WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Blog Comunitário
RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION 
Identificação por Radiofreqüência - "Etiquetas Inteligentes"

  [O site WirelessBR está descontinuado. Esta é uma página de arquivo]

Coordenadora do Blog: Sandra Regina Matias Santana
  Página mantida pelo Coordenador do WirelessBR - Criada em 16/10/05    Sobre "Direitos" ("Rights")

Sandra Regina Matias Santana (sandra.rsantana@ig.com.br) é formada em Informática com Ênfase em Gestão de Negócios, pela Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista – FATEC (2005).
Também é Técnica em Eletrônica formada pela Fundação Paula Souza – ETE Aristóteles Ferreira (1995).
Trabalhou por 15 anos na Telefônica onde atuou como secretaria de Seção, examinadora de linhas telefônicas, administradora do Sistema de Rede Local “Unix”, administradora de segurança lógica e o ultimo cargo ocupado foi de Técnica em Telecomunicações no setor de Projetos de Redes Telefônicas (2001).
Estagiou na Prefeitura de Praia Grande desenvolvendo aplicativos de controle de processo e estágios probatórios (2003) e na Oficina de Hardware da própria faculdade (2004).
Atualmente está cursando Informática na Fundação Paula Souza – ETE Adolpho Berezin extensão Praia Grande.

Blog RFID                    MENSAGENS EM GRUPOS DE DEBATES - Novembro 2005

 
ComUnidade WirelessBrasil

Site WirelessBR

GuiaLog

Inovação Tecnológica

Intermec

Complemente sua pesquisa: Google
(com opção de páginas em português)

 


Grupos de Debates: Wirelessbr e Celld-group     Blog RFID (home)



----- Original Message -----
Sent: Monday, November 28, 2005 11:10 AM
Subject: [Celld-group] RFID(21) - RFID, a logística convergente entra em campo
 
Olá, ComUnidade!
Sou Sandra Santana, coordenadora do "Blog Comunitário" RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION.

Hoje estou divulgando as seguintes matérias:

Convergência Digital RFID, a logística convergente entra em campo
 
ECRBrasil - Projetos-pilotos vão definir as normas e os padrões para a etiqueta inteligente
 
Leia a matéria completa no final da página. 
 
E Mais:
  •  RFID Journal (TOP Newsletter) - Veja mais abaixo as principais manchetes.

Meu trabalho acadêmico:
RFID - Identificação por Radiofreqüência 

Boa leitura!
Sandra Santana

sandra.rsantana@ig.com.br



TOP Newsletter do
RFID Journal - 28/11/2005
 

Chase Expands Blink's East Coast Presence
The bank is sending blink cards to 3 million Eastern U.S. cardholders, stating they'll soon have 3,000 places to use them. 

Vending Machines Accept RFID Cards
In New York City and Atlanta, USA Technologies is installing RFID-enabled cashless payment terminals in vending machines and kiosks.

Danish Snack Maker Puts RFID on Hold
Despite a successful trial using RFID in its supply chain, KiMs says it won't resume using the technology until its logistics supplier and retailers begin doing so.

FDA Tests RFID's Effect on Insulin
The U.S. Food and Drug Administration reports that extended exposure to UHF RF transmissions raises the temperature of insulin in vials.

RFID Container Seals Deliver Security, Value
Hutchison Port Holdings says its partnership with Savi Technology will help secure the supply chain and reduce costs for companies shipping goods.

RFID Antenna to Catch Fish
Work is being carried out to deploy a 16- by 16-foot RFID reader antenna at a chute on the Columbia River to track tagged salmon whizzing past at 60 miles per hour.

New Tags Use Crystal, Not Silicon
An Austrian company is marketing an RFID system featuring tags containing a piezoelectric crystal able to operate in extreme temperatures.
 



Convergência Digital 
RFID, a logística convergente entra em campo

Claudio Ferreira     22/11/2005 

 
Na abertura do evento RFID Day, organizado nesta terça-feira, dia 22, pela Symbol na cidade de São Paulo, ficou patente que as aplicações de identificação por radiofrequência estão a espera de um pequeno empurrão para se disseminar de forma mais abrangente no mercado brasileiro.
 
