WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Blog Comunitário
Debate sobre "Clonagem"

[O site WirelessBR está descontinuado. Esta é uma página de arquivo]

O Site WirelessBR é parte integrante da ComUnidade WirelessBrasil
  Página mantida pelo Coordenador do
WirelessBR - Atualizada em 10/04/06   Sobre "Direitos" ("Rights")


Debate / Mensagens



---- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: MundoSemFio II
Sent: Friday, April 07, 2006 10:41 AM
Subject: [wireless.br] Clonagem

 
Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em  www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Há poucos dias fizemos referência ao artigo Celulares que explodem: verdade ou especulação!? de Jorge Augusto, editor do Mundo sem Fio e nosso participante.

O Jorge não se intimida diante de temas polêmicos. :-)
 
Fui garimpar mais artigos de sua autoria no Mundo sem Fio.
 
Transcrevo abaixo: O que é a clonagem de celulares e como se defender dela
 
Vale conferir!!!  Excelente!
Parabéns, Jorge!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
heliorosa@wirelessbrasil.org
Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-groupWirelessBr
Coordenador da ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini

------------------------------------------------------------------------------

 
O que é a clonagem de celulares e como se defender dela

Segunda-feira, 22 de novembro de 2004, 20h22
por Jorge Augusto
jorge.augusto@mundosemfio.com.br
 


----- Original Message -----
From: clovis1
To: Celld-group
Cc: Celld-group ; wirelessbr ; jorge.augusto
Sent: Friday, April 07, 2006 12:22 PM
Subject: Re:[Celld-group] Clonagem

 
Prezado Hélio,
 
ainda bem que você falou "garimpar". Na verdade devia ter dito "desenterrar".
 
Pois desde de 2004, muita coisa mudou sobre esse tema.
 
Por exemplo: todas as Operadoras pertencentes atualmente ao grupo Vivo são CDMA. Isso inclui a Global e a Norte Brasil Telecom (NBT). Ambas da Banda B.
 
Algumas informações também não estão corretas: A Global Telecom não Opera com tecnologia Analógica, apesar de permitir o Roaming nessa tecnologia, como é característica da compatibilidade "backwards" das tecnologias CDMA e TDMA.
 
Outras já não valem mais (pelo menos no Brasil). Falar que GSM é tecnologia completamente segura é no mínimo "fora de moda", já que há diversos registros no Brasil (apresentados pela própria Anatel) de quebra de segurança por fraude, que as Operadoras GSM insistem em não divulgar ao mercado.
 
Tenho certeza que o Jorge Augusto tem material bem mais atualizado que esse, publicado no Mundo Sem Fio.
 
Valeu para trazer a discussão de volta!!
 
Abraço,
Clóvis
 


----- Original Message -----
From: Jorge Augusto
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, April 07, 2006 5:26 PM
Subject: Re: Re:[Celld-group] Clonagem

 
Olha, eu ia pedir o direito PÚBLICO de resposta desse assunto.
 
Mas como a discussão já está sendo tratada em PVT, com a participação do NOSSO MEDIADOR Hélio Rosa, vou esperar ela terminar, chegar a uma conclusão e depois vou fazer um artigo atualizado sobre isso no site www.mundosemfio.com.br, claro que com a participação do Clóvis!
 
Aos demais colegas, posso adiantar que o assunto está PELANDO! ;-)
Tem até uma PIZZA em jogo!
 
Jorge Augusto
Editor e RP Mundosemfio
jorge.augusto@mundosemfio.com.br
 


----- Original Message -----
From: Jorge Augusto - Mundosemfio
To: clovis1
Cc: Helio Rosa
Sent: Friday, April 07, 2006 12:47 PM
Subject: Re: Re:[Celld-group] Clonagem

 
Clóvis, vamos por partes:
 
1) Sim, todas as operadoras da Vivo atualmente são CDMA, mas continuam a operar redes TDMA (caso do Rio Grande do Sul) e rede analógica em todas as áreas onde ainda são Banda A
 
2) Vcs esta errado! A Vivo no Paraná e Santa Catarina, antiga Global Telecom TEM SIM BANDA ANALÓGICA também.
Se vc tiver dúvida, vá até Curitba com um StarTac CDMA, coloque ele em Scan B e programe só para modo analógico.
Vc verá que existe TAMBÉM a banda analógica além do CDMA
 
3) Os casos de Clonagem em GSM são decorrentes do vazamento de informação INTERNA das operadoras! Eu desconheço qualquer tipo de caso de CLONAGEM "OVER THE AIR", ou seja, a interceptação de informações EM TEMPO REAL, quando um usuário realiza uma chamada!
 
