pode vir do próprio suor do corpo”, diz.
 
Tremiliosi recomenda cuidados para não causar fissuras na bateria. “De preferência, compre uma nova bateria a cada dois anos e evite produtos piratas, de procedência desconhecida”, diz.
Baterias de qualidade passam por muitos testes e têm um pequeno circuito de proteção contra problemas causados por temperatura alta, curto-circuito e sobretensão, explica a pesquisadora em Telecomunicações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Maria de Fátima Rosalem. “Nas baterias de má qualidade, esse componente pode funcionar mal ou nem existir”, afirma. “Não é à toa que elas são mais baratas.”
Os recarregadores piratas também podem trazer problemas, alerta Fátima. “Cada bateria agüenta até um limite de tensão e corrente, não pode receber mais que isso”, diz.
É importante também impedir o contato de objetos metálicos com o celular, afirma a pesquisadora. Isso porque há aparelhos que têm terminais metálicos expostos. “Se encostar um grampo ou uma chave aí, pode dar um curto-circuito e dar uma reação”, afirma.
Não só os celulares usam baterias de lítio. Máquinas fotográficas, por exemplo, também usam e merecem o mesmo cuidado.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está preparando uma regulamentação que tornará obrigatória a certificação de baterias de íon de lítio, utilizadas em celulares. Com isso, a Anatel pretende reduzir o comércio de baterias de má qualidade. K.A.
 

08/05/2006
Cuidados com a bateria

 
● Evite derrubar, esmagar ou chocar seu celular
 
● Mantenha o aparelho longe da umidade e do calor
 
● Não use recarregadores piratas, que podem sobrecarregar o celular
 
● Não compre baterias piratas, que nem sempre passam por testes de qualidade
 
● Compre uma bateria nova para seu aparelho a cada dois anos
 
● Não guarde o celular em bolsos ou espaços apertados, para evitar que o aparelho seja comprimido
 
● Não deixe o celular carregando por muito tempo. Consulte o manual para saber o tempo recomendado pelo fabricante
 
● Não ligue muitos equipamentos na mesma tomada
 
● Mantenha o celular distante de objetos metálicos, para evitar curto-circuitos
 
● As baterias de íon de lítio alimentam outros aparelhos como câmeras fotográficas digitais, notebooks e
tocadores de MP3, que merecem os mesmos cuidados
 
● Caso o telefone celular esteja esquentando demais, leve a uma assistência técnica
 

Celular explode em SP:  bateria é arremessada a 2 m

Agência Estado
 
Mais um telefone celular explodiu em São Paulo, desta vez na cidade de São José do Rio Preto, no interior do Estado. Foi o segundo acidente com esses aparelhos em menos de 15 dias. De acordo com o programa Bom Dia São Paulo, da TV Globo, o telefone estava em cima de uma cômoda do casal Tutako e Jonas de Almeida para carregar a bateria. Depois de explodir, a bateria foi arremessada a uma distância de dois metros e atingiu as costas de Tutako.
Assustada, a dona de casa tentou apagar o fogo com as mãos e se queimou. Antes de ser jogado no chão, o aparelho ainda fez um buraco no colchão do casal. Segundo Tutako, o aparelho foi comprado há quatro anos numa loja especializada. Este foi o segundo caso de explosão de celular no Estado de São Paulo em menos de 15 dias. No dia 20 de março, um celular explodiu no bolso da calça de uma estudante de 14 anos, na cidade de Araras. A adolescente teve queimadura de segundo grau na perna.
 

Fonte: Globo Online e Bom Dia São Paulo  
20/04/2006
Explosão de celular causa incêndio de casa em São Pedro

SÃO PAULO - A explosão de um celular causou incêndio em uma casa na cidade de São Pedro, na região de Piracicaba. A promotora de vendas Maria do Socorro Costa deixou o
aparelho de celular carregando no quarto e saiu. Uma hora depois, retornou e encontrou a casa pegando fogo. Os vizinhos, que escutaram o barulho, ajudaram a apagar o
incêndio. As paredes ficaram cobertas de fuligem e Maria do Socorro perdeu camas, móveis, roupas e eletrodomésticos.....

Leia mais: Explosão de celular causa incêndio de casa em São Pedro


Fonte: Globo Online
Celular pega fogo no bolso e fere estudante de 14 anos

A estudante Carina Zanqueta, 14, sofreu queimaduras na coxa direita depois que seu celular pegou fogo enquanto estava no bolso da calça, na madrugada de sábado, em Araras. A jovem estava em um clube quando sentiu que o aparelho começou a superaquecer. O caso foi registrado na delegacia da cidade como lesão corporal.
A Motorola, que entrou em contato com a estudante, informou, por meio de nota, que incidentes como esse são muito raros e que engenheiros da empresa trabalharão para rever os fatos e investigar as possíveis causas - um laudo pretende averiguar se componentes eram originais e a forma de utilização do aparelho.

