WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Blog Comunitário
RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION 
Identificação por Radiofreqüência - "Etiquetas Inteligentes"

  [O site WirelessBR está descontinuado. Esta é uma página de arquivo]

Coordenadora do Blog: Sandra Regina Matias Santana
  Página mantida pelo Coordenador do WirelessBR - Criada em 16/10/05    Sobre "Direitos" ("Rights")

Sandra Regina Matias Santana (sandra.rsantana@ig.com.br) é formada em Informática com Ênfase em Gestão de Negócios, pela Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista – FATEC (2005).
Também é Técnica em Eletrônica formada pela Fundação Paula Souza – ETE Aristóteles Ferreira (1995).
Trabalhou por 15 anos na Telefônica onde atuou como secretaria de Seção, examinadora de linhas telefônicas, administradora do Sistema de Rede Local “Unix”, administradora de segurança lógica e o ultimo cargo ocupado foi de Técnica em Telecomunicações no setor de Projetos de Redes Telefônicas (2001).
Estagiou na Prefeitura de Praia Grande desenvolvendo aplicativos de controle de processo e estágios probatórios (2003) e na Oficina de Hardware da própria faculdade (2004).
Atualmente está cursando Informática na Fundação Paula Souza – ETE Adolpho Berezin extensão Praia Grande.

MENSAGENS EM GRUPOS DE DEBATES - OUTUBRO  2007                    Blog RFID (home)

 
ComUnidade WirelessBrasil

Site WirelessBR

GuiaLog

Inovação Tecnológica

Intermec

RNT - Revista de Negócios em Telecomunicações

Complemente sua pesquisa: Google
(com opção de páginas em português)

 


Grupos de Debates: Wirelessbr e Celld-group


----- Original Message -----
From: Sandra Santana
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, October 14, 2007 1:24 PM
Subject: [Celld-group] RFID(71) - Em SP, carros deverão usar RFID em 2008

Olá, ComUnidade!
Sou Sandra Santana, coordenadora do
"Blog Comunitário" RFID - RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE RFID:

INFO online – 03 out. 2007

Em SP, carros deverão usar RFID em 2008  - SÃO PAULO – Os carros licenciados no Estado de São Paulo deverão usar chips RFID a partir de 2008. 

INFO online – 28 set. 2007

Banco do Brasil adota RFID no inventário - SÃO PAULO - O Banco do Brasil está começando a usar etiquetas inteligentes para facilitar o inventário de bens.

TRABALHO ACADÊMICO TRANSFORMADO EM ARTIGO:

RFID - Identificação por Radiofreqüência 

TÓPICOS DO BLOG:

- Sites e Portais sobre RFID
-
Artigos
-
FAQs
-
White Papers
-
Estudos de Casos
-
Glossário
-
Entrevista
-
Notícias
-
Mensagens em Grupos de Debates 

Boa leitura!
Sandra Santana

sandra.rsantana@ig.com.br 


INFO online Em SP, carros deverão usar RFID em 2008


 Quarta-feira, 03 de outubro de 2007 - 10h58

O programa de exige o uso de chips foi assinado esta semana por representantes do governo do Estado, da prefeitura paulista e um grupo de empresas privadas, que cuidará da implementação do projeto.

Pelos termos acordados, os motoristas que licenciarem carros no Estado a partir de 2008 deverão comparecer a um posto da delegacia de trânsito para instalar um chip RFID em seu veículo. A instalação e o chip não terão custo para o motorista.

O chip conterá informações sobre número do RENAVAN, chapa do veículo, número do chassi, ano e modelo do carro. Na capital paulista, a prefeitura vai instalar centenas de antenas leitoras nas avenidas de grande movimentação, para ler os dados dos veículos que por ali trafegarem.

A idéia é fazer uma checagem eletrônica da frota. Os dados coletados são enviados até um banco de dados, que analisa, por exemplo, se há denúncia de roubo contra aquele veículo ou se ele está com a documentação em dia. A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) de São Paulo estima que cerca de 30% dos carros que rodam em São Paulo são clandestinos, ou seja, não pagam licenciamento, multas e IPVA.

As informações serão repassadas para viaturas da Polícia Militar e da CET, que poderão abordar veículos em situação irregular. Acompanhados de uma antena de leitura, a fiscalização também poderá identificar carros sem chip, que serão autuados.

Para implementar o sistema de TI, antenas e chips, o convênio vai investir R$ 400 milhões ao longo do próximo ano. Parte dos recursos serão pagos pela iniciativa privada que, em troca, receberá no futuro repasses recebidos de multas e taxas pagas por motoristas. O convênio obedece a regras de parceria público privada (PPP) aprovada pela prefeitura de São Paulo e pelo governo Estadual.

O programa é um exigência do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que estipulou a data de 2011 para que todos os Estados do Brasil implementem o uso de fiscalização eletrônica.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO


INFO online –  Banco do Brasil adota RFID no inventário


Sexta-feira, 28 de setembro de 2007 - 18h17

A solução, baseada na tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), deverá estar implantada até o final de outubro, a princípio na área de TI. Segundo o gerente-geral de TI José Francisco Alvarez Raya, esse ambiente é o mais complexo do banco, em termos de controle de ativos.

“São dez mil elementos, como micros, servidores, storage, roteadores, racks e até placas de rede”, afirma Raya. “Eles precisam ser conferidos um a um, porque é comum a troca ou movimentação de equipamentos nessa área”.

Realizado manualmente, esse trabalho levava dois meses e ocupava de três a quatro funcionários. Com as etiquetas inteligentes, que estão sendo afixadas em cada placa, computador ou outro equipamento, o inventário será automático – e instantâneo.

Quatro antenas leitoras RFID, instaladas nos acessos ao CPD, captam as informações gravadas no chip (basicamente o código de identificação do bem) e enviam para dois servidores dedicados a essa aplicação – que está sendo integrada ao sistema de inventário do Banco do Brasil. “Assim teremos registrado tudo sobre o equipamento: se foi para manutenção, quanto tempo ficou fora e quando voltou”, diz Raya.

A intenção é, no futuro, expandir o uso da tecnologia RFID para o inventário de bens em outras áreas do banco.

Rosa Sposito, da INFO


Grupos de Debates: Wirelessbr e Celld-group     Blog RFID (home)
 

Complemente sua pesquisa: Google (com opção de páginas em português)

"Direitos"
Todo o conteúdo sobre Tecnologia deste Blog foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento, sem finalidade comercial. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada ou retirada. 

All the contents about technology of this Section were collected in the web via search sites or were sent by voluntary collaborators, with the only purpose of informing and sharing knowledge. Technology, in this case, is a synonim for organizations, enterprises, products and services. There will be always the preoccupation in mentioning the sources.. However, if any person or enterprise will happen to feel damaged in their rights, they may just send a note and the material will be reformulated.