4) De qualquer forma, a matéria esta um pouco desatualizada, mas já estou providênciando uma mais atual, que só não saiu pq ainda não tive em minhas mãos todos os modelos CDMA comercilaizados pela Vivo, para então poder fazer a lista atual de quais aparelhos podem ser programados para operação exclusiva em modo DIGITAL!
 
Qualquer dúvida ou colaboração de sua parte, vc me encontra em :
 
Jorge Augusto
Editor
Brasilturis Jornal e Mundo sem Fio
(011)92024141
(011)32592400
jorge.augusto@mundosemfio.com.br
 
 


----- Original Message -----
From: clovis1
 To: jorge.augusto
 Sent: Friday, April 07, 2006 2:17 PM
 Subject: Re: Re:[Celld-group] Clonagem
 
 
 Olá Jorge,
  
 prazer em falar com você novamente.
 Esclarecendo o item 2, a Cobertura da Global Telecom é exclusivamente Digital em tecnologia CDMA e 1X. Não há cobertura analógica da Vivo nessa Região. O que ocorre quando você chega em Curitiba como "romeiro" e força seu aparelho a buscar uma rede analógica é que você entra na cobertura da TIM.
 Como você deve saber, os aparelhos mais antigos exigiam programação manual para entrar na Banda e na Tecnologia desejada. Por isso a confusão.
  
 Atualmente todos aparelhos comercializados no mercado buscam a tecnologia automaticamente. Em muitos aparelhos você consegue eficientemente bloquear o uso do Analógico e também há muitos aparelhos que só dispõe de tecnologia digital ( GSM e/ou CDMA ).
  
 Voltando à questão da Clonagem, aquela clonagem "rudimentar" (quase uma lenda), onde o cara ficava rastreando sinais analógicos para roubar o MIN e o HEXA e reprogramar em outro aparelho, praticamente já não existe mais. Aliás, antes só fosse esse o meio utilizado pelos bandidos para "clonar".
  
 Vale ressaltar também que há um acordo entre as principais Operadoras do Brasil que ainda operam redes analógicas para a Autenticação de todas as chamadas realizadas em suas redes, com sistemas de Autenticação próprios ou na rede da Operadora original (no caso do "romeiro"). O investimento no Brasil em sistemas de Autenticação só no ano passado, passou dos R$ 500 milhões.
  
 Essa condição torna as redes GSM, CDMA e Analógicas praticamente iguais em termos de segurança, através da interface aérea.
  
 Contudo, os casos de clonagem por fraude, subscrição, roubo de identidade, etc. tem sido os grandes vilões. E esses casos ocorrem em todas Operadoras sem exceção. Recomendo você buscar no site da anatel a apresentação feita ao Senado sobre esse tema no ano passado.
  
 Um grande abraço,
  
 Clóvis

----- Original Message -----
Sent: Friday, April 07, 2006 3:36 PM
Subject: Re: Re:[Celld-group] Clonagem

 
É disso que eu gosto, DEBATE DE ALTO NIVEL COM QUEM ENTENDE! :-)
 
E o prazer é todo meu, mas tenho que discordar novamente de vc! :-D
 
Vamos aos argumentos: 
 
1)
Eu posso afirmar CATEGORICAMENTE que a Vivo CDMA (Parana e Santa Catarina) ainda Global Telecom na razão social, TEM SIM uma rede analógica.
 