Outros casos de superaquecimento e explosão de celulares já foram registrados no País. No ano passado, a bateria de um celular explodiu quando era carregada em Sorocaba, em novembro. O aparelho se incendiou e derreteu, danificando o piso da casa do gerente administrativo Tiago Morales Tomasi. O celular tinha sido comprado um mês antes.

Em julho, o comerciante Jesus Favacho Andrade, 46, teve uma das pernas queimada após seu celular explodir dentro de sua bermuda, em Belém (PA). Ele teve queimaduras de primeiro e segundo graus.

Em dezembro de 2004, a explosão de um celular feriu a empregada doméstica Maria Isaura Nascimento, moradora de Neves Paulista. Ela sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus nas  costas, no rosto e no pescoço, causadas pelas chamas e pedaços do telefone, cuja bateria era carregada no quarto onde dormia. Estilhaços do aparelho ficaram grudados na cabeça e na pele dela.

(Agência Estado)



Fonte: INFO

Celular pega fogo e queima estudante
Terça-feira, 21 de março de 2006 - 11h15

 
SÃO PAULO - Um celular da Motorola pegou fogo subitamente e causou queimaduras na cintura de uma estudante de 14 anos, em Araras, interior de São Paulo.
 
De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a família da estudante registrou boletim de ocorrência após o incidente. A estudante conta que o celular estava no bolso de sua calca jeans, quando emitiu um estalo e então pegou fogo.
 
O aparelho ficou totalmente destruído. O fogo danificou o tecido da calça jeans e atingiu a pele da estudante, que teve queimaduras de segundo grau.
 
De acordo com a vítima, o celular cujo modelo não foi divulgado, tinha dois anos de uso e nunca apresentou problemas anteriormente.
 
Todos seus componentes são supostamente originais, já que a estudante declara ter comprado o aparelho em uma revendedora autorizada.
 
A Motorola informou que casos do tipo são raríssimos e que deseja periciar o aparelho tão logo ele seja liberado pela polícia.
 

Mensagens


 
----- Original Message -----
Sent: Wednesday, May 10, 2006 6:57 PM
Subject: [Celld-group] Por que o celular explode? + Cuidados com a bateria

 
Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Há pouco tempo tivemos que encerrar um debate "emocional" sobre celulares que "pegam fogo" ou explodem (mensagem lá em baixo).
 
(...) Para os que chegaram depois deste "encerramento", lembro que o nosso participante Jorge Augusto (jorge.augusto@mundosemfio.com.br), Editor e RP do  Mundo sem Fio publicou recentemente um excelente artigo de sua autoria:  Celulares que explodem: verdade ou especulação!?  Vale conferir! (...)

Novos acidentes continuam sendo noticiados pela mídia.
 
O Caderno Link do Estadão desta segunda-feira, dia 08 de maio, voltou ao tema com novas explicações técnicas:
- Por que o celular explode?
- Cuidados com a bateria

Abaixo, as transcrições.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

heliorosa@wirelessbrasil.org
Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-group WirelessBr
Coordenador da
ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini
 

 
 
As notícias recentes sobre explosão de celulares são preocupantes. Na semana passada, ocorreu o quinto acidente desse tipo no Brasil em um período de dois meses. Todos envolveram celulares da marca Motorola.
 
A estudante Leiva Evangelista da Silva, moradora de Planaltina (DF), sofreu graves ferimentos por causa do celular que explodiu enquanto ela dirigia.
 
Ainda não há laudos conclusivos sobre esses acidentes. Especialistas não podem dizer a causa das explosões sem fazer uma análise no material. Mas podem afirmar categoricamente que, quando uma bateria não passa por testes de qualidade ou sofre com situações de má conservação, os riscos de explosão do celular aumentam.
 
Rachaduras nas baterias de íon de lítio – as mais comuns nos celulares – aumentam a probabilidade de uma explosão, afirma Germano Tremiliosi Filho, professor de físico-química do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).
 
Essas rachaduras, mesmo que milimétricas, permitem a entrada de água na bateria. Em reação com o lítio, a água gera gases, que expandem o volume da bateria e causam a explosão em contato com o oxigênio. Segundo o professor, o aquecimento pode desencadear a explosão se houver entrado umidade pelas rachaduras. “Com choques e quedas, o celular fica com pequenas fissuras, por onde entra umidade que pode vir do próprio suor do corpo”, diz.
 
Tremiliosi recomenda cuidados para não causar fissuras na bateria. “De preferência, compre uma nova bateria a cada dois anos e evite produtos piratas, de procedência desconhecida”, diz.
 
