WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Blog Comunitário
RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION 
Identificação por Radiofreqüência - "Etiquetas Inteligentes"

 [O site WirelessBR está descontinuado. Esta é uma página de arquivo]

Coordenadora do Blog: Sandra Regina Matias Santana
  Página mantida pelo Coordenador do WirelessBR - Criada em 16/10/05    Sobre "Direitos" ("Rights")

Sandra Regina Matias Santana (sandra.rsantana@ig.com.br) é formada em Informática com Ênfase em Gestão de Negócios, pela Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista – FATEC (2005).
Também é Técnica em Eletrônica formada pela Fundação Paula Souza – ETE Aristóteles Ferreira (1995).
Trabalhou por 15 anos na Telefônica onde atuou como secretaria de Seção, examinadora de linhas telefônicas, administradora do Sistema de Rede Local “Unix”, administradora de segurança lógica e o ultimo cargo ocupado foi de Técnica em Telecomunicações no setor de Projetos de Redes Telefônicas (2001).
Estagiou na Prefeitura de Praia Grande desenvolvendo aplicativos de controle de processo e estágios probatórios (2003) e na Oficina de Hardware da própria faculdade (2004).
Atualmente está cursando Informática na Fundação Paula Souza – ETE Adolpho Berezin extensão Praia Grande.

MENSAGENS EM GRUPOS DE DEBATES - JULHO  2008                    Blog RFID (home)

 
ComUnidade WirelessBrasil

Site WirelessBR

GuiaLog

Inovação Tecnológica

Intermec

RNT - Revista de Negócios em Telecomunicações

Complemente sua pesquisa: Google
(com opção de páginas em português)

 


Grupos de Debates: Wirelessbr e Celld-group



 ----- Original Message -----
From: Sandra Santana
To:
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, July 26, 2008 11:20 AM
Subject: [wireless.br] RFID(75) - Máquina japonesa de venda de cigarros é tapeada com foto

Olá, ComUnidade!
Sou Sandra Santana, coordenadora do "Blog Comunitário" RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE RFID:

Yahoo Notícias – 26 jul 2008

Tecnologia em rede de fast food facilita pedidos -  Na Coréia, clientes utilizam o celular para fazer pedidos sem sair da mesa do restaurante.

 Os sul-americanos são menos preguiçosos, mas não muito...

Yahoo Notícias – 26 jul 2008

Máquina japonesa de venda de cigarros é tapeada com foto  - Repórter burla reconhecimento facial de máquina com fotografia de seu pai, de 50 anos.

RFID Journal – News de 25 jul. 2008

Time Domain Enhances Its UWB Location System

At Former Landfill, RFID Monitors Workers and Waste

RFID News Roundup  

Chemical Maker Exax Expands Into RFID

Leading Early Adopters to Speak at RFID in Fashion 2008

TRABALHO ACADÊMICO TRANSFORMADO EM ARTIGO:

RFID - Identificação por Radiofreqüência 

TÓPICOS DO BLOG:

- Sites e Portais sobre RFID
- Artigos
- FAQs
- White Papers
- Estudos de Casos
- Glossário
- Entrevista
- Notícias
- Mensagens em Grupos de Debates 

Boa leitura!
Sandra Santana

sandra.rsantana@ig.com.br 


 Yahoo Notícias  -Tecnologia em rede de fast food facilita pedidos


Qua, 23 Jul, 02h33 - Por Gislaine Ceregatti

A já conhecida "junk food" americana acaba de se tornar mais calórica, ou melhor, seus clientes gastarão algumas a menos. Redes de lanches rápidos estão cada vez mais adicionando recursos tecnológicos que, embora facilitem o pedido e o pagamento, fazem com que os consumidores se movimentem cada vez menos.

Na Argentina, a rede McDonalds passou a oferecer recentemente um serviço parecido com o que já possuía no Brasil, o "McEntrega". A diferença é que, em vez de pedir pelo telefone para um funcionário do restaurante, usa-se um site - acessado pelo telefone celular - que automatiza o processo. A tecnologia emprega um aplicativo em Java para dispositivos móveis, e é possível solicitar entregas a virtualmente qualquer lugar. Para fazê-lo é necessário baixar o aplicativo, chamado de Wi-Buy, apontando o navegador para http://burguer-mobile.notlong.com. Em seguida há um processo de registro no qual é necessário discar um número e fornecer o endereço de entrega, endereço residencial e telefone. Com isso é fornecido um login para ser utilizado tanto no site na internet como no programa em Java.