Um possível "empurrão", dentre muitos necessários, pode ser o investimento da companhia local Ferrer & Castro, que pretende encapsular dispositivos de RFID (identificação por radiofrequência) em etiquetas ainda em 2006, como revelado em entrevista exclusiva para o Convergência Digital.
 
Especializada em logística e rastreabilidade, a Ferrer & Castro é parceira da Symbol, Seal e distribuidora da Zebra - que fabrica as etiquetas - e tem entre seus clientes de integração fim-a-fim companhias do porte das Casas Bahia e Sadia. "Vamos evoluir para a oferta de encapsulamento de RFID em 2006, falta apenas a definição das tendências de mercado, de uma maior padronização para anunciarmos o investimento. Trabalhamos com nossos parceiros, como a Seal, em prol dos nossos clientes logísticos e disseminar RFID é primordial", aponta Mauro Henrique Ferrer de Castro, presidente da empresa.
 
No entanto, a primeira apresentação do RFID Day, a cargo de Fernando Claro, vice-presidente de operações da Seal, mostrou como a experiência local e internacional é bem sucedida e pode chamar a atenção de quem ainda está avaliando a tecnologia.
 
No Brasil, o executivo apresentou o projeto desenvolvido pela Unilever, voltado para a logística de armazenamento e empilhamento de seus produtos. O que possibilita total controle na captura e entrega dos pallets (grupos de caixas). O resultado é prático e exibido em números, se comparado o projeto RFID com o controle por código de barras, o número de transações na fábrica cresceu em 24% enquanto no depósito chegou a 11%. "O que é expressivo para qualquer empresa", enfatiza. Outro projeto apresentado foi o da rede de varejo alemã Metro que já disponibiliza o teste de um carrinho totalmente inteligente que faz a contabilização das compras e que ao passar no caixa faz toda a verificação daquilo que foi adquirido.
 
Já Ricardo Blancas, executivo com 8 anos de experiência em projetos de RFID (identificação por radiofrequência), oriundo da Seal e atualmente gerente responsável por essa área de negócios na NEC Solutions Brasil esbanja confiança. "Estou muito otimista. O mercado brasileiro está na busca do melhor caminho, as multinacionais e os grandes fabricantes estão empurrando os projetos de RFID para frente", aponta
 
Profundo conhecedor do mercado local, Ricardo acredita que experiências de sucesso como a do Wal-Mart, nos Estados Unidos, podem servir como exemplo para alavancar novos projetos no Brasil. "Nós, da NEC Solutions, focamos em áreas de negócios de ponta com um olhar convergente e RFID é uma delas. Em breve vamos divulgar cases locais interessantes", argumenta. Ao todo, existem 300 profissionais ocupados com a disciplina dentro da proposta da empresa de oferecer soluções end-to-end.
 
"É importante saber aonde e como começar um projeto e sempre tendo como foco quatro motivadores: eficiência, melhoria do serviço, segurança e visibilidade", explica. Em sua apresentação durante o evento RFID Day, ele mostrou dois cases internacionais. Um da Japan Railways, companhia de trens japonesa, que montou em conjunto com a NEC um sistema de rastreabilidade de contêineres com uso de GPS (sistema de geoprocessamento), e outro na Prefeitura de Gifu, também no Japão, para rastreamento de carnes, que evolui desde o confinamento dos bois até a venda das partes em açougues. Desta forma, o cliente final pode obter informações em um terminal sobre a procedência do boi e todos os passos que ele seguiu até chegar à sua mesa.

 


ECRBrasil

-
Projetos-pilotos vão definir as normas e os padrões para a etiqueta inteligente
 
Jornal do Comércio RS - 22 de setembro de 2005
 
Por Cláudia Borges - 

Hoje as grandes empresas não discutem mais se a tecnologia veio para ficar, mas sim em quanto tempo estará presente em toda a cadeia de abastecimento – passando pela indústria, centros de distribuição até as embalagens das mercadorias. Essa realidade tem feito com que diversas entidades e empresas promovam palestras e encontros para discutir a aplicabilidade da ferramenta. No dia 15, o Electronic Product Code (EPC), chip de identificação por radiofreqüência (RFID), também conhecido como etiqueta inteligente, smart tag ou e-tag, foi tema de duas palestras na 5ª edição da Telexpo Wireless & RFID Systems, realizada em São Paulo. Representantes da Associação ECR Brasil, Unilever, HP do Brasil e Grupo Pão de Açúcar falaram sobre as perspectivas de utilização e as experiências e aplicações no Brasil e exterior.