Baterias de qualidade passam por muitos testes e têm um pequeno circuito de proteção contra problemas causados por temperatura alta, curto-circuito e sobretensão, explica a pesquisadora em Telecomunicações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Maria de Fátima Rosalem. “Nas baterias de má qualidade, esse componente pode funcionar mal ou nem existir”, afirma. “Não é à toa que elas são mais baratas.”
 
Os recarregadores piratas também podem trazer problemas, alerta Fátima. “Cada bateria agüenta até um limite de tensão e corrente, não pode receber mais que isso”, diz.
 
É importante também impedir o contato de objetos metálicos com o celular, afirma a pesquisadora. Isso porque há aparelhos que têm terminais metálicos expostos. “Se encostar um grampo ou uma chave aí, pode dar um curto-circuito e dar uma reação”, afirma.
 
Não só os celulares usam baterias de lítio. Máquinas fotográficas, por exemplo, também usam e merecem o mesmo cuidado.
 
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está preparando uma regulamentação que tornará obrigatória a certificação de baterias de íon de lítio, utilizadas em celulares. Com isso, a Anatel pretende reduzir o comércio de baterias de má qualidade. K.A.
 
------------------------------------------

08/05/2006
Cuidados com a bateria

 
● Evite derrubar, esmagar ou chocar seu celular
 
● Mantenha o aparelho longe da umidade e do calor
 
● Não use recarregadores piratas, que podem sobrecarregar o celular
 
● Não compre baterias piratas, que nem sempre passam por testes de qualidade
 
● Compre uma bateria nova para seu aparelho a cada dois anos
 
● Não guarde o celular em bolsos ou espaços apertados, para evitar que o aparelho seja comprimido
 
● Não deixe o celular carregando por muito tempo. Consulte o manual para saber o tempo recomendado pelo fabricante
 
● Não ligue muitos equipamentos na mesma tomada
 
● Mantenha o celular distante de objetos metálicos, para evitar curto-circuitos
 
● As baterias de íon de lítio alimentam outros aparelhos como câmeras fotográficas digitais, notebooks e
tocadores de MP3, que merecem os mesmos cuidados
 
● Caso o telefone celular esteja esquentando demais, leve a uma assistência técnica
 

----- Original Message -----

Sent: Tuesday, May 02, 2006 4:46 PM
Subject: [Celld-group] GO: mulher é operada após explosão de celular

Uma estudante de 34 anos foi vítima de um novo caso de explosão de celular, desta vez em Formosa, Goiás.
O acidente causou graves queimaduras nas pernas e antebraço da vítima, que foi submetida a uma cirurgia de emergência. O acidente aconteceu no último domingo depois que a vítima finalizou uma chamada.
A estudante teria conversado alguns minutos com o marido pelo celular e, ao terminar a ligação, colocou o aparelho sobre sua perna, quando este explodiu. E la foi transferida para um hospital de Brasília por seu estado ter sido considerado grave.
Segundo relatos da tia da vítima, a marca do aparelho era Motorola.
Este é o quinto caso de explosões de celulares em menos de um mês.
O marido da estudante registrou boletim de ocorrência do acidente.
Jovem Pan AM – Últimas notícias
2/maio/06


----- Original Message -----
Sent: Thursday, April 20, 2006 11:09 PM
Subject: [Celld-group] Sao Pedro - SP - Quarto celular Motorola explode e causa incendio em casa

Artigo completo aqui
 
 -----Mensagem original-----
De: Em nome de J.Mattos
Enviada em: quinta-feira, 20 de abril de 2006 16:10
Assunto: Quarto celular Motorola explode e causa incêndio em casa
 
 20/04/2006 - 11h44m
Explosão de celular causa incêndio de casa em São Pedro
- Globo Online e Bom Dia São Paulo
 

SÃO PAULO - A explosão de um celular causou incêndio em uma casa na cidade de São Pedro, na região de Piracicaba. A promotora de vendas Maria do Socorro Costa deixou o aparelho de celular carregando no quarto e saiu. Uma hora depois, retornou e encontrou a casa pegando fogo. Os vizinhos, que escutaram o barulho, ajudaram a apagar o incêndio. As paredes ficaram cobertas de fuligem e Maria do Socorro perdeu camas, móveis, roupas e eletrodomésticos.
....
 


----- Original Message -----

Sent: Tuesday, April 04, 2006 1:45 PM
Subject: [Celld-group] Casos de Explosão

 
Anatel vai aprimorar normas para baterias de celular
 
Depois de três casos de explosão de baterias de telefones celulares notificados pela imprensa no último mês, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) resolveu aprimimorar as normas técnicas existentes para certificação e homologação do acessório. Os quesitos da norma ainda estão sendo estudados e não há prazo definido para entrar em vigor.
  • Celular explode ao carregar em SP
  • Celular explode no bolso de estudante
  • Celular explode queimando orelha
    Todos os aparelhos que apresentaram o defeito foram da marca Motorola. Entretanto, a Anatel afirma que a maioria dos casos de explosão são relativos a equipamentos recondicionados ou que entraram de forma ilegal no país.
     