O que vc falou sobre o "romeiro" esta parcialmente certo. Mas não totalmante.
Aparelhos mais antigos, como o Startac, ainda não tinham a opção de programaçaão de PRL, ou seja, redes preferidas pela operadora.
Assim, o usuário tinha que fazer a própria mudança.
 
Aparelhos mais novos como Moto V710, V260 ou V262 já possuem a programação do PRL.
 
Entretanto, alguns aparelhos mais modernos com PRL, ainda permitem vc porgramar as bandas e o modo de operação.
Um bom exmplo é o Nokia 6135 CDMA. Ele permite a escolha da Banda A ou B e o modo de operação (Somente digital, preferencialmente digital e analógico).
 
Então, eu posso afirmar que a Vivo (Global Telecom) ainda tem analógico, pois no final de 2005, eu testei isso com o meu Nokia 6135.
Eu aposto uma PIZZA com vc, que essa rede analógica existe lá (mas a pizza tem que ser na cidade de  São Paulo) ;-)
 
2)
No mês passado, foi descoberto em SP, uma quadrilha que alugava um quarto em frente ao Aeroporto de Congonhas, para clonar celulares pelo método de interceptação aéreo. Eles clonavem até 200 aparelhos por dia! E sim, a maior parte das clonagens que existem ainda hoje são pelo método antigo. Quer um exemplo: Qualquer cliente Vivo viajando para Belo Horizonte, ou os cinco estados do Nordeste onde a Vivo não tem rede Digital CDMA!
 
3)
Sobre o acordo das operadoras, ele ainda não funciona: O que vc se refere é a utilização do A-Key do celular como segunda autênticação na rede.
Isso nem é novidade, pois a FINANDA Iridium, utilizava esse método ao programar uma segunda linha em aparelhos Startac TDMA, para uso em redes terrestres. Como eu sei disso?! Eu mesmo programei duas linhas Iridium em celulares da minha empresa e precisei coloca o A-Key que eles forneceram!
 
Numa reunião com diretores da Motorola (O Antonio Quintas estava presente), fui informado que nos últimos 3 anos, todos os aparelhos produzidos pela Moto no Brasil tem o seu A-Key repassado a Vivo. Mas mesmo assim, isso não esta valendo pois, existem milhares de usuários com aparelhos antigos, ativados na rede da Vivo, que não possuem um A-Key registrado na base de dados da operadora. Dessa forma, se a Vivo ativar a autênticação por A-Key, muita gente vai ficar sem falar.
 
4)
Sobre os investimentos anti-clonagem, é algo como "correr atrás do perjuízo", ou seja, depois que a clonagem foi feita, identifica-lá o mais rápido possível. Isso funciona assim. As operadoras (não sei quantas exatamente e nem quem) se interligaram para quando um número celular  (Hexa) realiza uma chamada na rede de São Paulo, se ele tentar realizar outra em menos de um determinado tempo na rede do Rio (tipo, em menos de 30 minutos), ou o cara tem um jato super-sônico ou o celular esta clonado. E claro que esse tempo varia de acordo com a distância de um lugar ao outro.
A Iridium utilizava um software assim, globalmente!
 
5)
Sobre a segurança do GSM em relação ao CDMA, também tenho que discordar! :-)
O GSM, nos primeiros 8 segundos tem um pequena falha, pois esse é o tempo que a rede leva para gerar o código completo de criptografia.
Então, ainda que necessário um sistema muito sofisticado para quebrar a conexão, é possível!
Já o CDMA (sem a rede analógica) é muito mais seguro, pois dentro de um mesmo canal podem existir de 6 à 18 conexões. É praticamente impossível quebrar criptografia em tempo real.  Vale lembra que o GSM utiliza um principio de "Divisão por tempo", ou seja uma evolução do TDMA. Já o CDMA, utliza uma divisão por código que é muito mais eficiente!
 
Ufa, cansei!
 