O processo da compra é semelhante ao utilizado no site, e ao final é possível escolher a forma de entrega, que varia desde o convencional motoboy até a inusitada entrega à pé ou de bicicleta realizada por funcionários da unidade mais próxima ao endereço. O site The Inquirer (em inglês) testou o sistema e tem mais informações a respeito.

A idéia não é nova. Desde 2007 há um sistema de pedidos um tanto diferente implementado por algumas unidades coreanas da rede Mc Donald's. Os lanches podem ser comprados diretamente da mesa utilizando o celular, não sendo necessário nem dirigir-se ao caixa para efetuar o pagamento, que é realizado através do sistema de cobrança também implementado nos aparelhos móveis.

O sistema coreano funciona com sensores RFID dispostos nos móveis do local. Ao chegar ao restaurante, um adaptador é conectado ao aparelho celular para que a comunicação possa ser estabelecida e o pedido realizado. Assim que a refeição estiver pronta é enviado um SMS para que ela seja retirada, como conta o EngagetMobile.


 Yahoo Notícias  - Máquina japonesa de venda de cigarros é tapeada com foto 


Ter, 01 Jul, 12h20 - Por Rodrigo Martin de Macedo e Gislaine Ceregatti

Para provar a ineficácia das máquinas que vendem cigarros no Japão, um repórter utilizou fotos retiradas de revistas ou álbuns de família.

Segundo o site Reg Hardware, o Japão passou a aplicar penas mais severas às companhias fabricantes de máquinas que vendam cigarros para menores de 20 anos. Como resultado, as companhias equiparam muitas das máquinas com mecanismos de reconhecimento, na tentativa de minimizar o risco de processos.

Muitas das máquinas utilizam câmeras embutidas e um software desenvolvido pela empresa Fujitaka, que fotografa e analisa a foto do cliente, procurando sinais de idade como rugas, por exemplo. Estas imagens são então confrontadas com um banco de dados com mais de 100 mil retratos e, caso o teste não seja bem sucedido, é pedido ao cliente digitar o número de sua habilitação.

O repórter do jornal japonês Sanspo colocou a qualidade do sistema em teste, descobrindo que a máquina aceitava uma foto 10x15 de seu pai, com 50 anos. Os testes foram além e o jornalista provou que foi possível utilizar uma foto de apenas 8 centímetros de uma modelo japonesa de 30 anos, entretanto um teste com uma foto de 2,5 cm a máquina não foi tapeada. Os testes foram realizados em máquinas de várias cidades.

No Japão hoje existem cerca de 570 mil máquinas de vendas de cigarro, sendo que a grande maioria utiliza leitores RFID para verificar a idade do cliente em um cartão especial. O cartão, chamado Taspo, serve como atestado de maioridade. A verificação via imagem é feita em cerca de 4 mil máquinas, apenas para casos em que clientes não possuam o cartão, explicou o Pink Tentacle.

A Fujitaka afirmou que o sistema funciona em 90% dos casos, mas admitiu o problema, prometendo uma nova versão com reconhecimento mais avançado que identificará se a imagem capturada é de um ser humano real ou apenas uma fotografia.


Grupos de Debates: Wirelessbr e Celld-group     Blog RFID (home)
 

Complemente sua pesquisa: Google (com opção de páginas em português)

"Direitos"
Todo o conteúdo sobre Tecnologia deste Blog foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento, sem finalidade comercial. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada ou retirada. 

All the contents about technology of this Section were collected in the web via search sites or were sent by voluntary collaborators, with the only purpose of informing and sharing knowledge. Technology, in this case, is a synonim for organizations, enterprises, products and services. There will be always the preoccupation in mentioning the sources.. However, if any person or enterprise will happen to feel damaged in their rights, they may just send a note and the material will be reformulated.