WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Blog Comunitário
WiMAX
World Interoperability for Microwave Access

O Site WirelessBR é parte integrante da ComUnidade WirelessBrasil
  Página mantida pelo Coordenador do WirelessBR - Atualizada em  28/04/06   Sobre "Direitos" ("Rights")

Página grande: aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

Mensagens para os Grupos Celld-group WirelessBr  - Abril 2006

 
ComUnidade WirelessBrasil

Site WirelessBR

Revista do WiMAX

Instituto Thesis

SmartConvergence

Complemente sua pesquisa: Google
(com opção de páginas em português)

 


Nota sobre o conteúdo desta página

Nas segundas, quartas e sextas-feiras são postadas mensagens nos Grupos de Debates Celld-group WirelessBr, vinculados à ComUnidade WirelessBRASIL com comentários sobre as atualizações feitas na Revista do WiMAX de Eduardo Prado, transcrição de notícias e assuntos relacionados.
Esta página contém um extrato destas mensagens.


----- Original Message -----
Sent: Friday, April 28, 2006 10:35 AM
Subject: [wireless.br] Atualizações sobre WiMAX e "Novas Tecnologias" - 28/04/06

 
Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  

Nas segundas, quartas e sextas-feiras são postadas mensagens em formato semi-padronizado para divulgação das atualizações da Revista do WiMAX, do blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios" e do novo "blog comunitário" WiMAX

Este novo blog foi criado para concentrar matérias que não constam dos tópicos da Revista do WiMAX, evitando descaracterizar a concepção inicial do Eduardo Prado - excelente, por sinal.
Por exemplo, neste blog estão referenciados, além da Revista:
- outro blog comunitário que contém mensagens dos participantes destes fóruns sobre WiMAX,
- uma página especial contendo uma coleção de mensagens como esta, que você está lendo.
- três páginas contando a "história" da Série sobre WiMax que rolou em março de 2006 e as
- notícias ainda não classificadas, para eventual inserção nos "tópicos" da Revista.

- Artigos sobre WiMAX na mídia brasileira

Vamos às atualizações!
 

01.
Blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios" de Eduardo Prado.

Assunto de hoje, transcrito no final desta mensagem:
Cidades Digitais
Pense Wireless ... Pense novamente e ... você terá – Parte 03

Veja as partes anteriores em:
Pense Wireless ... Pense novamente e ... você terá – Parte 02

Pense Wireless ... Pense novamente e ... você terá – Parte 01


02.
Revista do WiMAX de Eduardo Prado


Tópico atualizado!    MUNDO WIRELESS  - Leitura obrigatória!

Novo tópico! 
WiMAX E A COMPETIÇÃO  - publicado em 23/04/06

Páginas atualizadas com inserção de notícias no período de 21 a 28 Abr: 

-
CERTIFICAÇÃO DO WiMAX  
- WiMAX E A COMPETIÇÃO
- DESAFIOS DO WiMAX MÓVEL 
"WiMAX NO DOMINGO":  23.Abr    
SMARTCONVERGENCE - UM POUCO DA HISTÓRIA DO WiMAX
 


03.
Notícias ainda não registradas nas páginas da "Revista":

Fonte: Intel
Comunicados de imprensa
PRODAM e Intel inauguram projeto "Piloto WiMax"
Após firmar acordo com a Prefeitura de São Paulo, primeiras antenas WiMax são inauguradas na cidade
SÃO PAULO, 28 de Março de 2006 – A PRODAM (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo) inaugura, hoje, juntamente com a Intel do Brasil, os primeiros pontos do projeto piloto WiMax, batizado de "São Paulo Digital". O acordo, assinado em outubro de 2005, visa o desenvolvimento de uma prova de conceito de utilização da tecnologia WiMax.

A primeira antena está localizada na Zona Norte da Capital e tem a Subprefeitura do Tucuruvi como ponto central. Esse ponto interliga a Subprefeitura à Unidade Básica de Saúde (UBS) Izolina Mazzei, à UBS Vila Maria e à Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigues Alves.

A interligação é realizada por meio da tecnologia WiMax, que poderá no futuro substituir a infra-estrutura de comunicação com base nos cabos tradicionais. Nessas quatro unidades, também está sendo utilizada a tecnologia WiFi, pontos comumente conhecidos como "hot-spots". Isso possibilita a conexão de dispositivos sem fio dentro desses espaços e não somente entre elas, portanto, WiMax e WiFi podem co-existirem simultaneamente, sendo que a segunda proporciona acesso sem fio a pequenas distâncias, normalmente em ambientes internos (prédios, casas etc). Já WiMax é responsável pela comunicação externa em maiores distâncias

O segundo ponto, localizado no centro da cidade ligará o Gabinete do Prefeito à Secretaria de Gestão utilizando a tecnologia WiMax, onde haverá também a aplicação de Voz sobre IP (VoIP) e instalação de câmeras de segurança.

A Intel, fazendo uso do padrão WiMax, depois de lançar a "Cidade Digital de Ouro Preto" (MG), localizada entre montanhas, e a "Cidade Digital de Mangaratiba" (RJ), no litoral, decide investir na região metropolitana. O desafio está na escolha da cidade de São Paulo que vem imprimindo um ritmo acelerado na expansão da Tecnologia da Informação e Comunicação, TIC, voltada aos munícipes, cenário ideal para comprovar a eficiência e praticidade da nova tecnologia.

A implementação do piloto visa um futuro melhor com base no aumento dos benefícios da inclusão digital e social dos cidadãos. Isso proporciona para a população mais acesso a informações, além de resultados expressivos para a modernização de São Paulo, atraindo empresas e disponibilizando diferenciados serviços.

O piloto poderá incluir ainda outras subprefeituras, unidades de saúde, escolas municipais e demais unidades municipais, localizadas em pontos extremos da cidade, onde existe carência de uma infra-estrutura de telecomunicações capaz de suportar uma plataforma multiserviços.

Entenda melhor o que é:
Escalabilidade – WiMAX usa freqüência de rádio e tem capacidade de atingir um maior número de usuários.
Custo Benefício – a tecnologia sem fio, ao contrário da tradicional, gera uma economia enorme por meio de sua infra-estrutura, pois há a diminuição de tempo e mão de obra para a execução de toda a rede.
Flexibilidade – a comunicação sem fio proporciona acesso a longas distâncias, cruzando uma variedade de terrenos e até países diferentes.
Padronização – WiMAX tem suporte do WIMAX para desenvolvimento, suporte a operação e padronização entre fornecedores e desenvolvedores da tecnologia.

Fonte: Convergência Digital

Samsung apresenta tecnologia IMS e detalha planos de expansão em WiMAX
:: Da redação :: 27/04/2006
A Samsung apresenta nova tecnologia IMS (IP Multimedia Subsystem), capaz de integrar serviços de telecomunicações por meio de uma rede WiMAX. O lançamento desta solução faz parte dos planos de expansão da empresa na oferta de serviços sobre essa plataforma na Ásia, Europa e Américas. Para dar suporte ao IMS, a Samsung oferece duas tecnologias de acesso e transmissão de dados, o RAS (Radio Access Station) e o ACR (Access Control Router).

Desenvolvidas para proporcionar conectividade em regiões afastadas e que não possuem infra-estrutura de cabeamento telefônico ou de TV por assinatura, esses dois padrões - RAS e ACR - integram o portfólio da Samsung para soluções baseadas em plataforma WiMAX e possibilitam acesso e transmissão de dados em alta velocidade - com índices entre 20 e 30 Mbps - para serviços como voz, vídeo e dados.

O padrão RAS funciona como uma antena ativa que utiliza o protocolo 802.16e para gerar taxas de transmissão de dados superiores a 30Mbps por setor, e tem capacidade para manter até seis setores diferentes conectados em alta velocidade. Já, o sistema ACR é uma arquitetura para rede de radioacesso baseada no protocolo IP, que otimiza a capacidade de conexão móvel, sem interrupções e cortes na transmissão de dados.

Para o processo de desenvolvimento e implementação desse projeto de rede WiMAX, a Samsung mantém parceria em diversos países com empresas operadoras, como Korea Telecom, na Coréia; British Telcommunications, no Reino Unido; Sprint Nextel, nos Estados Unidos; KDDI WBB, no Japão; Telecom Itália, que implementou toda estrutura de acesso para as Olimpíadas de Inverno deste ano, em Turim; e a TVA, que será a responsável pelo projeto no Brasil.

De acordo com os termos do contrato, no Brasil, os testes da tecnologia serão iniciados no segundo trimestre de 2006. Graças aos avançados equipamentos da plataforma WiMAX, ao experiente suporte de instalação da Samsung, ao conteúdo multimídia inovador do Grupo Abril e às operações de serviços da TVA, os clientes brasileiros poderão utilizar Internet em alta velocidade, comunicações de voz e outros conteúdos de transmissão multimídia já a partir do segundo semestre de 2006.

A evolução natural do serviço wireless é a expansão da tecnologia para o atendimento a órgãos essenciais no País, como hospitais, escolas, universidades e instituições públicas, que utilizarão todo potencial do serviço em benefício da coletividade.

Fonte: Alerta Google

Chip delivers WiMAX connectivity
Eetasia.com (subscription) - USA
introduced the TCW 1620, a chip that aims to enable both low-cost, indoor "self-installed" customer premises equipment (CPE) for fixed WiMAX services and a ...

WiMAX Asia 2006
Wireless Insight Asia (press release) - Singapore,Singapore
What: WiMAX Asia 2006 conference will address the technical and market challenges facing the adoption of WiMAX in Asia with a niche-focused exhibition showcase ...