Mas o bom de tudo isso, é que estamos no topo da cadeia alimentar, quando a assunto é Telecom! :-)
 
Pena que só tem + o Hélio participando do debate! Isso seria fascinante numa lista! :-)
 
Jorge Augusto
Brasilturis Jornal e Mundo sem Fio
(011)92024141
(011)32592400
 


----- Original Message -----
From: clovis1
Sent: Friday, April 07, 2006 4:27 PM
Subject: Re: Re:[Celld-group] Clonagem
 
Prezado Jorge,
Muito bem. Seguem meus comentários intercalados no seu texto abaixo.
Grande abraço,
Clóvis
 
> É disso que eu gosto, DEBATE DE ALTO NIVEL COM QUEM ENTENDE! :-)
> E o prazer é todo meu, mas tenho que discordar novamente de vc! :-D
> Vamos aos argumentos:
> 1)
>  
> Eu posso afirmar CATEGORICAMENTE que a Vivo CDMA (Parana e Santa Catarina) ainda Global Telecom na razão social, TEM SIM uma rede analógica.
>  
> O que vc falou sobre o "romeiro" esta parcialmente certo. Mas não totalmante.
> Aparelhos mais antigos, como o Startac, ainda não tinham a opção de programaçaão de PRL, ou seja, redes preferidas pela operadora.
> Assim, o usuário tinha que fazer a própria mudança.
>  
> Aparelhos mais novos como Moto V710, V260 ou V262 já possuem a programação do PRL.
>  
> Entretanto, alguns aparelhos mais modernos com PRL, ainda permitem vc porgramar as bandas e o modo de operação.
> Um bom exmplo é o Nokia 6135 CDMA. Ele permite a escolha da Banda A ou B e o modo de operação (Somente digital, preferencialmente digital e analógico).
>  
> Então, eu posso afirmar que a Vivo (Global Telecom) ainda tem analógico, pois no final de 2005, eu testei isso com o meu Nokia 6135.
> Eu aposto uma PIZZA com vc, que essa rede analógica existe lá (mas a pizza tem que ser na cidade de  São Paulo) ;-)
>
Não vou querer ganhar essa pizza tão fácil!! Não tem rede analógica e você entra na rede da TIM. Quando você define o sistema ( Digital ou Analógico ) na programação do celular, ele se sobrepõe à escolha da Banda. Portanto, como o aparelho não acha sinal analógico na rede da Global (Banda B) ele busca automaticamente o sinal analógico disponível na TIM (Banda A). Se você conseguir verificar o SID (System ID) no seu aparelho, enquanto ele está em analógico, vai verificar que é diferente do SID quando você está em digital. Isso porque o SID é o número que identifica a Operadora na qual você está utilizando a Rede (Vivo ou TIM).
 
> 2)
>  
> No mês passado, foi descoberto em SP, uma quadrilha que alugava um quarto em frente ao Aeroporto de Congonhas, para clonar celulares pelo método de interceptação aéreo. Eles clonavem até 200 aparelhos por dia! E sim, a maior parte das clonagens que existem ainda hoje são pelo método antigo. Quer um exemplo: Qualquer cliente Vivo viajando para Belo Horizonte, ou os cinco estados do Nordeste onde a Vivo não tem rede Digital CDMA!
>  
Agora quem discorda sou eu. A quantidade de clonagens pelo ar é atualmente ridícula, comparado aos outros métodos mencionados antes. No caso do usuário da Vivo em Belo Horizonte, para completar uma chamada ele precisa ser necessariamente autenticado pela Vivo para ter permissão de completar a ligação. Essa autenticação praticamente elimina a possibilidade de clonagem pelo ar.
 
> 3)
>  
> Sobre o acordo das operadoras, ele ainda não funciona: O que vc se refere é a utilização do A-Key do celular como segunda autênticação na rede.
> Isso nem é novidade, pois a FINANDA Iridium, utilizava esse método ao programar uma segunda linha em aparelhos Startac TDMA, para uso em redes terrestres. Como eu sei disso?! Eu mesmo programei duas linhas Iridium em celulares da minha empresa e precisei coloca o A-Key que eles forneceram!
>  
> Numa reunião com diretores da Motorola (O Antonio Quintas estava presente), fui informado que nos últimos 3 anos, todos os aparelhos produzidos pela Moto no Brasil tem o seu A-Key repassado a Vivo. Mas mesmo assim, isso não esta valendo pois, existem milhares de usuários com aparelhos antigos, ativados na rede da Vivo, que não possuem um A-Key registrado na base de dados da operadora. Dessa forma, se a Vivo ativar a autênticação por A-Key, muita gente vai ficar sem falar.
 