A Identificação por Radiofreqüência (RFID, que utiliza um chip que armazena informações e se comunica por meio de ondas de rádio com um aparelho leitor é originário do transponder - criado pelos ingleses durante a II Guerra Mundial, para distinguir seus aviões dos caças utilizados pelos inimigos. A invenção saltou do campo militar para o industrial na década de 90, quando o Auto-ID Center, a partir de um projeto de pesquisa acadêmica do Massachusetts Institute of Technology (MIT), aperfeiçoou a ferramenta com foco na identificação eletrônica de itens. Na implementação do RFID/EPC, cada etiqueta armazena um único número, o EPC, código eletrônico de produtos que identifica o item por tipo e um número de série único.
Apesar de já ser uma tecnologia antiga, há apenas seis anos o RFID, que é uma alternativa ao código de barras, vem sendo utilizado na cadeia de abastecimento, de acordo com o superintendente da Associação ECR Brasil, Claudio Czapski. O sistema elimina os problemas mais comuns dos códigos de barras, como a leitura das caixas de mercadorias que contêm mais de um código de barras, permitindo que o leitor capte o código errado. Ou então, nos casos em que o mesmo código é usado para diversos produtos e para ser lido exige mão-de-obra para posicionar o leitor diante do código, ou o produto na frente do leitor. “Então imagine a situação quando os produtos estão em paletes, que são embalagens logísticas pesadas lidas de nove a dez vezes da indústria até chegar no varejo. Para cada uma destas vezes há uma incidência de mão-de-obra procurando código, posicionando o leitor. Imagine fazer o inventário de uma grande rede”, questiona Czapski.

O desenvolvimento do RFID foi feito por dois grupos de trabalhos. Um, liderado pelo MIT, o Auto-ID, estudou a tecnologia: o tamanho do chip, a fonte de energia, o tipo de antena, a faixa de rádio, o sistema de informática. O segundo grupo, formado por representantes das empresas potencialmente usuárias, analisou a ferramenta em funcionamento para definir onde seria usada, vantagens em relação ao código de barras, expectativas em ganho de eficiência e investimento necessários.
Os projetos-pilotos, segundo Czapski, mostraram a necessidade de normas e padrões de tecnologia para assegurar que os sistemas sejam interoperáveis. “O uso por parte de uma grande rede verejista, como Wal-Mart, Carrefour ou Pão de Açúcar, que recebe mercadoria de 500 a 5000 fornecedores, fica inviável se precisar de um leitor específico para cada tecnologia”. Também é necessário definir as informações que devem constar em cada campo do chip de 96 bits, como lote de fabricação, país de origem do produto, data de validade. Um terceiro aspecto é a definição da faixa de radiofreqüência padrão para os usuários. Como cada país já tem a sua, é necessário conseguir faixas de freqüências disponíveis em todos os países para viabilizar o sistema. Há ainda a questão custo. “Uma etiqueta, composta de um chip e de uma antena, custa aproximadamente R$ 1,00. Para produtos como uma caixa de sabão em pó, que custa em torno de R$ 5,00, a aplicação é inviável. A operação se torna possível, se a embalagem tiver 20 caixas, no valor de R$ 100,00.” Num palete, que acondiciona 50 embalagens com 20 caixas cada, o valor total do produto vai a R$ 5 mil e o custo da etiqueta se torna desprezível”, diz Czapski.
HP está testando a integração da fábrica com operadores e centros de distribuição
 
