WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Blog Comunitário
RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION 
Identificação por Radiofreqüência - "Etiquetas Inteligentes"

  [O site WirelessBR está descontinuado. Esta é uma página de arquivo]

Coordenadora do Blog: Sandra Regina Matias Santana
  Página mantida pelo Coordenador do WirelessBR - Criada em 16/10/05    Sobre "Direitos" ("Rights")

Sandra Regina Matias Santana (sandra.rsantana@ig.com.br) é formada em Informática com Ênfase em Gestão de Negócios, pela Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista – FATEC (2005).
Também é Técnica em Eletrônica formada pela Fundação Paula Souza – ETE Aristóteles Ferreira (1995).
Trabalhou por 15 anos na Telefônica onde atuou como secretaria de Seção, examinadora de linhas telefônicas, administradora do Sistema de Rede Local “Unix”, administradora de segurança lógica e o ultimo cargo ocupado foi de Técnica em Telecomunicações no setor de Projetos de Redes Telefônicas (2001).
Estagiou na Prefeitura de Praia Grande desenvolvendo aplicativos de controle de processo e estágios probatórios (2003) e na Oficina de Hardware da própria faculdade (2004).
Atualmente está cursando Informática na Fundação Paula Souza – ETE Adolpho Berezin extensão Praia Grande.

MENSAGENS EM GRUPOS DE DEBATES - DEZEMBRO  2007                    Blog RFID (home)

 
ComUnidade WirelessBrasil

Site WirelessBR

GuiaLog

Inovação Tecnológica

Intermec

RNT - Revista de Negócios em Telecomunicações

Complemente sua pesquisa: Google
(com opção de páginas em português)

 


Grupos de Debates: Wirelessbr e Celld-group


----- Original Message -----
From:
Sandra Santana
To:
wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent:
Sunday, December 16, 2007 6:41 PM
Subject: [Celld-group] RFID(72) - Samsung desenvolve chip RFID para equipamentos móveis de mão

Olá, ComUnidade!
Sou Sandra Santana, coordenadora do "Blog Comunitário" RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE RFID:

Computerworld – 27 nov 2007

Samsung desenvolve chip RFID para equipamentos móveis de mão - Empresa cria o recurso baseado em etiquetas de identificação por radiofreqüência, mas diz que vai esperar até que os leitores estejam mais difundidos e maduros para lançar.

Estadão – 16 dez 2007.

Novo celular pode ser usado como cartão magnético - A operadora de telefonia celular britânica O2, em parceria com a fabricante de celulares Nokia, lança nesta quarta-feira em Londres, o projeto de testes de uma nova tecnologia que agrega ao aparelho de telefone celular a função de cartão [...]

TRABALHO ACADÊMICO TRANSFORMADO EM ARTIGO:

RFID - Identificação por Radiofreqüência 

TÓPICOS DO BLOG:

- Sites e Portais sobre RFID
- Artigos
- FAQs
- White Papers
- Estudos de Casos
- Glossário
- Entrevista
- Notícias
- Mensagens em Grupos de Debates 

Boa leitura!
Sandra Santana

sandra.rsantana@ig.com.br
 


Computerworld Samsung desenvolve chip RFID para equipamentos móveis de mão


Por IDG News Service 27 de novembro de 2007 - 13h55

A Samsung Eletronics desenvolveu um chip RFID (identificação por radiofreqüência) e espera transformar os aparelhos celulares em ferramentas mais úteis, que possam dizer às pessoas sobre os produtos e serviços de que elas precisam e procuram.

A principal inovação da empresa na área foi criar um leitor de chip RFID que pode ler diferentes etiquetas RFID. Normalmente, isso leva mais do que um chip para ler diferentes tipos de etiquetas.

O novo chip vai – um dia – estar em dispositivos de mão móveis, embora a empresa não diga quando isso vai acontecer.