Essa é uma questão comercial. O custo de trocar todos os aparelhos de todos os clientes e autenticar todas as ligações de todos os clientes pode não se mostrar economicamente viável. Contudo, se as Operadoras conseguem realizar essa ação no "público alvo" preferido dos bandidos, já se fecha a torneira da perda de receita e atua-se positivamente naqueles clientes mais susceptíveis.
>  
> 4)
>  
> Sobre os investimentos anti-clonagem, é algo como "correr atrás do perjuízo", ou seja, depois que a clonagem foi feita, identifica-lá o mais rápido possível. Isso funciona assim. As operadoras (não sei quantas exatamente e nem quem) se interligaram para quando um número celular  (Hexa) realiza uma chamada na rede de São Paulo, se ele tentar realizar outra em menos de um determinado tempo na rede do Rio (tipo, em menos de 30 minutos), ou o cara tem um jato super-sônico ou o celular esta clonado. E claro que esse tempo varia de acordo com a distância de um lugar ao outro.
> A Iridium utilizava um software assim, globalmente!
>  
Neste ponto você mistura Sistema de Autenticação com Sistema Anti-Fraude. O Sitema anti-fraude, ao qual você se refere, nunca conseguiu atingir os objetivos prometidos em sua plenitude, pois ele realmente atua depois do roubo. A autenticação não permite a realização de qualquer chamada, a menos que sejam confirmados os três números (MIN, HEXA e o A-Key)
 
> 5)
>  
> Sobre a segurança do GSM em relação ao CDMA, também tenho que discordar! :-)
> O GSM, nos primeiros 8 segundos tem um pequena falha, pois esse é o tempo que a rede leva para gerar o código completo de criptografia.
> Então, ainda que necessário um sistema muito sofisticado para quebrar a conexão, é possível!
> Já o CDMA (sem a rede analógica) é muito mais seguro, pois dentro de um mesmo canal podem existir de 6 à 18 conexões. É praticamente impossível quebrar criptografia em tempo real.  Vale lembra que o GSM utiliza um principio de "Divisão por tempo", ou seja uma evolução do TDMA. Já o CDMA, utliza uma divisão por código que é muito mais eficiente!
>  
Você tem razão, mas essa vantagem do CDMA em relação ao GSM é muito mais evidente em relação à capacidade da rede do que propriamente a segurança, pois tanto as redes GSM quanto às CDMA usam métodos de autenticação similares.
 
> Ufa, cansei!
 
> Valeu pelo ótimo debate. Se quiser, segunda-feira continuamos. 
 
> Mas o bom de tudo isso, é que estamos no topo da cadeia alimentar, quando a assunto é Telecom! :-)
>  
> Pena que só tem + o Hélio participando do debate! Isso seria fascinante numa lista! :-)
>  
E precisa de mais!!??
 


----- Original Message -----
From: clovis1
To: jorge.augusto
Cc: heliorosa
Sent: Monday, April 10, 2006 10:19 AM
Subject: Re: Re:[Celld-group] Clonagem
Mais uma rodada!
 
> E lá vamos nós! Abaixo em vermelho!>  
>  
----- Original Message -----
From: clovis1
> To: jorge.augusto
> Cc: heliorosa
> Sent: Friday, April 07, 2006 4:27 PM
> Subject: Re: Re:[Celld-group] Clonagem
>
 
> Prezado Jorge,
>  
> Muito bem. Seguem meus comentários intercalados no seu texto abaixo.
>  
> Grande abraço,
>  
> Clóvis
> > É disso que eu gosto, DEBATE DE ALTO NIVEL COM QUEM ENTENDE! :-)> >  
> > E o prazer é todo meu, mas tenho que discordar novamente de vc! :-D> >  
> > Vamos aos argumentos:> >  
 