Há cerca de dois anos, impulsionada pelas decisões da Wal-Mart em relação ao uso do RFID pelos fornecedores, a HP também resolveu investir na ferramenta. Segundo o gerente de marketing para a indústria da manufatura da HP Brasil, Manoel Laranja, a empresa viu na utilização do RFID uma forma de otimizar suas operações de supllay chain e seus serviços. Por isso a empresa adotou o sistema em três fábricas, duas nos Estados Unidos e uma no Brasil. A fábrica localizada em Sorocaba, São Paulo, foi escolhida para o projeto-piloto por ser a primeira unidade do grupo com a cadeia end-to-end em uma única localidade – ela é responsável pela produção de mais de 1 milhão de equipamentos anualmente. “Precisávamos de requisitos para entender as dificuldades e benefícios da cadeia end-to-end”, afirma Laranja. O projeto foi implementado pela HP Brasil em setembro de 2004 e concluído este ano. A primeira etapa do projeto, começou na linha de produção das impressoras Desk Jet. Uma etiqueta colada na carcaça do produto, recebia informações para sua confecção ao longo do processo produtivo, num roteiro de montagem em que a impressora passa por oito estações de trabalho. Em cada estação há um leitor que se comunica com a etiqueta por radiofreqüência para captar e transmitir informações consideradas relevantes.
Com 128 bites, os campos da etiqueta registravam dados como passagem pelo setor de qualidade, número de cartuchos da impressora, data de expedição e lote e data de fabricação. O processo, que contemplou desde o estoque de matérias-primas, passando pela linha de produção e indo até o embarque das impressoras, aumentou a visibilidade do inventário no processo produtivo e registrou potencial de queda de 17% nos inventários e eliminação de erros no registro de transações. Também foram registradas a redução de 12% nos tempos de embarque dos produtos, com conseqüente diminuição dos tempos de parada dos caminhões, e a abreviação para real-time nos tempos de movimentação interna dos produtos devido à agilidade nas transações sistêmicas. Agora, a HP executa a segunda fase do projeto, que prevê a integração com centros de distribuição e com os operadores logísticos. “A mercadoria sai do almoxarifado de produtos acabados, entra nos caminhões dos operadores logísticos que a levam para um Centro de Distribuição e, de lá, para o cliente final”, explica Laranja. O fim do projeto está previsto para junho de 2006.

A partir da experiência adquirida na primeira fase do projeto, a HP Brasil desenvolveu um laboratório para oferecer a seus clientes soluções customizadas capazes de melhorar a logística da cadeia de abastecimento. O novo centro opera com tecnologia de ponta – que proporciona o rastreamento da mercadoria desde o processo produtivo até sua entrega, passando por transporte, manutenção, estoque e descarte – e um time de consultoria e integração altamente especializado. Todas as soluções RFID oferecidas pela HP podem ser testadas pelos clientes no novo centro de excelência antes de sua implementação. O centro de excelência também está preparado para auxiliar o cliente a visualizar as possíveis aplicações do RFID em seus negócios – assim como a percebê-las em condições reais de mercado. “Os clientes também poderão realizar pesquisas técnicas, configurar diferentes produtos e validar e desenvolver ferramentas para interface dos sistemas, em um ambiente equipado adequadamente para reproduzir a realidade de seu parque fabril e preparado para realizar testes e simulações antes de qualquer implementação”, explica Laranja.
 
Informação anda com o produto
 
Para André Labrea, gerente de software e coordenador de projetos em automação da Solffactor, empresa especializada em soluções com código de barras e tecnologia de radiofreqüência, muitos empresários ainda desconhecem as aplicações e vantagens do RFID. “A situação piora pelo fato de haver muita gente que não entende do produto querendo comercializá-lo”, revela. Labrea diz que o RFID melhorou bastante com a criação da geração 2, que permite a regravação das informações contidas na etiqueta. Um exemplo prático da aplicação ocorre no transporte de carne em contêineres, quando a mercadoria passa muitos dias em trânsito em ambiente que deve permanecer refrigerado. Se a carne chega no destino estragada, sempre surge a dúvida em relação à temperatura do ambiente, se ela realmente foi mantida no grau adequado durante o percurso do navio. Se for utilizado RFID, com a etiqueta fixa no contêiner, o leitor conectado a um sensor de temperatura vai comunicar qualquer variação de temperatura acima do permitido. Essa informação vai ficar gravada no tag do contêiner e será lida pelo fornecedor no final da viagem. “A geração 2 permite maior flexibilidade de informações, ela pode ser atualizada, não é fixa”, diz Labrea. Explorando esse potencial de utilização na cadeia logística, a Solffactor está desenvolvendo um piloto para uma empresa de logística, onde há aplicação do RFID em paletes do fornecedor até o produto acabado. A vantagem do RFID na cadeia logística é que não há necessidade de integração de sistemas, a informação anda com o produto.
 
