WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Blog Comunitário
Redes de Sensores
SENSORS NETWORKS - WIRELESS SENSORS NETWORKS

[O site WirelessBR está descontinuado. Esta é uma página de arquivo]

O Site WirelessBR é parte integrante da ComUnidade WirelessBrasil
  Página mantida pelo Coordenador do WirelessBR - Página atualizada em Janeiro de 2006 - Sobre "Direitos" ("Rights")

  Coordenadora do Blog: Thienne M. Johnson (thienne@ieee.org)

Thienne M. Johnson, (thienne@ieee.org) é professora e pesquisadora da área de Redes de Computadores. Graduou-se em Tecnologia de Processamento de Dados (UNAMA). Possui Mestrado (UFSCar) e Doutorado (UFPE) em Ciência da Computação. Realiza pesquisas em Redes Sem Fio e Avaliação de Desempenho na Universidade da Amazônia (UNAMA). Ministra aulas de Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais, Tópicos Especiais em Informática e Projeto Integrado de Computação. É coordenadora do projeto INFOCLIMA, de estudo de redes sem fio e redes de sensores. É tutora do PET Computação
e coordenadora do curso de Especialização em Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Software Livre. 
Outros Blogs: GPS, PLC, Networking News & Stuff  

 
ComUnidade WirelessBrasil

Site WirelessBR

GuiaLog

Inovação Tecnológica

Intermec

Complemente sua pesquisa: Google
(com opção de páginas em português)


Referências - Sites

Site da Intel sobre pesquisas na área de Redes de Sensores

TinyOS – Sistema operacional para redes de sensores

Guia de Empresas fabricantes e revendedores de Sensores


ARC Research Network on Intelligent Sensors, Sensor Networks and Information Processing


Revistas

Sensors Magazine Online 

Wireless Sensor Network TopologiesExcelente. Como utilizar redes de sensors usando topologias tradicionais.


Tecnologias

Tecnologias de comunicação de Redes de Sensores Sem FIO (RSSF)

ZigBee (WirelessBR)

UWB (WirelessBR)


Referências Bibliográficas

Para ajudar quem está fazendo trabalhos acadêmicos na área de sensores:

- Ian F. Akyildiz, Weilian Su, Yogesh Sankarasubramaniam and Erdal Cayirci A survey on sensor networks, IEEE Communications Magazine, vol. 40, no. 8, Aug 2002, pp. 102 – 114.
OBS: (No Top 10 papers em out e nov/2005- IEEE Communications Society)

- Super site de referências


Artigos - Transcrições


A revolução nos sensores
http://idgnow.terra.com.br/idgnow/colunas/webnoar/ 
Eduardo Prado -Smart Convergence

Nos próximos anos, o mundo assistiráuma revolução no sensoriamento remoto de forma geral, seja no mercado residencial, seja no corporativo.

Imagine a cena: certa noite de verão com nevoeiro no Estado do Maine (norte dos Estados Unidos e fronteira com o Canadá). Um pequeno, pássaro negro conhecido como storm petrel mergulha rapidamente no seu ninho. Instantâneamente, um minúsculo computador dentro da "toca" registra a chegada do pássaro e envia um alerta através de uma rede sem fio (wireless). Por toda a ilha Great Duck no Maine, 200 computadores similares estão conectados rastreando informações de tempo, ventos, e movimentos destes "enigmáticos" pássaros, que por razões "misteriosas" preferem esta ilha as demais.

Com certeza o projeto suportado pela Intel interessa aos ornitólogos, mas é mais importante do que possa parecer: a ilha de Great Duck é um laboratório pioneiro para o novo estágio da computação conhecido como "rede de sensores" (sensor networks ou wireless sensor networks). Veja aqui o site deste projeto que monitora o habitat da ilha de Great Duck e suas Referências no Google.

Dando uma olhada no computador colocado dentro do ninho, você poderia imaginar que a tecnologia da computação depois de todos seus avanços estaria regredindo. Ele é minúsculo, consome o mínimo possível de energia e é capaz de realizar duas ou três simples tarefas como detectar o calor emitido pelo corpo pássaro negro e medir temperaturas do tempo. Em termos de conjunto, os nós da rede sem fio trocam informações entre si e, em um centro de controle, um computador mais sofisticado - após a agregação de todos "sensores" - faz o seu processamento.

As "redes de sensores" prometem uma gigante extensão da internet. Com estes sensores a internet estende-se mais longamente até a "origem" de uma atividade global. Isto significa que tais redes podem cobrir quaisquer simples mudanças, crescimentos, ouvir ruídos, ou monitorar aquecimentos. Potencialmente, agora, muita coisa no nosso mundo pode ser "espreitada". Contudo, a grande quantidade do tráfego de dados não ocorrerá entre seres humanos, mas entre sensores de silício. Uma das empresas pioneiras neste segmento é a Ember Corp, uma start-up de "redes de sensores" de Boston.