  • ----- Original Message -----

    Sent: Tuesday, April 04, 2006 7:02 PM
    Subject: [Celld-group] Celular pega fogo: encerrando o assunto

    Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
     
    Com este "Assunto" veiculamos uma mensagem em 23 de março (abaixo transcrita) encerrando o debate sobre celulares e baterias que explodem ou pegam fogo.
    Esta decisão está amparada em muitas reclamações pois o tema "rendeu uma barbaridade" (como diriam meus amigos gaúchos) sem acréscimo de novas informações técnicas.  :-)
    Então...  :-)
    Vamos transcrever as notícias de novas explosões e fogueiras  :-)  mas  somente serão liberadas para os fóruns as mensagens com conteúdos técnicos explicando o fenômeno.
     
    Para os que chegaram depois deste "encerramento", lembro que o nosso participante Jorge Augusto (jorge.augusto@mundosemfio.com.br), Editor e RP do  Mundo sem Fio publicou recentemente um excelente artigo de sua autoria:  Celulares que explodem: verdade ou especulação!?  Vale conferir!
     
    Conto com a colaboração e compreensão de todos!
    Obrigado
    Helio Rosa
    da equipe de moderadores
     

     
    ----- Original Message -----
    Sent: Monday, April 03, 2006 2:23 PM
    Subject: [Celld-group] Celular explode em SP

    Boa tarde Comunidade, mais em aparelho celular explode em São Paulo, segue notícia.
    Abs..
    Pedro Henrique
     
    Celular explode em SP; bateria é arremessada a 2 m
    Agência Estado
     
    Mais um telefone celular explodiu em São Paulo, desta vez na cidade de São José do Rio Preto, no interior do Estado. Foi o segundo acidente com esses aparelhos em menos de 15 dias. De acordo com o programa Bom Dia São Paulo, da TV Globo, o telefone estava em cima de uma cômoda do casal Tutako e Jonas de Almeida para carregar a bateria. Depois de explodir, a bateria foi arremessada a uma distância de dois metros e atingiu as costas de Tutako.
    Assustada, a dona de casa tentou apagar o fogo com as mãos e se queimou. Antes de ser jogado no chão, o aparelho ainda fez um buraco no colchão do casal. Segundo Tutako, o aparelho foi comprado há quatro anos numa loja especializada. Este foi o segundo caso de explosão de celular no Estado de São Paulo em menos de 15 dias. No dia 20 de março, um celular explodiu no bolso da calça de uma estudante de 14 anos, na cidade de Araras. A adolescente teve queimadura de segundo grau na perna.
     
    Sent: Thursday, March 23, 2006 6:13 PM
    Subject: [Celld-group] Celular pega fogo: encerrando o assunto
     
    Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
    Helio Rosa escrevendo.
    Nesta ComUnidade (Portal em  www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
     
    Acuso o recebimento da primeiras reclamações sobre o prosseguimento do assunto  "celular que pegou fogo".
    A reclamação procede pois não tem havido nenhuma nova informação técnica para explicar o fato.
    Já temos uma coleção de 15 mensagens...  :-)
     
    Este tema é recorrente em nossos fóruns e, usando um termo jurídico, "já transitou em julgado"...várias vezes!  :-)
     
    Conclusão: os celulares não só "pegam fogo" como "explodem"!
    As causas relatadas pela mídia são várias, de um modo geral, relacionadas às baterias.
     
    Quem desejar prosseguir nas pesquisas, isoladamente, por favor, digite no Google, por exemplo:
    1. "Celular + fogo"
    2. "Celular + explode"
    3. "Celular + explosão"
    e outra variações pertinentes.
     
    Ciente da colaboração e compreensão de todos, agradeço pedindo desculpas pela antipatia...  :-)
    Em frente, ComUnidade!
    Um abraço cordial
    Helio Rosa
    heliorosa@wirelessbrasil.org

     

    Complemente sua pesquisa: Google (com opção de páginas em português)

    "Direitos"
    Todo o conteúdo sobre Tecnologia deste Blog foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento, sem finalidade comercial. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada ou retirada. 

    All the contents about technology of this Section were collected in the web via search sites or were sent by voluntary collaborators, with the only purpose of informing and sharing knowledge. Technology, in this case, is a synonim for organizations, enterprises, products and services. There will be always the preoccupation in mentioning the sources.. However, if any person or enterprise will happen to feel damaged in their rights, they may just send a note and the material will be reformulated.