Unilever eleva a produtividade
 
A Unilever Brasil, em uma iniciativa pioneira na América Latina, lançou no ano passado o Projeto Smart Tags. O estudo foi desenvolvido na fábrica do sabão em pó Omo, a maior da empresa em todo o mundo, e em dois centros de distribuição, localizados no interior de São Paulo. Num dos testes, foram instalados EPCs em 1,5 mil paletes. As antenas e sensores de identificação responsáveis pela leitura das informações contidas nas etiquetas foram acopladas nas empilhadeiras. No piloto, os paletes com o chip foram rastreados em tempo real, desde a sua saída na esteira na fábrica até a doca em que os caminhões são carregados. Três meses depois de iniciar os testes, a empresa já havia confirmado as estimativas iniciais de atingir 80% da meta de aumentar em 12% a produtividade nesses processos no centro de distribuição.
 
Grandes grupos controlam movimentação da fábrica ao CD
 
Outra iniciativa importante de aplicação do RFID na cadeia de suprimentos foi desenvolvida pelo pelo grupo formado pela Companhia Brasileira de Distribuição (CBD)/Grupo Pão de Açúcar, Gillette, Procter&Gamble, CHEP, provedora de pooling de paletes e contentores, e Accenture, empresa mundial de consultoria. A primeira fase dos estudos foi concluída em fevereiro e serviu para a compreensão da tecnologia em toda a cadeia de suprimentos, pelas empresas participantes. O projeto-piloto, realizado ao longo de seis meses, envolveu cerca de 1000 paletes que foram etiquetados para a movimentação dos produtos Procter&Gamble e da Gillete até o Centro de Distribuição do Grupo Pão de Açúcar. Durante a utilização do RFID/EPC, o código de barras foi usado em conjunto. A leitura dos aplicativos desenvolvidos pela Accenture em conjunto com os parceiros e de acordo com os parâmetros do EPC Global, ocorreu através de portais de RFID instalados nos Centros de Distribuição. O piloto ficou restrito à cadeia que compreende o caminho do produto saindo da indústria até chegar ao centro de distribuição do varejista. Os paletes Chep circularam de maneira controlada durante dois meses entre os diversos centros de distribuição de acordo com os processos tradicionais de cada empresa.
O índice de leitura obtido no período alcançou 97%; número considerado satisfatório, e dentro da média dos resultados atingidos nos pilotos aplicados fora do País. Algumas dificuldades peculiares ao ambiente e à utilização de determinados materiais (metal, gel, líquidos) foram detectadas. Um exemplo de interferência foi apontado na leitura feita pelas antenas aos chips instalados nos paletes nos casos de utilização de docas metálicas nos centros de distribuição. Para sanar o problema, foram feitos ajustes da distância entre as antenas e o reposicionamento das etiquetas nos paletes. Assim a leitura pode ser feita sem outras intervenções.

A análise de dois meses do trajeto feito entre as instalações das empresas ao longo da Via Anhanguera, num espaço total de 55 quilômetros, teve bons resultados. O rastreamento da carga transportada agilizou os processos operacionais dos depósitos e possibilitou a comunicação simplificada e segura entre os computadores das empresas e confirmou a necessidade do alinhamento prévio de informações e da cultura de integração de dados, mas apontou também ganhos de produtividade.
 


----- Original Message -----
Sent: Sunday, November 20, 2005 4:46 PM
Subject: [Celld-group] RFID(20) Estudo: Prepare-se para a Internet das coisas.
Olá, ComUnidade!
Sou Sandra Santana, coordenadora do "Blog Comunitário" RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION.

Hoje estou divulgando as seguintes matérias:

Avanço de algumas tecnologias está acelerando a chegada do mundo no qual os homens não mais irão interferir na
comunicação entre objetos, conclui estudo apresentando em evento na Tunísia.
Leia a matéria completa no final da página. 
  •  RFID Journal (Newsletter) - Veja mais abaixo as principais manchetes.

