WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Blog Comunitário
RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION 
Identificação por Radiofreqüência - "Etiquetas Inteligentes"

  [O site WirelessBR está descontinuado. Esta é uma página de arquivo]

Coordenadora do Blog: Sandra Regina Matias Santana
  Página mantida pelo Coordenador do WirelessBR - Criada em 16/10/05    Sobre "Direitos" ("Rights")

Sandra Regina Matias Santana (sandra.rsantana@ig.com.br) é formada em Informática com Ênfase em Gestão de Negócios, pela Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista – FATEC (2005).
Também é Técnica em Eletrônica formada pela Fundação Paula Souza – ETE Aristóteles Ferreira (1995).
Trabalhou por 15 anos na Telefônica onde atuou como secretaria de Seção, examinadora de linhas telefônicas, administradora do Sistema de Rede Local “Unix”, administradora de segurança lógica e o ultimo cargo ocupado foi de Técnica em Telecomunicações no setor de Projetos de Redes Telefônicas (2001).
Estagiou na Prefeitura de Praia Grande desenvolvendo aplicativos de controle de processo e estágios probatórios (2003) e na Oficina de Hardware da própria faculdade (2004).
Atualmente está cursando Informática na Fundação Paula Souza – ETE Adolpho Berezin extensão Praia Grande.

MENSAGENS EM GRUPOS DE DEBATES - FEVEREIRO  2007

 
ComUnidade WirelessBrasil

Site WirelessBR

GuiaLog

Inovação Tecnológica

Intermec

RNT - Revista de Negócios em Telecomunicações

Complemente sua pesquisa: Google
(com opção de páginas em português)

 


Grupos de Debates: Wirelessbr e Celld-group



----- Original Message -----
Sent: Thursday, February 22, 2007 1:12 PM
Subject: [Celld-group] RFID(63) - Hitachi exibe a menor RFID do mundo 
Olá, ComUnidade!
Sou Sandra Santana, coordenadora do "Blog Comunitário" RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE RFID:

INFO Online – 21 fev. 2007 - SÃO PAULO -

Hitachi exibe menor RFID do mundo - A Hitachi apresentou, durante evento de nanotecnologia no Japão, um dispositivo RFID apontado pela empresa como o menor do mundo.

RFID Journal – News de 22 fev. 2007

Wal-Mart, Suppliers Affirm RFID Benefits

Survey Indicates Canadians Eager for RFID in Grocery Stores

U.S. Military Ramps Up Adoption of Satcom-RFID Kits

EPCglobal North America to Provide EPC Education at RFID Journal LIVE!

RFID to Track High-Cost Items at Columbus Children's Heart Center

TRABALHO ACADÊMICO TRANSFORMADO EM ARTIGO:

RFID - Identificação por Radiofreqüência 

TÓPICOS DO BLOG:

- Sites e Portais sobre RFID
- Artigos
- FAQs
- White Papers
- Estudos de Casos
- Glossário
- Entrevista
- Notícias
- Mensagens em Grupos de Debates 

Boa leitura!
Sandra Santana

sandra.rsantana@ig.com.br 


INFO Online Hitachi exibe menor RFID do mundo


Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007 - 09h30

SÃO PAULO - A Hitachi apresentou, durante evento de nanotecnologia no Japão, um dispositivo RFID apontado pela empresa como o menor do mundo.

A etiqueta de rádio freqüência exibida pela Hitachi mede apenas 0,05 x 0,05 mm e mal pode ser vista a olho nu. A etiqueta é nove vezes menor que o último protótipo de RFID exibido pela empresa, ano passado. O protótipo anterior media 0,15 x 0,15mm.

A empresa afirma que o custo de produção de etiquetas tão diminutas ainda é elevado para seu uso em massa. A Hitachi acredita, no entanto, que etiquetas pequenas podem ser usadas em documentos que exigem elevado grau de segurança.

Outra aplicação viável para chips RFID tão pequenos é seu uso em atividades de investigação e contra-terrorismo. De tão pequena, a etiqueta pode ser aplicada em vários tipos de materiais, inclusive roupas, para rastrear o deslocamento de pessoas e objetos sem ser percebida.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO


RFID Journal News de 22 fev. 2007

Wal-Mart, Suppliers Affirm RFID Benefits

The retailer and several of its leading suppliers say they see benefits in using EPC RFID today, which they expect to increase over time.           

Survey Indicates Canadians Eager for RFID in Grocery Stores

Although 80 percent of respondents hadn't heard of RFID or understood it prior to the survey, the majority said they would use an RFID-enabled checkout lane, especially if it meant spending less time waiting in line.           

U.S. Military Ramps Up Adoption of Satcom-RFID Kits

Most of the nation's military branches have deployed the technology, which combines RFID and satellite communications, to track and manage supply shipments in the field.           