Proxim Announces Community Access Network Equipment, Grant Program
New Telephony - Phoenix,AZ,USA
... as well as outdoor broadband wireless networking, including the globally renowned ORiNOCO wireless LAN and Tsunami point-to-multipoint and WiMAX product lines. ...
See all stories on this topic

Aperto, EDX Partner to Offer WiMAX Network Planning Solutions
xchange Magazine - Phoenix,AZ,USA
Aperto Networks, which develops WiMAX base stations and subscriber units, announced today a marketing relationship with EDX Wireless LLC to offer a network ...
See all stories on this topic

TeleCIS Wireless Introduces Chip for Fixed and Portable Consumer ...
New Telephony - Phoenix,AZ,USA
... at Broadband Wireless World in Las Vegas the introduction of its TCW 1620 chip, which is based on the standard (IEEE 802.16-2004) for fixed WiMAX services. ...
See all stories on this topic

Lack of Common Spectrum Will Hinder WiMAX
Electronic News - San Jose,CA,USA
... equipment,” said the report. “Spectrum used for WiMAX deployments may prove to be less harmonized. Without a globally recognized ...
See all stories on this topic

QUALCOMM and SOMA Partner on Wireless Technologies and Equipment
TMCnet - USA
QUALCOMM is a developer and innovator of CDMA and other wireless technologies, while SOMA provides last-mile broadband WiMAX access technologies. ...
See all stories on this topic

Samsung aposta na plataforma WiMax
B2B Magazine - São Paulo,SP,Brazil
A Samsung anunciou a tecnologia IMS (IP Multimedia Subsystem), capaz de integrar serviços de telecomunicações por meio de uma rede WiMax. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

QUALCOMM and SOMA Networks Sign OFDM/OFDMA Subscriber and ...
Yahoo! News (press release) - USA
... Therefore, as a principal member of the WiMAX Forum it is crucial that SOMA Networks guarantees our customers that we have rights to key patents essential for ...

Pacific Internet and Intel to Collaborate on Mobile WiMax in ...
FinanzNachrichten.de - Germany
... Intel Technology (Nachrichten/Aktienkurs) Asia Pte Ltd, the world's leading silicon chip maker, to work towards Singapore's first mobile WiMax infrastructure. ...
See all stories on this topic

Lack of common spectrum will hinder WiMAX
ElectronicsWeekly.com - UK
The success of WiMAX could be hindered by a lack of common spectrum availability in different countries, according to a report by the Organisation for Economic ...

TeleCIS Wireless Introduces WiMAX 802.16-2004 SoC Chip
Nikkei Electronics Asia - Hong Kong
... Inc has introduced its TCW 1620 chip, which enables both low-cost, indoor self-installed customer premises equipment (CPE) for fixed WiMAX services and a ...

Polonix Seeks WiMAX Industry Leadership Status: Company Gains ...
CCNMatthews (press release) - Toronto,ON,Canada
... North American distribution agreement with ENTE Ltd., a developer and manufacturer of electronics products including a range of ready-to-deploy WiMAX solutions ...

Milwaukee PS taps WiMAX for families
eSchool News - Bethesda,MD,USA
... extend internet access into the homes of students and staff members through the use of an emerging wireless broadband technology called WiMAX, which reportedly ...

WDC Networks lança servidor para facilitar criação de hotspots
Convergência Digital (liberação de imprensa) - São Paulo,Brazil
A WDC Networks, distribuidora de soluções de WiMAX e Wi-fi, VoIP e IP Surveillance, lança no Brasil o AirLive WIAS-1000G da Ovislink, um servidor wireless ...

Pacnet, Intel to trial WiMAX in Singapore
Digital Media Europe - Europe
... Internet (Pacnet) announced today that it has signed a memorandum of understanding (MOU) with Intel to work towards Singapore's first WiMAX wireless internet ...

The 3G home gateway project - revolutionising wireless ...
Ovum - London,England,UK
... That could be a decisive factor when competing against fixed ISPs and alternative wireless access technologies, such as WiFi or WiMAX. ...

PacNet teams up with Intel to push WiMAX in Asia
TeleGeography - Washington,D.C.,USA
... ISP Pacific Internet (PacNet) has announced the signing of a memorandum of understanding (MoU) with Intel to jointly develop mobile WiMAX infrastructure in the ...
See all stories on this topic

Um abraço cordial
Helio Rosa

heliorosa@wirelessbrasil.org


----- Original Message -----

Sent: Wednesday, April 26, 2006 7:29 AM
Subject: [Celld-group] Atualizações sobre WiMAX e "Novas Tecnologias" - 26/04/06
 
Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  

Nas segundas, quartas e sextas-feiras são postadas mensagens em formato semi-padronizado para divulgação das atualizações da Revista do WiMAX, do blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios" e do novo "blog comunitário" WiMAX

Este novo blog foi criado para concentrar matérias que não constam dos tópicos da Revista do WiMAX, evitando descaracterizar a concepção inicial do Eduardo Prado - excelente, por sinal.
Por exemplo, neste blog estão referenciados, além da Revista:
- outro blog comunitário que contém mensagens dos participantes destes fóruns sobre WiMAX,
- uma página especial contendo uma coleção de mensagens como esta, que você está lendo.
- três páginas contando a "história" da Série sobre WiMax que rolou em março de 2006 e as
- notícias ainda não classificadas, para eventual inserção nos "tópicos" da Revista.
- Artigos sobre WiMAX na mídia brasileira

Vamos às atualizações!
 

01.
-----------


02.
Revista do WiMAX de Eduardo Prado

Novo tópico totalmente reformulado e atualizado: Mundo Wireless   Vale conferir!!!!

Novo tópico!  WiMAX E A COMPETIÇÃO  - publicado em 23/04/06

Páginas atualizadas com inserção de notícias no período de 24 a 26 Abr:


- CERTIFICAÇÃO DO WiMAX  

- DESAFIOS DO WiMAX MÓVEL

"WiMAX NO DOMINGO":  23.Abr     "Domingos" anteriores: 16.Abr / 09.Abr 02.Abr 

 SMARTCONVERGENCE - UM POUCO DA HISTÓRIA DO WiMAX
 
   Consta desta página este trecho em português do último "WiMAX no Domingo: 
  
23 Abril 2006
WiMAX do Domingo no. 92

Pessoal, não tem mais jeito não ... o mundo da "Banda Larga Pessoal" (Personal Broadband) "bate a sua porta". Por que o termo "Banda Larga Pessoal"?
Porque um usuário vai carregar a sua banda larga com ele em qualquer lugar que for e a qualquer tempo!
Esta Banda Larga disponibilizará serviços de dados, voz e entretenimento em altíssimas velocidades. Vai ser uma loucura ... uma Internet nas ruas e sem fio em grandes velocidades de transmissão!

Como vimos acima o movimento da toda poderosa telco japonesa NTT DoCoMo nos leva a crer que o órgão 3GPP (órgão padronizador da família GPRS) vai se alinhar ao "roadmap" do WiMAX Móvel.
Já sabemos que a Qualcomm (detentora do CDMA 2000) está movimentando-se na linha da tecnologia OFDM (como vimos na semana passada) e que a plataforma HSDPA tem severas limitações de "uplink". É de se esperar que o 3GPP tenha que tomar alguma decisão para conviver com a Qualcomm e com o WiMAX Móvel nos próximos anos.
O passo dado pela NTT DoCoMo nos leva a inferir sobre esta necessidade. Esta telco era uma ferrenha inimiga da tecnologia WiMAX.

As telcos brasileiras da família GPRS vão ter que começar a entender esta realidade logo, logo!

Adcionalmente temos o trial de WiMAX Móvel da Alcatel com o ISP ACCA Networks. A Alcatel está sinalizando sua plataforma de Pre-Mobile WiMAX em meados de 2006.
A Motorola já sinalizou que a sua plataforma de WiMAX Móvel estará disponível no 3o. trimestre de 2006.
É o começo da "festa" dos grandes vendors começarem a estrear no mundo de WiMAX Móvel. Estes vendors permaneceram fora da "festa" do WiMAX Nomádico (com exceção da Siemens).

Ninguém vai segurar o WiMAX Móvel ... Quer apostar?

E não deixem de dar uma olhada na Revista de WiMAX do ComUnidade WirelessBRASIL. O maior conteúdo brasileiro de WiMAX!


03. Debate sobre WiMAX nos nossos Fóruns

Blog comunitário "WiMAX - Debate"
Postamos mais duas mensagens neste blog:
Rodrigo pergunta e Aderval responde sobre: WiMAX: largura de banda da topologia ponto-multiponto

Aqui está a relação da "mini-comunidade" dos debatedores até o momento, para fazer contato e interagir!!! :-)

Adevaldo Queiroz da Silva (adevaldoqueiroz@yahoo.com.br)
Bruno Maia  (bmaia1@terra.com.br)    (Resumo biográfico)
Diego Noguês: diego.sure@gmail.com
Eduardo Prado: eprado_sc01@yahoo.com.br     (Resumo biográfico)
Fábio Lima: fabio.lima@cpm.com.br        (Resumo biográfico)
José Eduardo Moura: j_mmoura@yahoo.com         (Resumo biográfico)
José Roberto de Souza Pinto: josersp@terra.com.br   (Resumo biográfico)
Rodrigo: rodrad_2000@yahoo.com.br
Thienne Johnson (thi.johnson@uol.com.br)   (Resumo biográfico)

 


04.
Notícias ainda não registradas nas páginas da "Revista":

Fonte: Portal Convergência Digital:

Anatel, agora, diz que define em maio licitação das faixas para WiMAX
Camilo Garcia, do Rio de Janeiro :: 25/04/2006

O superintendente de serviços privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, afirmou, durante palestra no Rio Wireless 2006, evento que acontece no Rio de Janeiro, que a definição sobre a licitação das faixas de freqüência de 3,5 GHz e 10,5 GHz deve ser encaminhada ao conselho diretor da agência até maio.
Sobre essas faixas, poderão operar empresas com a tecnologia WiMAX. Cerca de 60 empresas estão interessadas em adquiri-las para explorar a tecnologia.
O gerente geral de certificação e engenharia de espectro da Anatel, Francisco Giacomini Soares, afirmou, sobre a participação das incumbents na licitação das faixas de 3,5 GHz e 10,5 GHz, que a agência preparou quatro cenários diferentes para serem avaliados pelo conselho diretor: em dois cenários, as incumbents podem participar parcialmente da licitação; em outro cenário, não podem participar; por fim, podem participar como todas as demais empresas.