A revolução dos sensores está começando de duas formas básicas. O setor varejista a experimenta com a tão conhecida "etiqueta de indentificação de rádio frequência" ("etiqueta inteligente" ou RFID - a próxima geração do código de barras). Pegue um leitor de rádio em um armazém com mercadorias com a etiqueta RFID, e cada ítem identifica-se a si próprio, com todos eles juntos criando um diretório atualizado do armazém. Esta etiqueta custa US$ 0,20 e seu preço pode cair para unidades de centavos em dois ou três anos. Os sensores mais sofisticados podem custar em torno de US$ 50. Eles criam sua própria rede como a da Ilha de Great Duck, e executam trabalhos mais sofisticados, incluindo processamento.

Várias Organizações no mundo estão testando (ou usando) o RFID, a saber: Gillette,
Benetton, Prada, Tesco (grande rede varejista na Inglaterra), Procter & Gamble, Unilever e Wal-Mart. uma matéria de nossa autoria sobre RFID: Uma revolução eletrônica no mercado de varejo. Tem até banco pensando em utilizar o RFID em notas de dinheiro, como o Banco Central Europeu. Veja na referência: Euro notes may be radio tagged.
Fonte de receita

Diversas companhias no mundo estão ávidas para superar obstáculos e fazer "dinheiro novo" com o gigantesco potencial das "redes de sensores". Uma grande empresa do segmento de sistemas de ventilação - a York International - que gerencia 60.000 clientes ao redor do mundo, planeja instalar centenas de milhares de "redes de sensores" nas unidades de ar-condicionado de seus clientes nos próximos cinco anos. Eles monitorarão temperaturas, que automaticamente serão enviadas aos escritórios da York. Isto vai aliviar o trabalho de 2.000 técnicos da força de trabalho em campo, aumentando a produtividade em torno de 15%.

Apesar de toda esta promessa, muito trabalho ainda precisa ser feito. Um elemento chave para estes sensores é o fornecimento remoto de energia. Ele deve durar anos. Isto significa utilizar energia cinética(energia do movimento) ou energia solar, ou "apertar" os sistemas de tal forma que eles "drenem" o mínimo possível da energia das baterias. Outro grande desafio é organizar os padrões de hardware e software para estes sensores.

O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) está dando a sua força. Ele já homologou o ZigBee que é o padrão IEEE 802.15.4 IEEE 802.15.4 (veja a Aliança ZigBee) e agora tenta, em meio a uma grande disputa política, homologar o UWB (Ultrawideband) que é o padrão IEEE 802.15.3. Veja referências do The Chilli sobre o UWB: Uweeba (UWB) - from bandwidth to bucks? - Part 01 e Uweeba (UWB) - from bandwidth to bucks? - Part 02. O ZigBee é o padrão wireless de baixa ferquência e o UWB é o padrão wireless de alta frequência.

Alguma coisa também já está sendo feita pela Universidade da Califórnia em Berkeley com o apoio da Intel. Lá está sendo desenvolvido um sistema operacional em código aberto denominado TinyOS. O sistema exige no máximo 8 Kilobytes de memória (quantidade ínfima) e é extremamente flexível, característica muito importante para uma tecnologia no seu estágio "embrionário" como as "redes de sensores". A empresa Crossbow tem utilizado o TinyOS em redes para rastreamento de peças de carro.

Um mundo assistirá a aplicações diferenciadas e cada vez mais exóticas com este tipo de tecnologia. Por exemplo, a empresa Tyco Thermal Controls está utilizando esta tecnologia de sensores sem fio para "cortar os custos" de ligações de fios nas tubulações dos seus sistemas de aquecimento. Tais ligações de fios contabilizam dois terços dos custos da instalação de sistemas de monitoramento. Nos próximos três meses, a Tyco pretende testar a novidade nos sites dos seus clientes.

E como será o futuro? A medida que os sensores tornam-se mais sofisticados, os pesquisadores vão despachá-los para missões mais complexas em nosso dia a dia. Por exemplo, a Intel está experimentando sistemas baseados nestes sensores em centros de saúde para ajudar pacientes com problemas de "lapsos" de memória, lembrando-lhes a hora de comer uma refeição ou de beber água (veja Intel tests tech convergence in health-care trials e mais Referências no Google).

Apesar de tudo, a revolução dos sensores ainda está começando. Um fato sem dúvida bem engraçado. Vejamos: nos últimos 50 anos a comunidade científica tem se preocupado em fazer computadores o mais complexos possíveis. Nas próximas décadas estaremos preocupados em ter sucesso com centenas de milhares de simples sensores, inteligentes e com baixo consumo de energia.

Veja uma boa referência sobre estes sensores em Wireless Sensors Streamline Data Distribution e outra referência da FCC norte-americana sobre bandas wireless não licenciadas: A Joint OSP-OET White Paper on Unlicensed Devices and Their Regulatory Issues (arquivo doc).