EPCglobal North America to Provide EPC Education at RFID Journal LIVE!

At RFID Journal LIVE! 2007, the EPC standards body will conduct special preconference seminars focused on the basics of EPC technology and EPC's application in the chemical industry, as well as a workshop for vendors.           

RFID to Track High-Cost Items at Columbus Children's Heart Center

The facility plans to use 13.56 MHz passive tags to track inventory, reduce overstocks and waste, and make sure patients are properly billed.
 



----- Original Message -----
Sent: Monday, February 05, 2007 8:19 PM
Subject: [Celld-group] RFID(62) - Placa eletrônica

Olá, ComUnidade!
Sou Sandra Santana, coordenadora do "Blog Comunitário" RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE RFID:

Quatro Rodas – 31 Jan. 2007

Placa eletrônica - Um excelente instrumento de fiscalização, dizem uns. Um "Big Brother" que amplia seu olhar sobre nossas vidas, dizem outros. A criação do Sistema Nacional de Identificação de Automóveis tem suscitado reações diversas.

RFID Journal – News de 05 fev. 2007

NASA, Intermec Partner to Send RFID Into Space

RFID News Roundup

Cisco, AeroScout Team Up on RTLS; PanGo Unveils Next-Gen Tag

RFID Enters the Pigpen

RFID-Enabled Cart Set to Provide Shoppers With Product Info, Ads

Loc8tor Homes In on RFID App for Consumers

TRABALHO ACADÊMICO TRANSFORMADO EM ARTIGO:

RFID - Identificação por Radiofreqüência 

TÓPICOS DO BLOG:

- Sites e Portais sobre RFID
- Artigos
- FAQs
- White Papers
- Estudos de Casos
- Glossário
- Entrevista
- Notícias
- Mensagens em Grupos de Debates 

Boa leitura!
Sandra Santana

sandra.rsantana@ig.com.br 


Quatro Rodas On Line - Placa eletrônica


Sorria: seu carro está sendo monitorado

Um excelente instrumento de fiscalização, dizem uns. Um "Big Brother" que amplia seu olhar sobre nossas vidas, dizem outros. A criação do Sistema Nacional de Identificação de Automóveis tem suscitado reações diversas. Anunciada em novembro, a resolução do Contran que prevê a instalação de chips em todos os carros nos próximos cinco anos ainda tem aspectos nebulosos, que só serão esclarecidos com o desenrolar do processo de implantação. Mas, afinal, que influência esse pequeno instrumento eletrônico poderá ter na vida dos motoristas brasileiros?

O sistema é simples e já é conhecido pelos motoristas do estado de São Paulo - o princípio é o mesmo do sistema privado de cobrança Sem Parar, das rodovias pedagiadas. Por meio de um chip eletrônico afixado no pára-brisa, antenas instaladas em diversos locais da cidade poderão identificar veículos irregulares ou roubados em circulação e obter dados de gerenciamento de trânsito (veja mais na pág. 84). "O principal objetivo é criar um instrumento de fiscalização e obtenção de dados de tráfego mais eficiente, que possa também ajudar no combate ao roubo de veículos e cargas", diz Mauro Mazzamati, coordenador geral de planejamento normativo e estratégico do Denatran.

Até 2011, toda a frota nacional - estimada em 43 milhões de veículos - deverá ter os chips. Andar sem o componente será considerado falta grave, sujeito a multa de 127 reais, 5 pontos na carteira e apreensão do veículo. O presidente da Comissão de Assuntos e Estudos sobre Direito de Trânsito da OAB-SP, Cyro Vidal, diz ser favorável ao sistema, mas discorda de sua obrigatoriedade. "A instalação em si não é ilegal nem inconstitucional, mas o fato de não ser facultativa me incomoda." Ele questiona ainda as razões pelas quais está sendo implantado. "A principal justificativa é o combate ao furto e roubo de veículos e cargas, mas sinto que a finalidade maior é o cerco ao licenciamento, cobrança de multa e IPVA. Não que isso seja ilegítimo, mas acho que deveria haver mais transparência", diz Vidal, que já foi diretor do Detran-SP.