Fonte: Alerta do Google:

Intel, PacNet Agree To Deploy Mobile WiMAX In Singapore
TechWeb - USA
Intel and Pacific Internet Limited (PacNet), a large Asia-Pacific ISP, have teamed up to deploy a mobile WiMAX network in Singapore, PacNet said. ...

Making wireless work in Africa
Tectonic - South Africa
"There is no such thing as the digital divide in Africa," Bushnet technical director Malcolm Brew told delegates at the African WiMax/CDMA Forum yesterday. ...
See all stories on this topic

Axxcelera Broadband Wireless Announces WiMAX Certification of ...
Market Wire (press release) - USA
... and recognized global leader providing broadband wireless communications products and technologies, announced that it has received the WiMAX Forum Certified ...
See all stories on this topic

TeleCIS Has Portable WiMax Chip
Light Reading - USA
WiMax chipset maker TeleCIS Wireless Inc. is getting ready to ship a chip designed to bring portability to the wireless broadband ...

Cellular operators pushing ahead with high-speed data
MyADSL - Melville,South Africa
... Ross says Vodacom has a test licence for WiMAX, an emerging broadband technology that offers speeds of up to 10mbps over distances up to 50km. ...
See all stories on this topic

WiMAX chip has an eye for mobile services
Electronics Talk (press release) - UK
A WiMAX device enables both fixed services and a 'portable' services market with vast potential and room for growth years before the advent of standardised ...

Intel teams with Pacific Internet to push WiMAX in Asia-Pac
iTWire - Australia
By Stuart Corner. Asia-Pacific regional ISP, Pacific Internet, has signed an MoU with Intel to develop mobile WiMax infrastructure in Singapore, and the region. ...
See all stories on this topic

APAC to be WiMAX test bed
Eetasia.com (subscription) - USA
Frost & Sullivan, a global growth consulting company, hosted an analyst briefing on WiMAX services in the Asia Pacific region last week. ...

TelecomView Study Says WiMAX will Wedge its way into the 3G Market
Broadband Wireless Exchange (press release) - Gilbert,AZ,USA
4/25/06 - WiMAX services will generate $53 billion in mobile revenue in 2011 and will generate $65 billion in mobile capital expenditures between now and then. ...

Evento destaca os avanços das tecnologias sem-fio no país
ti inside - São Paulo,SP,Brazil
Os destaques serão os padrões Wi-Fi e WiMax, temas abordados em três painéis e quatro palestras, que já estão sendo utilizadas em vários projetos ...

Vodafone Takes a Cautious View of Mobile WiMAX
WiMaxxed - New York,NY,USA
... from a Global Carrier’s Crystal Ball," Dr. Stanley Chia, Senior Director of Vodafone’s US R&D Group, made several observations about Mobile WiMAX and how ...

Fujitsu and Partner Customers to Address Opportunities in ...
Yahoo! News (press release) - USA
(FMA) and five customer partners will showcase the Fujitsu fixed WiMAX SoC and their systems with a variety of applications at the Broadband Wireless World 2006 ...
See all stories on this topic

TeleCIS Wireless Introduces WiMAX Industry's First 802.16-2004 SoC ...
Business Wire (press release) - San Francisco,CA,USA
The TeleCIS Wireless TCW 1620 802.16-2004 WiMAX SoC Chip for fixed and portable subscriber devices and services. (Photo: Business Wire). ...

NWN: WiMax, DSL to drive backbone business
TMCnet - USA
(BNamericas.com Via Thomson Dialog NewsEdge)Last-mile WiMax and increasing DSL penetration will drive the carrier of carriers business during the next few years ...
See all stories on this topic

Pacific Internet and Intel to collaborate on mobile WiMax in ...
Channel News Asia - Singapore
... has signed a Memorandum of Understanding with Intel to develop Singapore's first mobile Worldwide Interoperability for Microwave Access or WiMax infrastructure ...
See all stories on this topic

WiMax cut off by HSDPA in Asia
ZDNet UK - UK
High-speed downlink packet access (HSDPA) could impede WiMax development in the Asia-Pacific region, one of the key areas companies are looking at for the ...


05.
Artigo de Jana de Paula.

Portal Thesis
"WiMAX, o Debate  
(...)
Por que é tão intenso o debate no mercado sobre o padrão do WiMAX? Permitir conexão e transmisão sem fio, móvel, em banda larga, para dados, voz, multimídia e - ainda - de maneira independente dos fornecedores tradicionais deste tipo de serviço são alguns dos chamarizes do WiMAX, nomádico ou móvel. Mas neste período de implantação do padrão no país é necessário estar alerta para questões como freqüências, provedores, qualidade da cobertura e, principalmente, a qualidade final do serviço ao usuário, ao cliente. Leia as opiniões (mais abaixo) de alguns especialistas no assunto em depoimentos fornecidos à diretora de conteúdo do Thesis, Jana de Paula."

Eduardo Prado 
Consultor de novos negócios
Leia mais
 
Ronaldo Miranda 
Diretor de marketing para América Latina da Intel
Leia mais
 
Raul Colcher
Presidente da Questera Consulting
Leia mais
 
Marcelo Rodrigues 
Diretor de marketing e produtos da Diveo do Brasil
Leia mais
 
J E Moura 
Engenheiro eletricista e consultor na avaliação e seleção de novos produtos para fabricantes e telcos.
Leia mais
 
Marcos Kimura 
Consultor-geral de estratégias tecnológicas da Siemens. 
Leia mais
 
José C Cunha
Presidente do THESIS
"Acredito que o advento da tecnologia WiMAX constitui uma nova onda revolucionária do serviço de telecom".
Leia mais
 
Fiore Mangone 
Gerente de produtos e desenvolvimento da Nokia
Leia mais
 
J Roberto Souza
Engenheiro de telecom e consultor
Leia mais
 
Paulo Cardoso
Diretor de vendas e marketing da AI Solutions
Leia mais
 
Sua Palavra 
Cole no Mural de Recados sua opinião sobre o WiMAX e as perspectivas do padrão no país. Opine. Participe. Compartilhe suas idéias.
Leia mais
 

Um abraço cordial
Helio Rosa
heliorosa@wirelessbrasil.org
Da equipe de moderadores dos Grupos 
Celld-group WirelessBr
Coordenador da
ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini


---- Original Message -----

Sent: Monday, April 24, 2006 12:11 PM
Subject: [wireless.br] Atualizações sobre WiMAX e "Novas Tecnologias" - 24/04/06
 
Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  

Nas segundas, quartas e sextas-feiras são postadas mensagens em formato semi-padronizado para divulgação das atualizações da Revista do WiMAX, do blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios" e do novo "blog comunitário" WiMAX

Este novo blog foi criado para concentrar matérias que não constam dos tópicos da Revista do WiMAX, evitando descaracterizar a concepção inicial do Eduardo Prado - excelente, por sinal.
Por exemplo, neste blog estão referenciados, além da Revista:
- outro blog comunitário que contém mensagens dos participantes destes fóruns sobre WiMAX,
- uma página especial contendo uma coleção de mensagens como esta, que você está lendo.
- três páginas contando a "história" da Série sobre WiMax que rolou em março de 2006 e as
- notícias ainda não classificadas, para eventual inserção nos "tópicos" da Revista.

- Artigos sobre WiMAX na mídia brasileira

Vamos às atualizações!
 

01.
------


02.
Revista do WiMAX de Eduardo Prado

Tópico atualizado!    MUNDO WIRELESS  - Leitura obrigatória!

Novo tópico! 
WiMAX E A COMPETIÇÃO  - publicado em 23/04/06

Páginas atualizadas com inserção de notícias no período de 21 a 24 Abr: 

-
CERTIFICAÇÃO DO WiMAX  
- WiMAX E A COMPETIÇÃO
- DESAFIOS DO WiMAX MÓVEL 


03.
Notícias ainda não registradas nas páginas da "Revista":

COMPUTERWORLD - 20 de abril de 2006
Huawei lança nova plataforma IP
Fabricante, que comemora marca de 1 milhão de portas ADSL comercializadas no País, anuncia solução que integra triple play, IPTV e WiMax.
A Huawei Technologies, fornecedora de redes de próxima geração para operadoras de telecomunicações, anunciou nesta semana a marca de 1 milhão de portas ADSL implementadas no Brasil. A empresa já atende quase todas operadoras fixas do País como Brasil Telecom, Telefonica, Telemar, CTBC e Embratel.
(...) O produto conta com soluções completas para triple-play, IPTV e funcionalidades que facilitam a migração de rede. A nova plataforma IP DSLAM-MA5600 também possibilita a futura oferta de WiMax/FTTH. (...)