Tutorial


Tutorial sobre Redes de Sensores, em português  (110 KB) :
http://magnum.ime.uerj.br/cadernos/cadinf/vol14/3-clicia.pdf

Marluce R. Pereira  marluce@cos.ufrj.br

Cláudio L. de Amorim amorim@cos.ufrj.br
Maria Clicia Stelling de Castro
clicia@ime.uerj.br

Programa de Engenharia de Sistemas e Computação COPPE/UFRJ, Brasil

Departamento de Informática e Ciência da Computação - Instituto de Matemática e Estatística-CTC
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil


Mensagens


8/NOV/2003 - Sábado

SENSORS NETWORKS !!!
 
Mais um da série didática de mobilidade !!! 

Você sabe o que "Sensor Networks" significa? 

 
1. Primeiro leia isto para você entender ...

The Sensor Revolution da Business Week - August 25, 2003 
 
2. Padrão ZigBee

O IEEE 802.15.4 que é o WPAN de baixa taxa de transmissão de dados apelidado de "ZigBee" ("ZigBee" Alliance").
 
3. O Padrão UWB (Ultrawideband) ... não aprovado ainda

O IEEE 802.15.3 que é o WPAN de alta taxa de transmissão de dados também conhecido com UWB (Ultrawideband) liberado no ano passado para utilização comercial pelo Pentágono.
 
4. Projeto da Ilha de Great Duck no Estado do Maine nos EUA

Veja o projeto - Project from Intel Corporation

Outras referências do Google Aqui !!! 
 
5. RFID ...
 
A Organização Mundial de ... RFID
 
Um Jornal ... RFID Journal
 
Google References: RFID + Tag
 
Quem vai usar - no mínimo? GilletteBenetton, Prada, Tesco (Inglaterra), Procter & GambleUnilever  e Wal-Mart. Só pequenos, não?
 
O "dono" da tecnologia ... Auto-ID Centre, localizada em Cambridge, Massachusetts. A Auto-ID Centre foi fundada em 1999 sendo controlada por 87 empresas varejistas incluindo a Gillette, a Procter & Gamble e a IBM entre outras grandes empresas.
 
The best thing since the bar-code  da revista The Economist de 06.FEV.2003
 
Segundo o Magazine Line 56 de E-Commerce ... UMA REVOLUÇÃO ... RFID Revolution da Line 56. Veja também as Referências do Google: Line  56 + RFID ... Done !!! 
 
6. Ember Corporation
 
Uma start-up em Boston que trabalha com "sensor networks" de John Metcalfe (o inventor do padrão Ethernet para comunicação de Redes Locais). 
 
7. TinyOS
 
Um sistema operacional de código aberto desenvolvido pela Universidade da Califórnia de Berkeley para as "sensor networks" e suportado pela Intel.  
O TinyOS trabalha em menos com menos de 8 Kilobytes de memória.
 
Uma das empresas que está testando este sistema operacional é a Crossbow em redes de rastreamento de peças de carros.
 
Bom Sábado!


************************************************************************

 

30/NOV/2003 - Domingo

SENSOR NETWORKS ... a new niche for wireless ... BUSINESS !!!

Republicado do  Smart Convergence

1. Two References

Tech Wave 2: The Sensor Revolution
Business Week
August 25, 2003
Soon, sensor networks will track everything from weather to inventory

Wireless Sensors Streamline Data Distribution
By Tod Riedel, Sokwoo Rhee, and Sheng Liu
Communication Systems Design
Jul 21, 2003 (8:14 AM)

2. A Monitoring Project in Maine State in the Great Duck Island

Where is Maine?

The Projet:
Habitat Monitoring in Great Duck Island

More:
Wireless sensors monitor elusive seabird in Maine

Other
Google References about the Projet

3. A Very Small Operating System ... called TinyOS

From
California University - Berkley

TinyOS

Publications / Presentations

4. One Standard Defined ... ZigBee

IEEE 802.15.4

ZigBee Alliance

5. An Other Standard ... UWB ... Waiting for a Political Dispute to be Approved by IEEE

When will we see UWB? from Arcchart

IEEE 802.15.3

UWB: Uweeba (UWB) - from bandwidth to bucks? - Part 01 from The Chilli

Uweeba (UWB) - from bandwidth to bucks? - Part 02 from The Chilli


6. Company 01: Ember

Ember

Embedded Wireless Solutions in the Real World


7. Company 02: Crossbow

Crossbow

Crossbow Solutions<![endif]>


8. Something about Modulation from ZigBee and UWB ...
OFDM

OFDM Alliance 

UM GRANDE NEGÓCIO .... Bom Domingão !!!

 

Complemente sua pesquisa: Google (com opção de páginas em português)

"Direitos"
Todo o conteúdo sobre Tecnologia deste Blog foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento, sem finalidade comercial. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada ou retirada. 

Todo o conteúdo sobre tecnologia desta Seção foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada.
All the contents about technology of this Section were collected in the web via search sites or were sent by voluntary collaborators, with the only purpose of informing and sharing knowledge. Technology, in this case, is a synonim for organizations, enterprises, products and services. There will be always the preoccupation in mentioning the sources.. However, if any person or enterprise will happen to feel damaged in their rights, they may just send a note and the material will be reformulated.
Seção atualizada em Janeiro de 2006