> > 1)
> >  
> > Eu posso afirmar CATEGORICAMENTE que a Vivo CDMA (Parana e Santa Catarina) ainda Global Telecom na razão social, TEM SIM uma rede analógica.
> >  
> > O que vc falou sobre o "romeiro" esta parcialmente certo. Mas não totalmante.
> > Aparelhos mais antigos, como o Startac, ainda não tinham a opção de programaçaão de PRL, ou seja, redes preferidas pela operadora.
> > Assim, o usuário tinha que fazer a própria mudança.
> >  
> > Aparelhos mais novos como Moto V710, V260 ou V262 já possuem a programação do PRL.
> >  
> > Entretanto, alguns aparelhos mais modernos com PRL, ainda permitem vc porgramar as bandas e o modo de operação.
> > Um bom exmplo é o Nokia 6135 CDMA. Ele permite a escolha da Banda A ou B e o modo de operação (Somente digital, preferencialmente digital e analógico).
> >  
> > Então, eu posso afirmar que a Vivo (Global Telecom) ainda tem analógico, pois no final de 2005, eu testei isso com o meu Nokia 6135.
> > Eu aposto uma PIZZA com vc, que essa rede analógica existe lá (mas a pizza tem que ser na cidade de  São Paulo) ;-)
> >
> Não vou querer ganhar essa pizza tão fácil!! Não tem rede analógica e você entra na rede da TIM. Quando você define o sistema ( Digital ou Analógico ) na programação do celular, ele se sobrepõe à escolha da Banda. Portanto, como o aparelho não acha sinal analógico na rede da Global (Banda B) ele busca automaticamente o sinal analógico disponível na TIM (Banda A). Se você conseguir verificar o SID (System ID) no seu aparelho, enquanto ele está em analógico, vai verificar que é diferente do SID quando você está em digital. Isso porque o SID é o número que identifica a Operadora na qual você está utilizando a Rede (Vivo ou TIM).
>  
> Vc vai perder essa Pizza! (olha, prefiro Portuguesa, hein) Voltarei a Curitiba brevemente, e vou trazer pra vc, SID em analógico da Vivo e da TIM! Eu não sei pq, mas quando a Global Telecom introduziu a rede dela, ela também colocou o ananlógico, que permace até hoje. Na época, falei com um engenheiro da empresa! Usei a rede analógica. E no final de 2005, tornei a usar, e AFIRMO que não era a da TIM! De qualquer forma, vou ganhar a PIZZA!
 
Pode confirmar no link abaixo, que só tem CDMA. Aliás, essa é a única Operação 100% digital da Vivo desde o início.
http://www.anatel.gov.br/Tools/frame.asp?link=/comunicacao_movel/smc/evolucaosmc_smp_operadoras.pdf
Atualmente, já há outras Regiões com cobertura 100% digital com tecnologia CDMA. Contudo, nesses mercados, são mantidas em operação as redes AMPS e TDMA (como originalmente iniciaram), mas não há mais ampliações, do mesmo jeito que fazem as Operadoras GSM que "herdaram" redes TDMA.
>  
> > 2)
> >  
> > No mês passado, foi descoberto em SP, uma quadrilha que alugava um quarto em frente ao Aeroporto de Congonhas, para clonar celulares pelo método de interceptação aéreo. Eles clonavem até 200 aparelhos por dia! E sim, a maior parte das clonagens que existem ainda hoje são pelo método antigo. Quer um exemplo: Qualquer cliente Vivo viajando para Belo Horizonte, ou os cinco estados do Nordeste onde a Vivo não tem rede Digital CDMA!
> >  
> Agora quem discorda sou eu. A quantidade de clonagens pelo ar é atualmente ridícula, comparado aos outros métodos mencionados antes. No caso do usuário da Vivo em Belo Horizonte, para completar uma chamada ele precisa ser necessariamente autenticado pela Vivo para ter permissão de completar a ligação. Essa autenticação praticamente elimina a possibilidade de clonagem pelo ar.
>  
> Ok! Se é assim, qual o método utilizado então!? Pois o A-Key só vai funcionar se TODOS estiverem cadastrados. Pois se vc ativar o processo, e alguém que não esta na base, tentar se autenticar em Roaming, o telefone não funcionará! Além do HEXA e MIN, não existe outra forma!
 