Fonte: Alerta Google

Tecnologia aumentaria adesão de VoIP e possibilitaria o ...
IT Web - São Paulo,SP,Brazil
WiMax impacta mercado de operadoras, diz consultor

O que vai acontecer quando o WiMax se popularizar? Carlos André, presidente da consultoria Effectio e ex-CEO no Brasil de empresas ...

Schools Could Be The First In US To Use WiMax
InformationWeek - Manhasset,NY,USA
Some plan to use it for WiMax. A cash-strapped school district seems an unlikely candidate to embrace bleeding-edge technology. ...

GlobeTel's Russian WiMAX plans 'up in the air'
TeleGeography - Washington,D.C.,USA
... GlobeTel announced in December 2005 a plan to provide WiMAX, Wi-Fi and DECT services in Russia, using base stations deployed in aerostats (tethered balloons). ...

ACCA Networks and Alcatel Trial WiMAX in Tokyo
TMCnet - USA
... Alcatel announced on Wednesday that it was tapped by ACCA Networks, a Japanese DSL and Optical Fiber Access service provider to launch a WiMAX trial in the ...

VNPT trials WiMAX in five localities
Viet Nam News Agency - Hanoi,Vietnam
Ha Noi (VNA) - The Viet Nam Post and Telecommunications Corporation (VNPT) announced it had started conducting trials of WiMAX broadband Internet technology in ...

Algeria becomes the Arab World’s WiMAX pioneer
Al-Bawaba - Amman,Jordan
WiMAX/IEEE 802.16 is a global standard-based technology for Broadband Wireless Access. WiMAX vendors state that WiMAX systems are ...

Smart Rolls Out Smart Bro WiMAX Offering in Philippines
TMCnet - USA
Smart Communications Inc. has announced its Smart Bro WiMAX offering for wireless broadband, an upgrade from its previous Smart WiFi (News - Alert) Brand. ...

Govt halts WiMax auctions to review fees, bandwidth
TMCnet - USA
(BNamericas.com Via Thomson Dialog NewsEdge)Colombia's communications ministry has suspended auctions of department-level WiMax spectrum to reevaluate ...


04.
"WiMAX no Domingo"

Artigos e notícias postados no  Blog SmartConvergence de Eduardo Prado:

ONE OF THE FIRST LARGE MOBILE WiMAX TRIAL IN THE WORLD ...
Mobilizing WiMAX Globally
Dailywireless
Posted on Thursday, 2006 April 20 @ 08:13:03 PDT

LOOK AT THAT ... ONE OF THE GREAT EXAMPLE AS TELCO OPERATOR OF MOBIOLE DATA SERVICES IS TESTING MOBILE WiMAX ... NEW TIMES WILL COME ...
DoCoMo investment in Beceem points to converged wireless roadmap
WiMAX Trends, Feature

Um abraço cordial
Helio Rosa
heliorosa@wirelessbrasil.org
 


----- Original Message -----

Sent: Friday, April 21, 2006 7:20 AM
Subject: [wireless.br] Atualizações sobre WiMAX e "Novas Tecnologias" - 21/04/06

 
Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  

Nas segundas, quartas e sextas-feiras são postadas mensagens em formato semi-padronizado para divulgação das atualizações da Revista do WiMAX, do blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios" e do novo "blog comunitário" WiMAX
 
Este novo blog foi criado para concentrar matérias que não constam dos tópicos da Revista do WiMAX, evitando descaracterizar a concepção inicial do Eduardo Prado - excelente, por sinal.
Por exemplo, neste blog estão referenciados, além da Revista:
- outro blog comunitário que contém mensagens dos participantes destes fóruns sobre WiMAX,
- uma página especial contendo uma coleção de mensagens como esta, que você está lendo.
- três páginas contando a "história" da Série sobre WiMax que rolou em março de 2006 e as
- notícias ainda não classificadas, para eventual inserção nos "tópicos" da Revista.
 
Vamos às atualizações!
 

01.
Blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios" de Eduardo Prado.

Assunto de hoje, transcrito no final desta mensagem: Mobile Banking

Outros trabalhos de EPrado sobre o tema:
- Autenticação Bancária Online
- O Mobile Banking vai “invadir sua praia”, sabia?
- WiMAX em Bancos. Imagina se a moda "pega"?


02.
Revista do WiMAX de Eduardo Prado

Novo tópico atualizado!    MUNDO WIRELESS  - Leitura obrigatória!
 


03.
Notícias ainda não registradas nas páginas da "Revista":

Fonte: Alerta Google

Moscow Players Come to WiMax Market of Krasnoyarsk
Financial Information Service(Registration) - Novosibirsk,Russia
KRASNOYARSK, April 21. /FIS/. Several Moscow-based companies are ready to enter the Krasnoyarsk market of wireless Internet using WiMax technology. ...

Algeria Becomes the Arab World's WiMAX pioneer
Cellular-News - UK
WiMAX is commercially available in Algeria, while several operators in many Arab countries have started testing the service. Smart ...

WiMAX conference announces program
Linux News - USA
The program has been finalized for the largest WiMAX conference yet held in Europe, according to event organizer Trendsmedia. The ...
See all stories on this topic

Huawei lança nova plataforma de acesso banda larga
ti inside - São Paulo,SP,Brazil
... triple-play e IPTV, contém funcionalidades que facilitam a migração de rede e possibilita a integração de serviços baseados na tecnologia WiMax/FTTH. ...

Redvo Telecom quer avançar com oferta Triple Play até final do ...
TeK.sapo - Lisboa,Portugal
A Redvo Telecom arranca dentro de três meses com um piloto à tecnologia WiMax, que irá suportar a operação da nova empresa de telecomunicações, apostado ...

Thu: Cellulite sells
Globes - Rishon Le-Zion,Israel
A WiMAX revival could boost Alvarion, unless Samsung's got it wrong, the way I think it has with M-Systems. One thing should be made clear. ...
See all stories on this topic

Strix Advances Mesh Architecture
Unstrung - New York,NY,USA
today introduced a new mesh architecture that will allow its modular six-radio system to support any WiFi or WiMax standard in any configuration. ...
 

What's Cooking in WiMAX? - Why It's Poised to Cause a Major ...
PR Newswire (press release) - New York,NY,USA
Frost & Sullivan to Host Analyst Briefing on WiMAX Services in Asia Pacific on Wednesday, April 26, 2006 at 10:00 am CDT/11:00 am EDT PALO ALTO, Calif., April ...
 

ACCA to trial WiMAX in Tokyo
Digital Media Asia - Mumbai,MH,Asia
Japanese DSL and fibre provider ACCA Networks plans to launch a WiMAX trial in the Tokyo area. The company has contracted French ...

Taiwan WiMAX interest groups eager for release of RF bands ...
DigiTimes - Taiwan
... of networking equipment in Taiwan, at a symposium held on April 19, outspokenly voiced their request for urgent release of WiMAX (worldwide interoperability ...

ACCA Selects Alcatel To Launch WiMAX Trial
EFYTimes - New Delhi,India
has selected Alcatel to launch its WiMAX trial in the Tokyo area. It will be Alcatel's first WiMAX reference in Japan, based on the 802.16e-2005. ...

WIMAX WORLD EUROPE CONFERENCE AND EXPO ANNOUNCES CONFERENCE ...
Telephony World - USA
Paris, April 19th, 2006 – Trendsmedia has announced that the 3 day conference program for WiMAX World Europe Conference and Expo has been finalized. ...

WiMax é rentável apenas nas cidades médias, diz Frost & ...
ti inside - São Paulo,SP,Brazil
O mercado potencial para a banda larga através da tecnologia WiMax é de 2,8 bilhões de usuários no mundo. No entanto, a rentabilidade ...

Concessionárias poderão operar nas mesmas áreas com WiMax
Editora Glasberg - São Paulo,SP,Brazil
A tecnologia WiMAX deverá trazer capilaridade às operações das concessionárias telefonia e, como não tem nenhum tipo de impedimento físico, poderá ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

Japan's ACCA Networks Selects Alcatel for WiMAX Trial in the Tokyo ...
TMCnet - USA
... by ACCA Networks Co., one of Japan's largest DSL and Optical Fiber Access service providers with over a million subscribers, to launch a WiMAX trial in the ...
See all stories on this topic

Alcatel wins WiMax trial contract from Japan's ACCA Networks
Forbes - USA
PARIS (AFX) - Alcatel SA said it was won a contract from Japanese internet service provider ACCA Networks to launch a trial of its WiMax wireless networking ...

(Euronext Paris) - Alcatel : Japan’s ACCA Networks selects ...
Euronext (persbericht) - Netherlands
... by ACCA Networks Co., one of Japan’s largest DSL and Optical Fiber Access service providers with over a million subscribers, to launch a WiMAX trial in the ...

PT Comunicações prolonga ensaios técnicos ao WiMax até Outubro
TeK.sapo - Lisboa,Portugal
A Anacom autorizou a PT Comunicações a prolongar os testes técnicos que vem realizando à tecnologia WiMax. A autorização do ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

 


04.
Notícias selecionadas por Eduardo Prado e registradas nas páginas da Revista na última semana:

WiMAX & MESH TECHNOLOGY

WiMax Won't Be Everywhere Anytime Soon
By Andy Dornan
InformationWeek
Abr 10, 2006 12:00 AM 


INTRODUÇÃO E RELAÇÃO DE ARTIGOS

WiMAX - Wikipedia, the free encyclopedia
WiMAX is an acronym that stands for Worldwide Interoperability for ... The original WiMAX standard, IEEE 802.16, specifies WiMAX in the 10 to 66 GHz range. ...

