WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Blog Comunitário
RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION 
Identificação por Radiofreqüência - "Etiquetas Inteligentes"

 [O site WirelessBR está descontinuado. Esta é uma página de arquivo]

 Coordenadora do Blog: Sandra Regina Matias Santana
  Página mantida pelo Coordenador do WirelessBR - Criada em 16/10/05    Sobre "Direitos" ("Rights")

Sandra Regina Matias Santana (sandra.rsantana@ig.com.br) é formada em Informática com Ênfase em Gestão de Negócios, pela Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista – FATEC (2005).
Também é Técnica em Eletrônica formada pela Fundação Paula Souza – ETE Aristóteles Ferreira (1995).
Trabalhou por 15 anos na Telefônica onde atuou como secretaria de Seção, examinadora de linhas telefônicas, administradora do Sistema de Rede Local “Unix”, administradora de segurança lógica e o ultimo cargo ocupado foi de Técnica em Telecomunicações no setor de Projetos de Redes Telefônicas (2001).
Estagiou na Prefeitura de Praia Grande desenvolvendo aplicativos de controle de processo e estágios probatórios (2003) e na Oficina de Hardware da própria faculdade (2004).
Atualmente está cursando Informática na Fundação Paula Souza – ETE Adolpho Berezin extensão Praia Grande.

MENSAGENS EM GRUPOS DE DEBATES - MARÇO  2007                   Blog RFID (home)

 
ComUnidade WirelessBrasil

Site WirelessBR

GuiaLog

Inovação Tecnológica

Intermec

RNT - Revista de Negócios em Telecomunicações

Complemente sua pesquisa: Google
(com opção de páginas em português)

 


Grupos de Debates: Wirelessbr e Celld-group



----- Original Message -----
Sent: Sunday, March 25, 2007 2:37 PM
Subject: [Celld-group] RFID(64) - Uso de RFID para evitar mala perdida pode se tornar obrigatório

Olá, ComUnidade!
Sou Sandra Santana, coordenadora do "Blog Comunitário" RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE RFID:

PC World – 27 fev. 2007- São Paulo

Uso de RFID para evitar mala perdida pode se tornar obrigatório - Enquanto a adoção não se torna obrigatória, o Aeroporto Internacional McCarran, de Las Vegas, tomou a iniciativa de adotar o RFID e gasta cerca de 5 milhões ...

InvestNews – 07 mar. 2007 - São Paulo

Intel apresenta chip RFID - A Intel apresentou na segunda-feira o seu primeiro chip de radio frequency identification (RFID). ...

TRABALHO ACADÊMICO TRANSFORMADO EM ARTIGO:

RFID - Identificação por Radiofreqüência 

TÓPICOS DO BLOG:

- Sites e Portais sobre RFID
- Artigos
- FAQs
- White Papers
- Estudos de Casos
- Glossário
- Entrevista
- Notícias
- Mensagens em Grupos de Debates 

Boa leitura!
Sandra Santana

sandra.rsantana@ig.com.br 


PC World Uso de RFID para evitar mala perdida pode se tornar obrigatório


Até o mês de junho, o conselho de diretores da Associação Internacioonal de Transporte Aéreo (da sigla Iata, no original) decide se torna obrigatório o uso de etiquetas de radiofreqüência (RFID) nas bagagens transportadas em aeronaves.

A tecnologia, entretanto, já é usada em aeroportos de Las vegas e Hong Kong e pode ser a solução para reduzir o índice de malas perdidas nas viagens aéreas, segundo reportagem do jornal Wall Street Journal de hoje.

Segundo o artigo, além de reduzir em cerca de 20% o índice de perda de bagagens, as etiquetas podem também facilitar a descoberta do paradeiro da mala perdida. Testes do uso de RFID nas bagagens já acontecem em países da Europa e da Ásia.

Enquanto a adoção não se torna obrigatória, o Aeroporto Internacional McCarran, de Las Vegas, tomou a iniciativa de adotar o RFID e gasta cerca de 5 milhões de dólares por ano nas etiquetas, segundo o jornal.

A adoção em massa pode reduzir ainda mais os preços dos chips, que já foram de mais de 1 dólar cada e hoje, no caso do aeroporto de Las Vegas, custa 0,21 centavos de dólar.

Nos Estados Unidos, segundo a reportagem, as companhias aéreas gastaram 400 milhões de dólares em reembolso a passageiros por perda de babagens no ano passado. Mais de 4 milhões ds 700 milhões de malas transportadas se extraviaram.


InvestNews Intel apresenta chip RFID


Por IDG Now! - 07 de março de 2007 - 11h15

A Intel apresentou ontem (06/03) um chip compacto de baixo custo que pode reduzir os custos dos leitores de etiquetas de radiofreqüência (RFID), segundo a empresa.

A fabricante de chips diz que o novo transmissor Intel R1000 consolida cerca de 90% dos componentes presentes em um leitor comum de RFID em um único pequeno chip.

O R1000 tem 8 milímetros por 8 milímetros e pode ser usado em diversas aplicações, segundo Kerry Krause, diretor de marketing de RFID da Intel. Ele disse que o chip pode ser implantado em fechaduras de portas, handhelds, esteiras e elevadores fabris e impressoras.

“É muito versátil, altamente integrável e flexível”, define Krause. Ele disse que os clientes estão projetando o uso do chip em uma ampla variedade de leitores de RFID – de haldhelds que exigem que as etiquetas estejam próximas ao leitor a dispositivos que podem ler a longas distâncias.

Krause concordou que a maioria dos leitores de RIFD hoje é complexa e grande e exige centenas de componentes separados para receber e enviar sinais às etiquetas.

Até o momento, os custos e a complexidade dos leitores de RFID tem atrasado a adoção da tecnologia. Krause sugere que os chips menores são mais fáceis de manipular e mais baratos, porque requerem menos energia que os atuais.

O tamanho reduzido também pode agilizar a produção em massa, que diminuiria ainda mais os custos, disse ele. O chip suporta o padrão EPCglobal Gen 2 para RFID e é fornecido com um software de diagnóstico e gerenciamento para facilitar a implementação e o uso.

O pacote do R1000 também inclui um kit de desenvolvimento que pode ser usado para simplificar o processo de programar os leitores e aplicações plug-in que podem ligar leitores com o R1000 a sistemas de ERP, disse a Intel. Um porta-voz da Intel disse que o R1000 será vendido por distribuidores e deve custar em torno de 40 dólares a unidade.

Krause afirmou que o R1000 entra em produção em massa no final deste trimestre. Alguns clientes da Intel devem demonstrar leitores com novo chip na conferência RFID World, que acontece em 26 de março em Dallas, Texas (EUA).

Marc L. Songini-IDG News Service (EUA)
 


Grupos de Debates: Wirelessbr e Celld-group     Blog RFID (home)
 

Complemente sua pesquisa: Google (com opção de páginas em português)

"Direitos"
Todo o conteúdo sobre Tecnologia deste Blog foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento, sem finalidade comercial. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada ou retirada. 

All the contents about technology of this Section were collected in the web via search sites or were sent by voluntary collaborators, with the only purpose of informing and sharing knowledge. Technology, in this case, is a synonim for organizations, enterprises, products and services. There will be always the preoccupation in mentioning the sources.. However, if any person or enterprise will happen to feel damaged in their rights, they may just send a note and the material will be reformulated.