Meu trabalho acadêmico:
RFID - Identificação por Radiofreqüência 

Boa leitura!
Sandra Santana

sandra.rsantana@ig.com.br


Newsletter do RFID Journal recebida em 17/11/05.

Report Shows How Wal-Mart Did It

The University of Arkansas has published a study detailing how Wal-Mart's use of RFID to track cases of products reduced
out-of-stocks by 16 percent.
 

U.S. Army Uses UWB to Track Trainees

The U.S. Army is using ultra-wideband RFID sensors to help track the movements of soldiers during combat training
maneuvers.


RFID Helps Gamers Break Out of Jail

An interactive game in Madrid uses radio frequency identification to track players as they try to escape from a simulated futuristic high-security jail.


Philips' Gen 2 Chip Gets Certified

Royal Philips Electronics' UCODE EPC G2 RFID chip for RFID tags and labels has won EPCglobal certification.


KSW Makes Dual-Antenna Tags

The German company claims its new antenna, the Taurus, gives long-range tags better short-range read-write performance.


FCC Grants ODIN Experimental License

The firm says permission to use the 866-956 MHz band enables it to offer UHF RFID system testing and design services to
customers with operations both inside and outside the United States.


New RFID-Enabled Drug Pedigree Solutions

Sun Microsystems has launched one solution for deploying item-level pharmaceutical track and trace applications with
RFID. SupplyScape, Systech and Tagsys are partnering on another.


Sparkice and iPico Form Chinese Venture

Through a partnership with Beijing-based systems integrator SparkiceLab, iPico hopes to establish its iP-X technology as
China's RFID standard.


RFID News Roundup

IBM, Intermec put full middleware suite in IF5; R and V Group guarantees Gen 1 labels, drops price; BearingPoint
offering bag tracking consultation; study shows little change in consumer awareness of RFID; Plitek giving inlays
the third degree; Cogiscan offering RFID for electronics manufacturing; OTI shipping 10 million RFID cards in 2005;
Macau casino ordering 600,000 RFID gaming pieces; CISC creates products to simulate and measure portals; USDA offers
grant program for NAIS trials, research.


Navy Tracks Broken Parts From Iraq

The U.S. Navy completed a six-month field trial involving the tagging of more than 12,000 airplane parts and containers.
Learn how much the project cost, the challenges that were overcome, the results and why the Navy wants to expand the project.


Feelings of Insecurity
By Mark Roberti
The global supply chain remains vulnerable to a terrorist attack. RFID alone won't secure cargo containers, but it's a start.


Eliminating the Static
By David Steidinger
Electrostatic discharges can destroy RFID tags during their conversion to labels, but label makers are finding ways to
short-circuit the problem.


WHITE PAPER
Mastering RFID Label Converting

This white paper, written by Mark Blitshteyn of Ion Industrial, analyzes existing ESD control standards and interprets them for
RFID label converting; examines available static control methods in RFID converting; and discusses a case study for static control on an RFID tag insertion module for a narrow-web press.

 

IDG Now!  - Estudo: prepare-se para a internet das coisas

Sexta-feira, 18 novembro de 2005 - 12:26

Imagine que a maçaneta de sua casa pudesse se comunicar com a torradeira da cozinha e com o sistema de iluminação.  Esse conceito, frequentemente mencionado como computação generalizada, não é novo. Mas que tecnologias emergentes estão antecipando rapidamente as previsões para esse novo mundo, isso sim, é uma novidade.
 
A iminência do inicio dessa verdadeira revolução é a principal aposta do estudo "The Internet of Things" (A Internet das Coisas), conduzido pelo International Telecommunication Union (ITU) e apresentado durante a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que termina hoje (18/11), na Tunísia.
 
O material cita quatro tecnologias, todas em estados avançados, que permitirão uma conectividade generalizada entre os objetos. São elas as etiquetas RFID (radio frequency identification), os sensores, os sistemas de inteligência embutidos e a nanotecnologia.
 
Nesse novo mundo, roupas dotadas de chips poderão se comunicar com a máquina de lavar, informando sobre a cor do tecido e a temperatura ideal para a lavagem. Ou ainda as mochilas poderão informar seu dono quando algum objeto for esquecido.
 