 

QUEM É QUEM NO WiMAX (CHIPS E VENDORS)     

WHY IS NORTEL BETTING A LOT IN WiMAX? ... Nortel bolsters WiMAX position with portfolio enhancements, new customers
Enterprise Networks & Servers
(Posted April 9, 2006 11:22 pm EDT)
 
Intel Capital invests in U.K. ISP to push WiMAX
Fierce Wireless
Link: Intel pumps up Wimax with U.K. venture  Peter Clarke  EE Times  (04/03/2006)
SMART THESE GUYS FROM FUJITSU ... Fujitsu to Offer Mobile WiMAX, Mesh Wi-Fi Solutions
Converge Digest
April 6th, 2006 

Pipex buys Caudwell's fixed line phone biz The Register
One million punters and counting
By Tim RichardsonPublished Thursday 23rd March 2006
 
More ... Siemens Product Gets WiMAX Forum Certification
EFY News Network
(Tuesday, April 04, 2006 1:00:13 PM)
Siemens becomes the first major telecommunications supplier to be certified by the WiMAX Forum.
Tuesday, April 04, 2006: WiMAX Forum has certified Siemens' products for having passed the interoperability tests in the WiMAX Forum?s international standardisation laboratory. With this, Siemens becomes the first major telecommunications supplier whose products have been certified by the WiMAX Forum. ........

 
LOOK AT THAT ... NORTEL IN BETTING ON WiMAX (and IMS) TO GROW ... Nortel talks growth
Fierce Wireless
Nortel to enforce 6% rule in market decisions
Loring Wirbel
EE Times
(04/07/2006)
 

WiMAX PARA PROVEDORES DE ACESSO (WISP) 

MOBILE WiMAX FOR CORPORATE SEGMENT BY SAMSUNG ...
 WiMax to Muskegon
 Unstrung 04.11.06
 
NextNet IS HERE IN CANADA WITH MOBILE PRE-WiMAX ... Rogers, Bell complete wireless net
Globe and Mail Update
March 31, 2006

Press Release from NextNet:
Inukshuk Announces Availability of National Wireless Broadband Network

WiMAX ... Clearwire Does Voice
Dailywireless
Broadband Reports says: 

 

DESAFIOS DO WiMAX MÓVEL

Mobile WiMAX adoption will lag behind fixed
By Andrew R. Hickey, News Writer
08 Mar 2006 SearchMobileComputing.com

MOTOwi4 WiMAX solutions


CERTIFICAÇÃO DO WiMAX 

802.20 and IP WIRELESS ARE AN OLD DISCUSSION CURRENTLY. ARE NOT IT? ... Whither WiMAX, WiBRO and 802.20?  


COLETÂNEA DE "WHITE PAPERS" SOBRE WiMAX 

Springtime for WiMAX
Xchange
By Tara Seals
April 1st, 2006

The WiMAX Evolution: From Fixed to Portable to Mobile
Converge Digest
by David Sumi, Vice President of Marketing
April 10th, 2006 


WiMAX NAS TELCOS

 DoCoMo investment in Beceem points to converged wireless roadmap
 
WiMAX Trends, Feature

Iliad launches WiMAX service amid legal wrangles
WiMAX Trends, Feature
French operator Iliad, which bought Altitude Telecom and its national 3.5GHz spectrum license last year, plans to offer WiMAX-based services to the 1.6m-strong customer base of its DSL subsidiary Free over the coming two months.
Free broadband subscribers will be equipped with customer premises equipment compatible with the Alvarion pre-WiMAX system used by IFW, the subsidiary created to house the wireless activities of Altitude....
 
Should AT&T have to divest its broadband wireless holdings?
WiMAX Trends, Feature
April 10, 2006
 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 


WiMAX NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA

Brazilian WiMAX Equipment Market Worth $300 mill
Posted on Tuesday, April 11 @ 15:09:41
XTVWorld.com 

Boas visitas e boa leitura!!!!  :-)
Um abraço cordial
Helio Rosa
heliorosa@wirelessbrasil.org Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-group WirelessBr
Coordenador da
ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini


----- Original Message -----

Sent: Wednesday, April 19, 2006 6:29 AM
Subject: [wireless.br] Atualizações sobre WiMAX e "Novas Tecnologias" - 19/04/06

 
Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  

Nota inicial:
Este é um "esforço comunitário" para manter atualizadas nossas páginas sobre WiMAX.
Contamos com a participação de todos para o envio de artigos e notícias bem como para a continuação do debate sobre o tema.
Que tal começar ajudando o Adevaldo Queiroz da Silva (adevaldoqueiroz@yahoo.com.br) que pergunta:
 
" - Quais as razões para os equipamentos WiMAX, com a tecnologia TDD, serem incompatíveis com os equipamentos FDD."

Nas segundas, quartas e sextas-feiras são postadas mensagens em formato semi-padronizado para divulgação das atualizações da Revista do WiMAX, do novo "blog comunitário" WiMAX e do blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios"
Este novo blog foi criado para concentrar matérias que não constam dos tópicos da Revista do WiMAX, evitando descaracterizar a concepção inicial do Eduardo Prado - excelente, por sinal.
Por exemplo, neste blog estão referenciados, além da Revista:
- outro blog comunitário que contém mensagens dos participantes destes fóruns sobre WiMAX,
- uma página especial contendo uma coleção de mensagens como esta, que você está lendo.
- três páginas contando a "história" da Série sobre WiMax que rolou em março de 2006 e as
- notícias da mídia nacional, ainda não classificadas, para eventual inserção nos "tópicos" da Revista.

01.
........................


02.
Revista do WiMAX de Eduardo Prado
Lembro: Parte do conteúdo da Revista está publicada no Portal Thesis  ("Série sobre WiMAX")

Páginas atualizadas com inserção de notícias no período de 17 a 19 Abr:

WiMAX & MESH TECHNOLOGY

QUEM É QUEM NO WiMAX (CHIPS E VENDORS)

"WiMAX NO DOMINGO": 16.Abr        "Domingos" anteriores: 09.Abr 02.Abr 

 SMARTCONVERGENCE - UM POUCO DA HISTÓRIA DO WiMAX 
Consta desta página este trecho em português do último "WiMAX no Domingo: 
16 Abril 2006
WiMAX do Domingo no. 91

Gente ... nós estamos "cantando esta pedra" há quase 02 anos ... a Qualcomm não vai ficar parada com o movimento mundial do WiMAX. Podem acreditar!

No caso do Wi-Fi - embora a Qualcomm seja visceralmente contra ele - ela teve que admitir seu sucesso e rendeu-se filiando-se a Wi-Fi Alliance no ano passado. Ela sabe muito bem que com a convergência FMC (Fixed-Mobile Convergence) o Aparelho Celular terá o Wi-Fi como uma tecnologia muito comum nos próximos 03 anos. Lembram-se daquele célebre ditado: "Se você não pode com o inmigo ... alie-se a ele"!!!

No caso do WiMAX, a Qualcomm foi por outro caminho. Foi na linha de desenvolver uma tecnologia própria baseada em OFDM (a base do WiMAX). Comprou a Flarion - uma das últimas defensoras do Grupo de Trabalho IEEE 802.20 (o Mobile-Fi) - e está apostando na tecnologia OFDM.

Enquanto isto o pessoal do GPRS - líder mundial do mercado de telefonia móvel com 80% do mercado - dorme em "berço esplêndido" ... Vamos ver no que vai dar e como eles vão "acordar deste sono" com a chegada do WiMAX Móvel em 2007 e com os movimentos incansáveis da Qualcomm!

Para conhecer um pouco da magia do OFDM, veja estas referências: OFDM (Orthogonal frequency-division multiplexing) do Wikipedia e CDMA vs OFDM do Dailywireless.

Quem viver verá!!!
E não deixem de dar uma olhada na Revista de WiMAX do ComUnidade WirelessBRASIL. O maior conteúdo brasileiro de WiMAX!

Eduardo Prado
Smart Convergence: http://smartconvergence.blogspot.com/ 


03.
Notícias ainda não registradas nas páginas da "Revista":

Fonte: AdNEWS

AI Solutions disponibiliza soluções tecnológicas para transmissão on-line. 18/4/2006 15:17:00
A AI Solutions, distribuidora de soluções e produtos wireless para comunicação de dados, voz e imagens, coloca à disposição do Clube Naval Charitas, localizado em Niterói, Rio de Janeiro, vários equip...

Fonte: Alerta do Google

Neovia adquire rádios digitais para expandir backbone
ti inside, Brazil - 3 hours ago
A Neovia anuncia a aquisição de rádios digitais fabricados pela Nera para expandir o seu backbone, que atende um universo de 35 mil clientes residenciais e ...

Nera expande backbone da Neovia
B2B Magazine, Brazil - 3 hours ago
A Neovia, pioneira em tecnologia WiMAX, anuncia que a Nera, fornecedora de equipamentos e soluções wireless via rádio ou satélite, será responsável pela ...

MPS aims to provide free Web access
Duluth News Tribune - Duluth,MN,USA
It plans to utilize a so-called WiMax system, using television channels that the Federal Communications Commission allocated for educational purposes. ...
See all stories on this topic
 
The Bull Market Report Examines WiMAX
Yahoo! News (press release) - USA
... growth and income-generating stocks, announced today that it has provided subscribers with a report on companies set to benefit from WiMAX, including Alvarion ...

ANACOM autoriza prorrogação de ensaios para WiMAX
Anacom - Portugal
... até 31 de Outubro de 2006, a autorização concedida para a realização de ensaios técnicos com sistemas BWA (acesso sem fios de banda larga) do tipo WiMAX. ...