Não é necessário ter todas as linhas autenticadas para esse método funcionar, porque é um processo individual por cliente e realizado a cada chamada (haja capacidade de processamento!!). De maneira simplificada, quando você está em roaming e tenta realizar uma chamada, a Operadora visitada tem que consultar a Operadora de origem para poder liberar sua realização. Esse processo pode levar alguns segundos, pois é consultado o HLR da Operadora de origem sobre as condições do usuário. Um desses "flags" é referente à autenticação. Ou seja, se ele for um usuário autenticado, será verificado além do MIN e do HEXA, também o A-Key. 
>  
> > 3)
> >  
> > Sobre o acordo das operadoras, ele ainda não funciona: O que vc se refere é a utilização do A-Key do celular como segunda autênticação na rede.
> > Isso nem é novidade, pois a FINANDA Iridium, utilizava esse método ao programar uma segunda linha em aparelhos Startac TDMA, para uso em redes terrestres. Como eu sei disso?! Eu mesmo programei duas linhas Iridium em celulares da minha empresa e precisei coloca o A-Key que eles forneceram!
> >  
> > Numa reunião com diretores da Motorola (O Antonio Quintas estava presente), fui informado que nos últimos 3 anos, todos os aparelhos produzidos pela Moto no Brasil tem o seu A-Key repassado a Vivo. Mas mesmo assim, isso não esta valendo pois, existem milhares de usuários com aparelhos antigos, ativados na rede da Vivo, que não possuem um A-Key registrado na base de dados da operadora. Dessa forma, se a Vivo ativar a autênticação por A-Key, muita gente vai ficar sem falar.
>  
> Essa é uma questão comercial. O custo de trocar todos os aparelhos de todos os clientes e autenticar todas as ligações de todos os clientes pode não se mostrar economicamente viável. Contudo, se as Operadoras conseguem realizar essa ação no "público alvo" preferido dos bandidos, já se fecha a torneira da perda de receita e atua-se positivamente naqueles clientes mais susceptíveis.
>  
> Bom, e como eles vão descobrir, que o cara que nunca viajou, resolveu ir ver a família pela primeira vez no Nordeste, com um celualr da Vivo CDMA? Tenho certeza que no palitnho eles não vao tirar! :-)
> E depois, haja banco de dados pra saber quem viaja ou não! E mesmo assim, seria apenas aproximação!
 
Como expliquei acima, esse é um processo seletivo. As Operadoras tem condições de identificar quem são os clientes que fazem roaming, principalmente em outras redes, com certa facilidade. Esse número de clientes é relativamente pequeno e permite ação focada de autenticação. Você tem razão quando diz que pode haver falhas no processo, pois alguém que nunca viajou ou não faz parte do perfíl, pode ainda ficar vulnerável. Contudo, essas anomalias são corrigidas pontualmente e o grande risco da fraude diminui consideravelmente, perdendo atratividade para os bandidos.
Vale esticar essa resposta informando que esses procedimentos já reduziram em mais de 40% os casos de clonagem na comparação 1Q/06 com 1Q/05.
>  
> > 4)
> >  
> > Sobre os investimentos anti-clonagem, é algo como "correr atrás do perjuízo", ou seja, depois que a clonagem foi feita, identifica-lá o mais rápido possível. Isso funciona assim. As operadoras (não sei quantas exatamente e nem quem) se interligaram para quando um número celular  (Hexa) realiza uma chamada na rede de São Paulo, se ele tentar realizar outra em menos de um determinado tempo na rede do Rio (tipo, em menos de 30 minutos), ou o cara tem um jato super-sônico ou o celular esta clonado. E claro que esse tempo varia de acordo com a distância de um lugar ao outro.
> > A Iridium utilizava um software assim, globalmente!
> >  
> Neste ponto você mistura Sistema de Autenticação com Sistema Anti-Fraude. O Sitema anti-fraude, ao qual você se refere, nunca conseguiu atingir os objetivos prometidos em sua plenitude, pois ele realmente atua depois do roubo. A autenticação não permite a realização de qualquer chamada, a menos que sejam confirmados os três números (MIN, HEXA e o A-Key)
>  
> Mais uma vez eu pergunto: Como eles vão saber quem esta viajando pela primeira vez, com um celular antigo sem o A-Key na base?
> E quanto ao sistema anti-fraude, ainda meio que capenga, é o que as empresa tem usado para evitar fraudes!!
> Por exemplo, no caso da Claro TDMA, eles recentemente mandaram um PIN, que o usuário de um celular TDMA tem que digitar antes de completar a ligação. Eu recebi essa cartela (com direito a raspadinha) pro meu TDMA. Antes que vc pergunte, tenho uma linha TDMA, uma CDMA, e três GSM! ;-) eu sei, eu sei que é demais, mas são ossos do ofício!
> A BCP também fazia isso pra Roaming Internacional!
> E a Vivo, faz como, coloca uma vidente pra ADIVINHAR que está viajando pela primeiras vez?? (brincadeirinha só pra descontrair)
 