O resultado é o surgimento de bilhões de novos "usuários" de internet na forma de objetos. Isto faria dos humanos uma minoria entre os geradores e receptores de tráfico de dados.
 
Visionários do novo mundo.
 
"Ainda há desafios como padrões ou o gerenciamento das pesquisas, mas é evidente que caminhamos em direção a um mundo onde os objetos ao nosso redor se comunicarão sem nenhuma interferência hmana" afirmou Lara Srivastava, analista de telecomunicações do ITU.
 
Segundo Srivastava, que apresentou o estudo durante o encontro, a comunicação entre as máquinas, que já acontece hoje em dia, ganhará um impulso substancial nos próximos anos.
 
Para Nicholas Negroponte, presidente do Media Lab do MIT, uma vantagem nesse novo mundo é a capacidade de cooperação e auxílio mútuo entre as máquinas. "Os problemas seriam diferentes, não resultariam de uma comunicação binária".
 
Essa visão é compartilhada com o vice-presidente da Microsoft para a região da Europa, Oriente Médio e Àfrica. Segundo Jonathan Murray, os softwares tornarão esses aparelhos inteligentes, capazes de comunicar do início ao fim de uma operação. "Nesse novo mundo, não há apenas computação pessoal, e sim uma espécie de computação coletiva e compartilhamento generalizado de informações".
 
Apesar dos diversos benefícios advindos dessa sociedade hiperconectada, há quem alerte para certos riscos. Para John Gage, pesquisador da Sun Microsystems, esse novo muntdo "trará profundas implicações". Uma delas é a capacidade da tecnologia de acumular cada vez mais as informações sobre os humanos.
 
 "Toda pesquisa feita no Google é armazenada para sempre", afirma Gage. "As etiquetas de RFID poderiam rastrear as pessoas e quando o sistema de rastreamento se sobrepor ao de identificação não existirá mais anonimato".
 
Uma grande preocupação, segundo Gage, é que certos grupos, como a policia, requisitariam o acesso a todas essas informações. "Será o fim da privacidade. Será um novo tipo de sociedade, na qual o controle e o governo seria algo muito complicado".

IDG News Service - Dusseldorf (Alemanha)


----- Original Message -----
Sent: Monday, November 14, 2005 8:08 PM
Subject: [Celld-group] RFID(19) - Preço caro ainda distancia etiquetas RFID do varejo

Olá, ComUnidade!
Sou Sandra Santana, coordenadora do "Blog Comunitário" RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION.

Hoje estou divulgando as seguintes matérias:

InvestNews OnLine - (Ultimas Nóticias da Gazeta Mercantil) - "Preço caro ainda distancia etiquetas RFID do varejo" - Veja mais abaixo a matéria.


  

InvestNews OnLine - (Ultimas Nóticias da Gazeta Mercantil) - "Siemens Brasil implementa RFID em celulares" - Veja mais abaixo a matéria.


    
    

 RFID Journal (Newsletter) - Veja mais abaixo as principais manchetes.  

Meu trabalho acadêmico:
RFID - Identificação por Radiofreqüência 

Boa leitura!
Sandra Santana

sandra.rsantana@ig.com.br


 Newsletter do RFID Journal recebida em 11/11/05.

IBM Proposes Privacy-Protecting Tag
Company researchers claim consumers could reduce a passive tag's read range while retaining its operability. 

 
SecureRF Creates New Encryption Method
The data security startup says its Algebraic Eraser is faster, requires less processing power and could be used on EPC Gen 2 Class 1 tags for protecting data transmissions. 
 
U.S. Bill Includes RFID Provision for Pets
Pet care providers hope an open platform will allow readers to identify any RFID tag embedded in a pet, leading to wider adoption of pet-tagging. 
 
Norway Railroad to Roll Out E-Tickets
In 2006, NSB will begin replacing its conventional ticketing system with one using embedded RFID tags.
 
Paris Transit to Test Phones as Fare Cards
The city's public transportation authority will carry out a trial enabling Paris subway and bus riders to use RFID-enabled cell phones as contactless transit cards.
 
Sensitech’s RFID Cold Chain Solution
The cold chain technology company has RFID-enabled its TempTale sensors and developed a platform for end-to-end temperature-tracking of perishable foods.
 