Strix's Modular Generation
Wi-Fi Planet - Darien,CT,USA
... have the highest capacity yet, which is no surprise since the Access/One OWS 2400-30 unit can hold up to six radios inside — which could include future WiMax ...
See all stories on this topic

Motorola purchases Ashburton broadband company
VNUNet.com - Haarlem,Netherlands
... Motorola plans to use the acquisition to build out wireless broadband offerings under its Motowi4 brand which currently include WiMax, Mesh Solutions and ...
See all stories on this topic


04.
Novo artigo sobre WiMAX de autoria de Jana de Paula, Diretora de Conteúdo do Thesis.
Fonte: Instituto Thesis
O que se fala sobre o WiMAX - Saiba como vendors, consultores, provedores e profissionais encaram o padrão.
 
05.
Novo evento sobre WiMAX
Fonte: Teleco
O novo cenário de WiMAX no Brasil e no mundo.
18-19 de abril - Mercure Grand Hotel São Paulo Ibirapuera, São Paulo, SP

Boas visitas e boa leitura!!!!
Um abraço cordial
Helio Rosa
heliorosa@wirelessbrasil.org Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-group WirelessBr
Coordenador da
ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini


----- Original Message -----

Sent: Monday, April 17, 2006 4:15 PM
Subject: [wireless.br] Atualizações sobre WiMAX e "Novas Tecnologias" - 17/04/06

Olá, 
ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Nas segundas, quartas e sextas-feiras são postadas mensagens em formato semi-padronizado para divulgação das atualizações da Revista do WiMAX, do blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios"  e do novo "blog comunitário" WiMAX.
 
Este novo blog foi criado para concentrar matérias que não constam dos tópicos da Revista do WiMAX, evitando descaracterizar a concepção inicial do Eduardo Prado - excelente, por sinal.
Por exemplo, neste blog estão referenciados, além da Revista:
- outro blog comunitário que contém mensagens dos participantes destes fóruns sobre WiMAX,
- uma página especial contendo uma coleção de mensagens como esta, que você está lendo.
- três páginas contando a "história" da Série sobre WiMax que rolou em março de 2006 e as
- notícias da mídia nacional, ainda não classificadas, para eventual inserção nos "tópicos" da Revista.
 

 
01.
....................
 

02.
Revista do WiMAX de Eduardo Prado

Novo tópico totalmente reformulado e atualizado: Mundo Wireless   Vale conferir!!!!

Páginas atualizadas com inserção de notícias no período de 14 a 17 Abr:

- QUEM É QUEM NO WiMAX (CHIPS E VENDORS) 
- WiMAX PARA PROVEDORES DE ACESSO (WISP) 
-
DESAFIOS DO WiMAX MÓVEL
- CERTIFICAÇÃO DO WiMAX 
- COLETÂNEA DE "WHITE PAPERS" SOBRE WiMAX
- WiMAX NAS TELCOS
- CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
- WiMAX NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA


04.
"WiMAX no Domingo"

Artigos e notícias postados no  Blog SmartConvergence de Eduardo Prado:

- QUALCOMM Expects Commercialization of EV-DO Rev. B in 2007
Press Release 
Next Evolution of EV-DO Triples Wireless Bandwidth
We are talking about that a lot of times during these 02 years ... Qualcomm is ahead of the GPRS´ competitors considering the usage of the OFDM technology to increase de data speed connections. Take a look on these 02 links from 2004: 
 
- IS QUALCOMM GOING TO WiMAX? It is only a small question!, 12.DEC.2004, WiMAX Magazine
 
- IS HSDPA GOING TO WiMAX? It is only a small question!, 19.DEC.2004, WiMAX Magazine
 
- Why did Qualcomm buy Flarion? Only because the OFDM Intelectual Property!
 

05.
Notícias ainda não registradas nas páginas da "Revista":

Fonte: Alerta do Google
 
Diveo apresenta palestra sobre banda larga no Brasil
B2B Magazine - São Paulo,SP,Brazil
O encontro ''Aplicações com tecnologia WiMax: Compartilhe insights e conhecimento com os casos práticos das CLECs'' acontece nos dias 18 e 19 de abril, no ...

 
Boa visita e boa leitura!!!!
Um abraço cordial
Helio Rosa

heliorosa@wirelessbrasil.org
Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-group WirelessBr
Coordenador da
ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini

 


Sent: Friday, April 14, 2006 8:57 AM
Subject: [Celld-group] Atualizações sobre WiMAX e "Novas Tecnologias" - 14/04/06

Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
Nas segundas, quartas e sextas-feiras são postadas mensagens em formato semi-padronizado para divulgação das atualizações da Revista do WiMAX, do novo "blog comunitário" WiMAX e do blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios"

Este novo blog sobre WiMAX foi criado para concentrar matérias que não constam dos tópicos da Revista do WiMAX, evitando descaracterizar a concepção inicial do Eduardo Prado - excelente, por sinal.
Por exemplo, neste blog estão referenciados, além da Revista:
- outro blog comunitário que contém mensagens destes fóruns sobre WiMAX,
- três páginas contando a "história" da Série sobre WiMax que rolou em março de 2006 e as
- notícias da mídia nacional, ainda não classificadas, para eventual inserção nos "tópicos" da Revista. 


01. .....


02.
Revista do WiMAX de Eduardo Prado
Lembro: Parte do conteúdo da Revista está publicada no Portal Thesis  ("Série sobre WiMAX")

Novo tópico!
WiMAX NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA


03.
Notícias ainda não registradas nas páginas da "Revista":

Fonte: Alerta do Google:
Proxim recebe certificação do WiMAX Forum
Convergência Digital (liberação de imprensa), Brazil
A Proxim Wireless Corporation, fornecedor mundial de solução broadband wireless, distribuída no Brasil pela WDC Networks – www.wdcnet.com.br, acaba de ...

Fonte: Baguete
Fujitsu lança ofertas de wireless para operadoras

A Fujitsu Network Communications está lançando uma linha de produtos de acesso wireless em banda larga para fornecedores de serviços. ...


04.
Notícias registradas nas páginas da Revista após a publicação da "Série sobre WiMAX" em março:

IDF: Intel Mobile WiMax Card Coming This Year Stephen Lawson, IDG News Service
PC World

Nokia works with Korean vendors on Wi-Bro and WiMAX 
WiMAX Trends

Ofcom starts radio spectrum sale
BBC News
March 31, 2006

Inukshuk boosts Clearwire further, but how badly does it need WiMAX?
WiMAX Trends, Feature
Caroline Gabriel

Diveo apresenta soluções WiMax na Semana da Mobilidade Intel

Telsima launches StarMAX
WiMAX Trends

EXECUTIVE SUMMARY: Service Provider WiMax Deployment Plans
Heavy Reading

Urban WiMAX London trial come here to the company's Web site

Startup Casts $1B into WiMAX
Red Herring

US cellcos leap ahead of the world in cellular/IP convergence
Rethink Research

 Metrozones need to learn that this will be a large telco game
WiMAX Trends
Caroline Gabriel

US Carriers Eager for Mobile WiMAX
By Ed Oswald, BetaNews

DirecTV WiMAX? Wait for It.
Dailywireless

IP-TV Over WiMAX?
Dailywireless

Deutsche Telekom and KDDI WiMAX trials put new fire under convergence
WiMAX Trends

KDDI trials Mobile WiMAX
MobileTech News

Sprint: Still Going Beyond 3G
Unstrung

BellSouth's WiMax offered as broadband backup
By Marguerite Reardon

Metrozones need to learn that this will be a large telco game
WiMAX Trends
Caroline Gabriel

WiMAX about connectivity, not speed (for now)
Fierce Wireless
The pdf file is here for you: http://www.oecd.org/dataoecd/32/7/36218739.pdf

Glossary for Weighing the WiMAX Options
Posted on: 03/31/2006

WiBro PRESENTATION: INTRODUCTION TO WiBro TECHNOLOGY
See here the pdf file

Boas visitas e boa leitura!!!!  :-)
Feliz Páscoa!!!

Um abraço cordial
Helio Rosa
heliorosa@wirelessbrasil.org Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-group WirelessBr
Coordenador da
ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini


----- Original Message -----

Sent: Wednesday, April 12, 2006 8:52 AM
Subject: [wireless.br] Atualizações sobre WiMAX e "Novas Tecnologias" - 12/04/06

Olá, 
ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
Nota inicial:
Este é um "esforço comunitário" para manter atualizadas nossas páginas sobre WiMAX.
Contamos com a participação de todos para o envio de artigos e notícias bem como para a continuação do debate sobre o tema. Vamos lá?  :-)

Nas segundas, quartas e sextas-feiras são postadas mensagens em formato semi-padronizado para divulgação das atualizações da Revista do WiMAX, do novo "blog comunitário" WiMAX e do blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios"

Este novo blog sobre WiMAX foi criado para concentrar matérias que não constam dos tópicos da Revista do WiMAX, evitando descaracterizar a concepção inicial do Eduardo Prado - excelente, por sinal.
Por exemplo, neste blog estão referenciados, além da Revista:
- outro blog comunitário que contém mensagens destes fóruns sobre WiMAX,
- três páginas contando a "história" da Série sobre WiMax que rolou em março de 2006 e as
- notícias da mídia nacional, ainda não classificadas, para eventual inserção nos "tópicos" da Revista. 


01.
Blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios" de Eduardo Prado.
Assunto de hoje (transcrito mais abaixo): O jogo da IPTV 


02......