Risco de clonagem

Outra grande preocupação é quanto à inviolabilidade do sistema. Tão logo foi anunciada a resolução, o risco de clonagem dessas etiquetas eletrônicas tornou-se uma das principais dúvidas. Na opinião do diretor do Instituto de Pesquisas Industriais da FEI, Renato Giacomini, a possibilidade de clonagem não é nula, mas é bem remota. "Como a transmissão de dados será criptografada, é muito difícil que alguém consiga clonar o chip." Ele afirma que a criptografia também deverá impedir que os dados sejam interceptados por alguém que possua uma antena de recepção, por exemplo. O mais preocupante, porém, é que nada garante que ladrões não consigam retirar o chip do pára-brisa sem inutilizá-lo, conforme determina a resolução. "Alguém pode remover o pára-brisa e colocá-lo em outro veículo, ou conseguir destacar o chip sem danificá-lo", diz Giacomini. Outro aspecto ainda não esclarecido são as parcerias com a iniciativa privada. A resolução prevê que cerca de um terço da memória do chip será destinada à iniciativa privada, mas não dá mais detalhes. "Nossa previsão é que empresas de rastreamento, estacionamentos e shoppings possam usar o chip para oferecer serviços. Tudo isso, é claro, com o consentimento do motorista", diz Mazzamati. O uso dessas informações deverá ser definido nos contratos de licitação. "Essas empresas terão suas próprias antenas, que deverão captar somente os dados que dizem respeito aos serviços contratados", afirma Giacomini.

Se por aqui o chip ainda é novidade, nos Estados Unidos ele já é objeto de polêmica. Em 2005, as especialistas em privacidade do consumidor Liz McIntyre e Katherine Albrecht lançaram o livro Spychips, que trata do uso desses chips por empresas e governos. Um dos temas abordados é o projeto que pretende implantar sistemas de identificação em todos os veículos americanos fabricados a partir de 2007, ainda que de forma voluntária. A justificativa é que seria possível controlar o fluxo de veículos e prevenir acidentes. Liz McIntyre cita o caso de Houston, no Texas, onde funciona um sistema de pedágio semelhante ao Sem Parar paulista. "O que a grande maioria não sabe é que esses chips estão sendo detectados por antenas a milhas de distância do posto de cobrança. Há antenas rastreando os carros sem seu consentimento", diz. A alegação da concessionária, segundo ela, é que o chip estaria ajudando a monitorar o fluxo, mas não se sabe ao certo qual o propósito. "É por fatos como esse que espero que os brasileiros saibam dos riscos que a tecnologia de chips oferece à privacidade, e que eles se oponham a essa decisão."

Segundo Mazzamati, do Denatran, por mais que a privacidade seja um fator que preocupe, ela estará garantida. "É importante que saibam que o sigilo dessas informações será protegido pela Constituição, como ocorre com os sigilos telefônico e bancário. Ele só pode ser quebrado por ordem judicial", afirma. Porém, para Cyro Vidal, há sempre um jeito de burlar o sistema. Ele cita o assédio sofrido por motoristas cuja habilitação está para ser cassada. "Os Detrans publicam no Diário Oficial o número das carteiras de habilitação sem citar o nome dos condutores. Mesmo assim, no dia seguinte eles começam a ser incomodados com ligações de supostas empresas especializadas em retirar pontos da carteira. A pergunta que fica é: como eles conseguem esses dados?"

O pioneiro
O sistema de identificação de veículos por radiofreqüência já é utilizado em cidades de todo o mundo, para a cobrança de pedágios urbanos e rodoviários. Mas o Brasil é o primeiro país a determinar a instalação obrigatória do chip em todos os veículos.

É guerra
A invenção do sistema de radiofreqüência, conhecido pela sigla RFID, é atribuída ao russo Léon Theremin, em 1946, como ferramenta de espionagem para o governo soviético. Mas um sistema semelhante foi usado pelos aliados na Segunda Guerra Mundial, para identificar os aviões inimigos.

Sob vigilância constante
Será colocado no lado interno do pára-brisa dos veículos ou em outro local nas motocicletas. Em sua memória estarão armazenados os números da placa, do chassi e do código Renavam.

- Antena
Serão instaladas em diversos pontos das cidades. Deverão ler os dados das placas eletrônicas a uma distância mínima de 5 metros e permitir a leitura de veículos que trafeguem, no máximo a 160 km/h.

- Câmera
Embora não sejam citadas na resolução, câmeras de leitura automática de placas - como as que controlam o rodízio em São Paulo - deverão ser instaladas junto às antenas, para fiscalizar os chips.

- Central de informações
Cada Detran terá uma central, que vai processar as informações recebidas das antenas e cruzará com dados nacionais sobre licenciamento, roubo e furto de veículos e cargas e monitoramento de tráfego.

Atrasou o imposto?
Ao passar pela antena, um veículo em situação irregular - em débito com licenciamento, IPVA ou multas - será imediatamente identificado pela central de informações, que comunicará às autoridades de trânsito. Em uma blitz, o oficial poderá saber com antecedência que veículo abordar.

Mãos ao alto
A polícia poderá situar barreiras de forma estratégica à frente de antenas e ser informada em tempo real sobre a presença de carros roubados. Para investigações criminais, vale a mesma regra dos sigilos bancário e telefônico: a polícia só poderá usar dados do sistema por meio de mandado judicial.