High Tag Prices Curtail Otto's RFID Use
The German mail-order retailer sees benefits from its current RFID deployment, but tag costs stymie wider adoption.
 
RFID News Roundup
Avery Dennison offers free tags and evaluation; EPCglobal certifies SAMSys MP9311 Gen 2 module; Ofcom to adopt license-free RFID spectrum; Kennedy Group, RFID4U to offer training; ACG HF reader supports multiple protocols, apps; Power Paper announces $28 million in funding. 
 
 

INVESTNEWS ONLINE

 
SÃO PAULO, 11 de novembro de 2005 - O alto custo de produção e o impacto na cadeia de logística e distribuição das empresas ainda são impeditivos para que as etiquetas inteligentes (radio frequency identification, ou RFID) cheguem às prateleiras de um supermercado, numa caixa de sabão em pó ou num tablete de manteiga.
 
O consultor da Siemens Enterprise Networks, José Alexandre Torga, reconhece que o custo de US$ 0,15 a US$ 0,20 não faz das etiquetas uma aplicação atraente para produtos baratos, mas o executivo afirma que essa será uma tendência nos próximos anos, conforme o custo do dispositivo caia.
 
"Em países como a Austrália e na África do Sul, empresas já estão incluído RFIDs vulcanizados dentro de pneus, para que tenham um melhor controle ambiental. Os governos locais, inclusive, estão estimulando essa prática", comenta Torga.
 
Segundo o executivo, as empresas precisam avaliar não apenas o preço de um microchip colado nas embalagens de seus produtos, mas todos os benefícios de agilidade e precisão que passam a ter no escoamento de suas produções. "Os ganhos estão em toda a cadeia, não só na ponta do processo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo avaliando, junto das companhias aéreas, uma forma de passar a identificar bagagens dos passageiros com o uso das RFIDs", diz.
 
(André Borges - InvestNews) 
 
 
 
SÃO PAULO, 10 de novembro de 2005 - A Siemens Brasil começou a testar o uso de etiquetas inteligentes de radiofreqüência (RFID) em seus telefones celulares produzidos na Zona Franca de Manaus. O uso das etiquetas (tags), que estão sendo instaladas dentro dos próprios aparelhos, tem a finalidade de aprimorar a linha de produção e a logística dos equipamentos da companhia.

Atualmente, a fábrica de Manaus, que iniciou sua produção em 2002, está entre os três centros de competência mundiais da empresa para a fabricação dos telefones celulares GSM.
 
Com a adoção de etiquetas inteligentes em sua própria cadeia de produção e logística, a Siemens também pretende mostrar na prática os benefícios das tecnologias e serviços que oferece. Em busca de um primeiro cliente no Brasil, a empresa conta com uma estrutura completa para implementação de soluções de RFID, desde a consultoria sobre a viabilidade do projeto até a disponibilidade das ferramentas.
 
"É um mercado novo no Brasil, mas que já é realidade em diversos setores da indústria pesada e no setor automobilístico", comenta o diretor regional da Siemens Enterprise Networks, Armando Alvarenga de Souza. O executivo afirma que, atualmente, o Brasil não conta com 20 empresas que utilizam as etiquetas inteligentes, mas garante que há forte mercado potencial.
 
Usadas para rastrear produtos, as tags de radiofreqüência permitem, entre outras aplicações, o acompanhamento das diversas etapas logísticas de materiais, agilizando o processo e reduzindo erros comuns destas operações.
 
(André Borges - InvestNews)
 

Grupos de Debates: Wirelessbr e Celld-group     Blog RFID (home)

 

Complemente sua pesquisa: Google (com opção de páginas em português)

"Direitos"
Todo o conteúdo sobre Tecnologia deste Blog foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento, sem finalidade comercial. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada ou retirada. 

All the contents about technology of this Section were collected in the web via search sites or were sent by voluntary collaborators, with the only purpose of informing and sharing knowledge. Technology, in this case, is a synonim for organizations, enterprises, products and services. There will be always the preoccupation in mentioning the sources.. However, if any person or enterprise will happen to feel damaged in their rights, they may just send a note and the material will be reformulated.