03.
Revista do WiMAX de Eduardo Prado
Lembro: Parte do conteúdo da Revista está publicada no Portal Thesis  ("Série sobre WiMAX")

Novo tópico!
WiMAX NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA

Páginas atualizadas com inserção de notícias no período de 10 a 12 Abr:

"WiMAX NO DOMINGO: 09.Abr 02.Abr 26.Mar / 19.Mar
 SMARTCONVERGENCE - UM POUCO DA HISTÓRIA DO WiMAX 
    Consta desta página este trecho em português do último "WiMAX no Domingo:

09 Abril 2006
WiMAX do Domingo no. 90

"Gente o "fogo tá pegando na arena de WiMAX. Cada semana é uma novidade mais bombástica que a outra.

Eu tenho falado muito nas minhas palestras e no mercado que o grande "boom" futurista será a tal da "Mobile Multimedia Network" que a SpringNextel anda perseguindo (veja mais aqui na Unstrung:
Sprint: Still Going Beyond 3G)

Pois é né! Então veja o que a Samsung está guardando no forno: a mistura de IMS & WiMAX para alavancar uma série de negócios nas Telcos (Fixas & Móveis), a saber:

Converged Multimedia Service
With high throughput of the 30~50Mbps, customers can enjoy multimedia service compared with the cellular network offerings of MMS, Telematics, mobile game, etc. Especially, the new voice services will shift from telecom paradigm to IP oriented environment. In near future, Samsung?s mobile broadband internet solution will be predominant in IMS (IP Multimedia Sub-system) based all IP systems.


Pois é, venha conhecer mais aqui ...
Mobile WiMAX: Complete Access to High-Speed Mobile Internet.

E não deixe de dar uma olhada na
Revista de WiMAX do ComUnidade WirelessBRASIL. O maior conteúdo brasileiro de WiMAX!
 
Eduardo Prado "


04.
Notícias ainda não registradas nas páginas da "Revista":

Fonte: Alerta do Google:
Teles celulares evitam dar espaço para WiMAX
ti inside - São Paulo,SP,Brazil
Durante a CTIA Wireless 2006, pouco, ou quase nada, se falou sobre WiMAX. ... Mas também outras empresas mostraram-se ativas na área de WiMAX móvel. ...

 

5.

Fonte: Teleco
08/04/06    
 


6.
Novo evento sobre WiMAX
Fonte: Teleco
O novo cenário de WiMAX no Brasil e no mundo.
18-19 de abril - Mercure Grand Hotel São Paulo Ibirapuera, São Paulo, SP

Boas visitas e boa leitura!!!! Um abraço cordial
Helio Rosa
heliorosa@wirelessbrasil.org Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-group WirelessBr
Coordenador da
ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini



----- Original Message -----
Sent: Monday, April 10, 2006 1:25 PM
Subject: [wireless.br] Atualizações sobre WiMAX e "Novas Tecnologias" - 10/04/06

Olá, 
ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Nas segundas, quartas e sextas-feiras são postadas mensagens em formato semi-padronizado para divulgação das atualizações da Revista do WiMAX, do blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios"  e do novo "blog comunitário" WiMAX.
 
Este novo blog foi criado para concentrar matérias que não constam dos tópicos da Revista do WiMAX, evitando descaracterizar a concepção inicial do Eduardo Prado - excelente, por sinal.
Por exemplo, neste blog estão referenciados, além da Revista:
- outro blog comunitário que contém mensagens destes fóruns sobre WiMAX,
- três páginas contando a "história" da Série sobre WiMax que rolou em março de 2006 e as
- notícias da mídia nacional, ainda não classificadas, para eventual inserção nos "tópicos" da Revista.
 
Vamos lá?  :-)
 
01.
Blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios" de Eduardo Prado.
Assunto de hoje (transcrito mais abaixo): O mês de março foi de Triple Play 

 
 
02.
Novos artigos de Eduardo Prado:
 

[10/04/06]  Triple Play na Terra do “Tio Sam”   - publicado no Teleco

[07/04/06]  À espera do Triple Play   - publicado no IDGNow!   


03.
Revista do WiMAX de Eduardo Prado

Novo tópico!
WiMAX NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA

Páginas atualizadas com inserção de notícias no período de 05 a 10 Abr:
- WiMAX PARA PROVEDORES DE ACESSO (WISP) 
- WiMAX NAS TELCOS
 

04.
"WiMAX no Domingo"

Artigos e notícias postados no  Blog SmartConvergence de Eduardo Prado:

 
Wide Wide World of WiMAX
Dailywireless
Posted on Thursday, 2006 April 06 @ 11:52:15 PDT
 
Samsung WiMAXes Michigan
Dailywireless
Posted on Friday, 2006 April 07 @ 11:11:00 PDT
Topic: 802.16 News
 
CTIA WiMAX Announcements
Dailywireless
Posted on Tuesday, 2006 April 04 @ 10:00:48 PDT
Topic: 802.16 News
 
 

05.
Notícias ainda não registradas nas páginas da "Revista":

Boa visita e boa leitura!!!!
Um abraço cordial
Helio Rosa

heliorosa@wirelessbrasil.org
Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-group WirelessBr
Coordenador da
ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini

 



----- Original Message -----
Sent: Friday, April 07, 2006 10:28 AM
Subject: [wireless.br] Atualizações sobre WiMAX e "Novas Tecnologias"

Olá, 
ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Nas segundas, quartas e sextas-feiras pretendemos postar mensagens em formato semi-padronizado para divulgação das atualizações da Revista do WiMAX, do blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios"  e do novo "blog comunitário" WiMAX.
 
Este novo blog foi criado para concentrar matérias que não constam dos tópicos da Revista do WiMAX, evitando descaracterizar a concepção inicial do Eduardo Prado - excelente, por sinal.
Por exemplo, neste blog estão referenciados:
- outro blog comunitário sobre o "debate" (mensagens destes fóruns),
- três páginas contando a "história" da Série sobre WiMax que rolou em março e as
- notícias da mídia nacional, ainda não classificadas, para eventual inserção nos "tópicos" da Revista.
 
Vamos lá?  :-)
 
01.
Blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios" de Eduardo Prado.
Assunto de hoje (transcrito mais abaixo): Cidades Digitais (republicação de quatro "posts") 
 
02.
Notícias:
 
Fonte: "Alerta do Google"
Intel faz transmissão piloto de Wimax em SP
Último Segundo - São Paulo,SP,Brazil
A Intel ea Neovia realizaram na semana passada a primeira transmissão pública no Brasil de conteúdo via WiMax multicasting (para mais de um lugar ...

Fonte: adNEWS
Neovia conclui processo de reestruturação. 4/4/2006 15:32:00
A Neovia, pioneira na oferta comercial da tecnologia WiMAX no Brasil, finalizou o processo de reestruturação iniciado no final de 2005. A profissionalização de sua administração e aquisição da DirectN...

 
Fonte: "Alerta do Google"
 
Maravedis Prevê que Tecnologias BWA/WiMAX Terão Mais de 750.000 ...
Business Wire (press release) - San Francisco,CA,USA
MONTREAL--(BUSINESS WIRE)--5 de Abril de 2006--Principal Firma de Pesquisa Maravedis Divulga Novo Estudo de Mercado Chamado "BWA/WiMAX Brazilian Market Analysis ...
 
Fonte: IDG Now!
Brasil terá 768 mil assinantes de WiMax em 2010, diz estudo

** Este Estudo é um trabalho "internacional" de Eduardo Prado, em co-autoria com Adlane Fellah **

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!
Publicada em 05 de abril de 2006 às 13h00

São Paulo – Pesquisa da Maravedis revela ainda que mercado de equipamentos para WiMax movimentará US$ 300 milhões no Brasil no mesmo ano.
Uma pesquisa realizada pela Maravedis junto a operadoras, fornecedores, órgãos reguladores e provedores para traçar perspectivas para a adoção da tecnologia de acesso a banda larga sem fio WiMax no Brasil revela que o País terá 768 mil assinantes do serviço em 2010.
O estudo aponta ainda que o mercado de equipamentos no Brasil – que em 2005 movimentou apenas 6 milhões de dólares, principalmente em equipamentos não-licenciados para a freqüência de 5,8 GHz (que não requer licença de operação) – movimentará 300 milhões de dólares no mesmo ano.
Entre os estímulos necessários para que a tecnologia decole, Eduardo Prado, co-autor do estudo, cita a licitação de espectro na freqüência de 3,5 GHz – voltada ao chamado padrão WiMax nomádico ou fixo – e a redução no preço das CPEs (Customer Premises Equipments), equipamentos necessários para a conexão às redes.
“Hoje uma CPE custa em média 500 dólares. Para ser comercialmente viável para o mercado doméstico tem que ter um custo médio de 100 dólares, o que só deve ocorrer em 2009”, projeta Prado.
Para o executivo, o WiMax deve deslanchar primeiramente no mercado corporativo, onde estes custos podem ser mais facilmente absorvidos.
A pesquisa prevê ainda que, em 2010, 70% dos usuários de WiMax serão residenciais e móveis. A tecnologia será usada para suportar a conexão de dispositivos móveis a banda larga, TV, voz sobre IP, entre outras aplicações, de acordo com Prado.
Cenário
O WiMax opera em três diferentes freqüências, a de 3,5 GHz, que exige licitação e suporta o padrão fixo; a de 2,5 GHz (também licitada), que concentra principalmente os provedores de MMDS (multichannel multipoint distribution service) e suporta o padrão móvel; e a de 5,8 GHz, também utilizada pelo padrão fixo, porém não-licitada.
Hoje, já é possível utilizar o WiMax na faixa de 5,8 GHz, com equipamentos pré-WiMax (não homologados pelo WiMax Fórum, mas autorizados pela Anatel), mas o grande impulso comercial deve acontecer com a licitação de banda na freqüência de 3,5 GHz, que estava prevista para março deste ano, mas não aconteceu.
“O mercado acredita que a licitação deve ser feita até julho, mas tenho minhas duvidas”, diz Prado, atribuindo ao momento político o possível adiamento do processo.
A Embratel e a Brasil Telecom são as duas únicas operadoras que já possuíam espectro na faixa, adquirido em um licitação em 2002, para PMP (ponto-multi-ponto), antes de se definir que a freqüência seria usada para o WiMax.
Para prover serviços baseados na tecnologia, contudo, as operadoras poderiam utilizar os equipamentos pré-WiMax, mas, segundo Prado, provavelmente esperam que os equipamentos WiMax já homologados pelo Fórum sejam agora autorizados pela Anatel.
Segundo Prado, a Anatel deve iniciar os testes em junho e homologar os equipamentos em cerca de dois meses, o que significa que até o final do ano podemos ter serviços comercialmente disponíveis no País.