Neste dia, as pessoas estarão aptas a ler as etiquetas RFID em produtos e outros itens para fazer o mundo um lugar melhor para navegar. Por exemplo, algumas etiquetas RFID em produtos alimentares ou remédios podem dar informações de ingredientes ou superdosagens, enquanto as etiquetas RFID em pontos de ônibus podem oferecer a tabela de horários de ônibus PI dizer quantos minutos faltam até que o próximo transporte chegue.

A utilidade dos chips RFID vai aumentar na medida em que mais companhias colocam informações em etiquetas RFID e outros equipamentos próprios para a tecnologia. Em Taiwan, por exemplo, um plano local de operador de redes móveis pretende trabalhar com cinemas para colocar trechos de filmes quando as etiquetas RFID se aproximarem de pôsteres do cinema, para que as pessoas possam checar os horários de filmes enquanto estão no metrô ou em shoppings.

Mas a maioria das etiquetas RFID em uso em produtos atualmente são para rastrear produtos, não para oferecer informações de serviços sobre itens.

A tecnologia RFID ainda está em estágios recentes de uso, segundo um porta-voz da Samsung em Seol. A empresa atualmente não tem previsão de quando os leitores de chip RFID podem estar em produção de massa. A companhia planeja esperar até que a tecnologia esteja mais madura, garante.


Estadão Novo celular pode ser usado como cartão magnético


16  de dezembro de 2007, 11:08 | Online - BBC Brasil - BBC

LONDRES - A operadora de telefonia celular britânica O2, em parceria com a fabricante de celulares Nokia, lança nesta quarta-feira em Londres, o projeto de testes de uma nova tecnologia que agrega ao aparelho de telefone celular a função de cartão magnético.

O equipamento usa a tecnologia sem cabos conhecida como Near Field Communication (comunicação de campo de curta distância), que combina os serviços de identificação por radiofreqüência (RFID, na sigla em inglês) com tecnologias de intercomunicação.

A NFC, como é chamada em inglês, possibilita que equipamentos habilitados com a tecnologia façam troca de informações ao se "tocarem", ou ficarem próximos a apenas quatro centímetros de distância. A tecnologia é compatível com outras similares, como o Bluetooth e a Wi-Fi.

O novo aparelho, chamado de O2 Wallet, será testado por 500 pessoas em Londres, durante seis meses. Neste período, os participantes poderão testar vários serviços como fazer compras, acessar o transporte público e entrar em eventos apenas com o uso do equipamento. Depois de seis meses, eles devem fazer uma avaliação sobre a facilidade de uso, segurança e funcionalidade do produto.

Os serviços disponíveis no novo equipamento podem ser acessados através do menu principal do telefone e não interferem no recebimento de chamadas ou mensagens de texto.

Para a fase de testes, as empresas criaram parcerias com o comércio local e com o sistema do transporte público de Londres para disponibilizar os serviços aos usuários.

Segundo Cath Keers, diretora de atendimento ao cliente da O2, "os testes são o começo de um caminho que deve envolver operadoras de celular, bancos e o comércio em geral em uma visão comum".

As empresas parceiras no lançamento da nova tecnologia pretendem aprimorar a funcionalidade do aparelho depois dos testes e incluir, por exemplo, a capacidade de armazenar senhas para os pagamentos. A empresas também já discutem desenvolver outros projetos de teste em 2008.


Grupos de Debates: Wirelessbr e Celld-group     Blog RFID (home)
 

Complemente sua pesquisa: Google (com opção de páginas em português)

"Direitos"
Todo o conteúdo sobre Tecnologia deste Blog foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento, sem finalidade comercial. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada ou retirada. 

All the contents about technology of this Section were collected in the web via search sites or were sent by voluntary collaborators, with the only purpose of informing and sharing knowledge. Technology, in this case, is a synonim for organizations, enterprises, products and services. There will be always the preoccupation in mentioning the sources.. However, if any person or enterprise will happen to feel damaged in their rights, they may just send a note and the material will be reformulated.