Pague fácil
O mesmo chip poderá ser usado pela iniciativa privada para a cobrança de pedágios e estacionamentos de shopping, por exemplo. O sistema pode no futuro ser aproveitado na fiscalização de outras infrações - como avanços de semáforo e estacionamento em local proibido.

Siga a carga
Por meio dos dados fornecidos por várias antenas, será possível traçar a rota percorrida por determinado veículo. Isso pode ser útil para controle do transporte de cargas perigosas ou para empresas privadas de rastreamento, que podem aproveitar o chip para prestar seus serviços.

Trânsito ordenado
Os departamentos de engenharia de tráfego pretendem aprimorar o gerenciamento de trânsito, por meio do acesso a informações como o fluxo de veículos nas cidades, os pontos críticos de congestionamento e a velocidade média em algumas vias.

PERGUNTAS E RESPOSTAS


Os proprietários terão que pagar pelo chip?
A resolução do Contran não determina quem arcará com os custos. A tendência, segundo o Denatran, é que a instalação seja feita de forma gratuita - como em São Paulo, onde a prefeitura já se manifestou garantindo que vai instalar de graça.

Os veículos novos já sairão de fábrica com o chip?
Não. A resolução determina que o chip seja instalado no licenciamento.

Quando o sistema entrará em operação?
Em maio de 2008, todos os estados já deverão instalar os primeiros chips, e em novembro de 2011, toda a frota nacional estará equipada.

Quando o uso do chip passa a ser obrigatório?
O prazo pode variar de estado para estado. A partir do momento em que o sistema estiver completamente implantado em determinado estado, nenhum veículo poderá trafegar sem o chip. Será uma infração grave, sujeita a multa de 126,69, mais 5 pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.

É possível remover o chip e instalá-lo em outro veículo?
De acordo com a resolução, o chip será fixado de maneira que seja inutilizado quando removido. Não será possível retirá-lo de um veículo e afixá-lo em outro.

O chip poderá ser identificado por antenas de todo o país?
Sim. Os sistemas em cada estado podem ser diferentes, mas devem obedecer a um mesmo protocolo de comunicação. O banco de dados com informações sobre veículos irregulares e roubados também será nacional.

O chip armazenará informações pessoais?
Não, apenas os dados referentes ao licenciamento do veículo. Entretanto, um terço de sua memória será destinado à iniciativa privada. Por meio de convênio com os Detrans, empresas poderão aproveitar os chips para fornecer serviços, como pagamento de pedágios e rastreamento de veículos.

Qual a vida útil do chip?
Como o modelo a ser implantado provavelmente não terá baterias ou outra fonte de alimentação, a durabilidade do chip deverá ser equivalente à vida útil dos veículos.

Por Jonas Oliveira


RFID Journal News de 24 jan. 2007


NASA, Intermec Partner to Send RFID Into Space

Plans call for testing two or three different passive UHF tags in an experiment conducted this year on the International Space Station—the first time RFID tags have been exposed to the conditions in space.

RFID News Roundup
RFID vendors named for first phase of EPCglobal cargo-tracking pilot; WhereNet opens Asia-Pacific headquarters; kick-off standards meeting for RuBee tag; NordicID partners with CAEN, upgrades PL3000; WJ Communications releases module using UHF chipset; Ports of Busan, Rotterdam operating SaviTrack system; Genco reselling RFind RTLS platform.

Cisco, AeroScout Team Up on RTLS; PanGo Unveils Next-Gen Tag
The Cisco-AeroScout solution is designed for manufacturing companies. Both the AeroScout and PanGo tags are active Wi-Fi-based devices.

RFID Enters the Pigpen
AgVantage, a plastics manufacturing company in Illinois, is creating an RFID-enabled feeder designed to help hog farmers more efficiently care for their livestock.

RFID-Enabled Cart Set to Provide Shoppers With Product Info, Ads
Two grocery retailers, one on the East Coast and a second in the Dallas area, are expected to begin testing the system in a retail setting.

Loc8tor Homes In on RFID App for Consumers
A U.K. startup says it has found a solution for those who misplace their keys, iPods and other gadgets on a regular basis—or who want to keep an electronic eye on people or pets.


Grupos de Debates: Wirelessbr e Celld-group     Blog RFID (home)
 

Complemente sua pesquisa: Google (com opção de páginas em português)

"Direitos"
Todo o conteúdo sobre Tecnologia deste Blog foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento, sem finalidade comercial. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada ou retirada. 

All the contents about technology of this Section were collected in the web via search sites or were sent by voluntary collaborators, with the only purpose of informing and sharing knowledge. Technology, in this case, is a synonim for organizations, enterprises, products and services. There will be always the preoccupation in mentioning the sources.. However, if any person or enterprise will happen to feel damaged in their rights, they may just send a note and the material will be reformulated.