Um abraço cordial
Helio Rosa

heliorosa@wirelessbrasil.org
Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-group WirelessBr
Coordenador da
ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini
 


----- Original Message -----
Sent: Wednesday, April 05, 2006 5:09 AM
Subject: [Celld-group] Blog "Novas Tecnologias" e "Revista do WiMAX"

Olá, 
ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
01. ----
 
02. Páginas da Revista do Wimax de Eduardo Prado - atualizadas no período de 03 a 05 Abr:

- "WiMAX NO DOMINGO: 02.Abr 26.Mar / 19.Mar
 
03. Notícias ainda não registradas nas páginas da "Revista".
 
Fonte: adNEWS

Neovia conclui processo de reestruturação. 4/4/2006 15:32:00
A Neovia, pioneira na oferta comercial da tecnologia WiMAX no Brasil, finalizou o processo de reestruturação iniciado no final de 2005. A profissionalização de sua administração e aquisição da DirectN...

 
Fonte: "Alerta do Google":
 
Prodam inaugura projeto-piloto WiMax
ti inside - São Paulo,SP,Brazil
A Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo – Prodam inaugura nesta terça-feira, 28/3, o projeto-piloto WiMax denominado “São Paulo ...
 
Prefeitura de SP estréia uso de conexão em WiMax
Total Security - Rio de Janeiro,RJ,Brazil
A prefeitura de São Paulo ea Intel inauguraram dois pontos de transmissão de um projeto piloto para viabilizar conexões em WiMax para órgãos do poder ...
Smartphones com chips Intel chegam ao Brasil
ti inside - São Paulo,SP,Brazil
A batalha da Intel pela difusão da mobilidade não se resume ao incentivo das redes WiMAX ea massificação dos notebooks. A empresa ...

Motorola prevê para este semestre nova tecnologia WiMax móvel
Último Segundo - São Paulo,SP,Brazil
A Motorola pretende lançar comercialmente até o final do primeiro semestre uma tecnologia pré WiMax móvel, de banda larga em altíssima velocidade. ...

Um abraço cordial
Helio Rosa
heliorosa@wirelessbrasil.org
Da equipe de moderadores dos Grupos 
Celld-group WirelessBr
Coordenador da
ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini
 



----- Original Message -----
Sent: Monday, April 03, 2006 5:49 PM
Subject: [Celld-group] Revista do WiMAX - Passado e Presente

Olá, 
ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Todos sabem que cada e-mail enviado para nossos fóruns é, na realidade, um "post" do "blogão" comunitário que é o arquivo de mensagens de cada Grupo (quem não tem pode obter uma senha de acesso visitando as home pages do Celld-group e do  WirelessBr).
 
Acabo de fazer uma rápida consulta a este acervo maravilhoso para redigir esta mensagem do tipo "recordar é viver".  :-)
 
O assunto é a nossa "Revista do WiMAX" que acaba se receber uma enorme atualização vinda da "Série sobre WiMAX" que rolou no mês de março.
 
Todos acompanharam este trabalho monumental do Eduardo Prado durante o mês passado.

 
Agora convido a todos, principalmente o grande número de recém-chegados, para a leitura de uma mensagem de 13 de Outubro de 2004.

O que se pretende com este convite?
Simples: mostrar a todos o tipo de "serviço voluntário" que a ComUnidade pode prestar num esforço continuado, perseverante, coerente, sempre em frente, "um pouquinho cada dia", sem desistir nunca.  :-)

A Revista, criada em 2004 e que tem sido atualizada semanalmente com as notícias colhidas no blog SmartConvergence do EPrado teve seus textos revistos e atualizados e recebeu muitos capítulos novos.
Está no mesmo endereço original. Vale conferir!!!

Esta é a preciosidade da web: nada precisa ficar estático;  com um pouco de dedicação, tudo pode estar sempre atualizado!!!
 
E fica o convite tipo "chamada geral": Vamos atualizar todas as nossas páginas comunitárias?  :-)
Voltaremos ao assunto...regularmente...para todo o sempre!!!  :-))   :-))
 
Boa leitura, abaixo da mensagem que anunciou a criação da Revista do WiMAX!!! 
 
Um abraço cordial
Helio Rosa

heliorosa@wirelessbrasil.org
Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-group WirelessBr
Coordenador da
ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR
"Owner" do Celld-group: Leonardo Pedrini

-------------------------------------------------------------------------------

Mensagem 8270 do Grupo WirelessBR
 
De: "Helio Rosa" 
Data: Qua Out 13, 2004  8:07 am
Assunto: "Revista do WiMAX" e a ComUnidade
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL    
Nesta ComUnidade (Portal em  www.wirelessbrasil.org)  interagimos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
Helio Rosa escrevendo.
 
Ontem, 12 de Outubro, foi um dia muito especial (pelo menos para mim!).  :-)
Dia das Crianças, Descobrimento da América, dia da Padroeira, aniversário da "Dona Patroa" e aniversário de 01 ano do Portal da ComUnidade!!!  :-)
 
Em termos de ComUnidade o presente recebido foi "dos bão"!  :-)
A nova "
Revista do WiMAX" dada à luz ontem, acrescentando mais um aniversário a ser comemorado no próximo ano.  :-)
Mais um trabalho do incansável Eduardo Prado.
 
A "Revista do WiMAX", em minha opinião, é um feito histórico em termos de mídia brasileira: um enorme acervo de informações de toda ordem sobre uma novo tecnologia que, a bem da verdade, ainda não chegou, realmente.  :-)
Claro, como não podia deixar de ser, há muito material estrangeiro transcrito mas também um imenso volume de texto original, em português, escrito especialmente pelo autor para a "Revista".
Esperamos que nossas empresas e profissionais façam bom uso deste material, abrindo novas possibilidades de mercado de trabalho.
 
Todos sabem que o Eduardo Prado é um consultor independente.
Sempre me perguntam em "pvt" algo deste tipo:  - "Como ele consegue manter este ritmo de produção, conciliando suas atividades profissionais com o "compartilhamento gratuito"?
Parte da explicação pode ser encontrada assim: escrevam  para ele às 03 horas da matina e a resposta vem no ato!  :-)
 
Brincadeiras à parte, o Eduardo Prado é o maior entusiasta desta nossa ComUnidade de compartilhamento e estamos imensamente gratos por isto.
 
No próximo dia 16 completa-se também um ano de sua colaboração no famoso "wirelessblog" "Novas Tecnologias - Novos Negócios" cujo conteúdo completo pode ser visualizado na página inicial chamada "Índice".
Nos cinco primeiros meses os posts foram diários e depois, até hoje, três vezes por semana.
Nunca houve uma falha nem um atraso na remessa do material!
Os demais "produtos" fabricados pelo Eduardo podem ser vistos no "wirelessblog" Trabalhos Publicados.
 
Esta "Revista do WiMAX" vem na esteira de uma outra, também pioneira: "The Wireless LAN Bible"
 
Parabéns, Eduardo Prado!
E obrigado pelo "presente"!!!
 
Sempre me perguntam quais são os planos para o futuro da ComUnidade.
O plano maior não é para o futuro, é para hoje: conscientizar a todos da responsabilidade individual de cada participante na manutenção e atualização deste enorme conteúdo disponível no espaço virtual da ComUnidade.
Como todos podem imaginar, voltaremos a este assunto.  :-)
 
Em tempo: todo o material publicado na ComUnidade pode ser referenciado livremente; quanto à transcrição, mesmo com registro dos créditos, é de bom tom conversar diretamente com os autores...  :-)
 
Agora, a transcrição do "Sumário" da nova Revista do WiMAX ...
Vale conferir!

Em frente, ComUnidade!
Êta nóis!  :-)
Um abraço cordial
Da equipe de moderadores dos Celld-group e  WirelessBr 
Coordenador da
ComUnidade WirelessBRASIL e do Giga Site WirelessBR 

 

Complemente sua pesquisa: Google (com opção de páginas em português)

"Direitos"
Todo o conteúdo sobre Tecnologia deste Blog foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento, sem finalidade comercial. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada ou retirada. 

All the contents about technology of this Section were collected in the web via search sites or were sent by voluntary collaborators, with the only purpose of informing and sharing knowledge. Technology, in this case, is a synonim for organizations, enterprises, products and services. There will be always the preoccupation in mentioning the sources.. However, if any person or enterprise will happen to feel damaged in their rights, they may just send a note and the material will be reformulated.