Eu lembro desse procedimento do PIN. Aliás, quando trabalhei na BCP, para lançar o Roaming Internacional o sr. Peon (lembra dele!!!) exigiu que esse PIN fosse digitado a cada 2 horas para minimizar o problema de fraudes, especialmente na Região de Miami. QUE SISTEMA RUDIMENTAR!!!!
No caso do GSM, a autenticação é "default" e no caso das outras Operadoras o procedimento seletivo está apresentando resultados bastante positivos.
 
>  
> > 5)
> >  
> > Sobre a segurança do GSM em relação ao CDMA, também tenho que discordar! :-)
> > O GSM, nos primeiros 8 segundos tem um pequena falha, pois esse é o tempo que a rede leva para gerar o código completo de criptografia.
> > Então, ainda que necessário um sistema muito sofisticado para quebrar a conexão, é possível!
> > Já o CDMA (sem a rede analógica) é muito mais seguro, pois dentro de um mesmo canal podem existir de 6 à 18 conexões. É praticamente impossível quebrar criptografia em tempo real.  Vale lembra que o GSM utiliza um principio de "Divisão por tempo", ou seja uma evolução do TDMA. Já o CDMA, utliza uma divisão por código que é muito mais eficiente!
> >  
> Você tem razão, mas essa vantagem do CDMA em relação ao GSM é muito mais evidente em relação à capacidade da rede do que propriamente a segurança, pois tanto as redes GSM quanto às CDMA usam métodos de autenticação similares.
>  
> Sem dúvida que o CDMA é mais eficiente que o GSM quando o assunto é dados, por exemplo! Mas também existe a diferença na segurança.
> Não estou falando do processo de autenticação das redes, somente. Me refiro ao algorítimo utilizado para criar a conexão de dados, entre a ERB e o celular!
 
Ainda bem que pelo menos em uma não tem discussão!!!
>  
> > Ufa, cansei!
>  
> > Valeu pelo ótimo debate. Se quiser, segunda-feira continuamos. 
>  
> Tá divertido!
 
Se eu puder continuar contribuindo, é só avisar!
>  
> > Mas o bom de tudo isso, é que estamos no topo da cadeia alimentar, quando a assunto é Telecom! :-)
> >  
> > Pena que só tem + o Hélio participando do debate! Isso seria fasciante numa lista! :-)
>   
> E precisa de mais!!??
>  
> Como diria um conhecido meu "meio pirado": a vida é uma festa, aconteça o que acontecer!
> E festa a três, é menos animada! :-)
>  
> A propósito Hélio, vc tem ai o placar?! Quem tá na frente ????? uahuahuahuhauhauhauhau!!! 
>  
> Jorge Augusto
Brasilturis Jornal e Mundo sem Fio
(011)92024141
(011)32592400